Quiz de personalidade: veja como funciona o famoso teste MBTI

O teste MBTI é uma ferramenta utilizada mundialmente que descobre qual é a sua personalidade através de um quiz de personalidade online e gratuito.

13/07/2022 - 11:03

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tipos de personalidade: teste MBTI

MBTI é uma ferramenta muito conhecida e utilizada mundialmente que auxilia na identificação de habilidades e preferências pessoais de cada indivíduo. Assim, através do quiz de personalidade disponível no site oficial 16 Personalidades, é possível descobrir qual é a sua personalidade em poucos minutos e de forma gratuita.

Neste artigo vamos explicar em detalhes a lógica que está por trás do teste MBTI, como ele funciona, quem pode fazer, o que são os 16 tipos de personalidades e mais.

Teste MBTI: 16 tipos de personalidades

O teste MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), é um indicador de personalidades criado com base em anos de pesquisa psicológica e científica. Desse modo, esse teste encaixa as várias características da personalidade humana em 16 grupos de personalidades definidas. Como resultado, o estudo ajuda milhares de pessoas ao longo dos anos a inspirar uma melhor compreensão de si mesmo para que possam saber suas habilidades, entender comportamentos e preferências pessoais.

A princípio, o indicador MBTI foi criado pela professora Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers em 1920, por isso o nome Myers-Briggs Type Indicator (Indicador tipológico de Myers-Briggs). Contudo, a raiz do teste remonta ao início do século XX, em que Carl Gustav Jung, também conhecido como o pai da psicologia analítica, desenvolveu a obra “Tipos psicológicos”. Assim, tal obra inspirou várias teorias ao redor do mundo, além do indicador MBTI.

Por fim, o quiz de personalidades MBTI pode ser feito de forma online e gratuita, além disso os resultados são rápidos. Assim, neste artigo, vamos explicar o modo que é feito o teste MBTI, como fazer, qual a importância, como utilizar os resultados a seu favor e muito mais!

Pra que serve?

Em primeiro lugar, vamos entender que o quiz de personalidades MBTI é uma ferramenta criada para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor. Bem como, analisarem seus jeitos com indicadores e tendências de personalidades. Portanto, os resultados do teste não devem ser encarados como algo absoluto, afinal de contas a personalidade é formada por vários fatores externos que não podem ser medidos pelo teste.

Em resumo, além de apontar sua possível personalidade, o teste MBTI é capaz de estabelecer possíveis comportamentos nas mais diversas áreas da vida humana, como:

  • Autoconhecimento;
  • Pontos fortes;
  • Pontos fracos;
  • Relacionamento amoroso;
  • Amizade;
  • Família;
  • Carreira;
  • Postura no trabalho.

Quem pode fazer?

Todas as pessoas podem fazer o teste MBTI, contudo o teste não é adequado para crianças. A maioria dos especialistas entende que a personalidade também é formada pela vivência e experiência de vida. Por isso, crianças ainda não têm uma personalidade concreta. Por fim, nada impede que uma criança faça o teste, porém as perguntas são voltadas à situações da vida adulta, crianças podem não saber como respondê-las.

Antes de mais nada, o teste MBTI irá te ajudar em várias questões pessoais. Ele é gratuito e pode ser feito online através de sites na Internet. Com efeito, entender sua personalidade possibilita um melhor autoconhecimento e pode auxiliar jovens a encontrarem uma carreira, estudantes a escolherem uma faculdade ou pessoas que querem mudar de emprego. Além disso, outro benefício do teste MBTI é que possibilita líderes e gestores a entender o perfil de seus colaboradores e proporcionar uma maior produtividade.

Teste MBTI confiável 

O teste MBTI pode ser encontrado em diversas páginas na Internet, no entanto você deve verificar a credibilidade e a confiabilidade do site. Assim, no site 16 Personalities.com você consegue fazer seu teste de forma gratuita, segura e em menos de 12 minutos você terá seus resultados em mãos. Disponível em 37 idiomas (inclusive o português), o site conta com mais de 600 mil testes feitos e uma comunidade de conexões. Desse modo, ao entrar no site, a página pode aparecer em inglês, mas para traduzir para o português clique no botão direito do mouse, depois em “traduzir”

Como funciona o teste MBTI

Antes de tudo, o teste MBTI é feito através de um questionário que tem 60 perguntas sobre situações da vida humana e os resultados são gerados com base nas suas respostas.

Como responder

O quiz de personalidade do site 16 personalities é bem simples de responder, pois é múltipla escolha. Assim, para cada pergunta você tem apenas 5 opções de respostas:

  • Concordo totalmente;
  • Concordo em parte;
  • Indiferente ou neutro;
  • Discordo em parte;
  • Discordo totalmente.

Contudo, para um resultado adequado, recomenda-se ser honesto, escolher a opção que mais te representa e evitar a opção neutra. Assim, o site utilizará suas respostas para analisar algumas áreas da vida e, com base no teste MBTI, classificar seu perfil e apresentar qual o seu tipo de personalidade. Dessa forma, vamos explicar de forma simples e completa como funciona o método MBTI por trás das cortinas.

O método MBTI

Em primeiro lugar, as perguntas do teste MBTI buscam analisar 4 áreas da vida, são elas:

  1. Fonte de energia: Analisa como a energia externa te afeta;
  2. Modo de perceber o mundo: Analisa como você lê o mundo;
  3. Maneira de julgamento, avaliação, organização e decisão: Analisa como sua mente funciona diante de problemas;
  4. Estilo de vida: Analisa como você reage às diversas situações da vida.

Em seguida, é feita uma classificação. Assim, para cada área da vida há duas alternativas de resultados para as respostas: 

  1. Fonte de energia:
  •  Extrovertido (E);
  • ou Introvertido (I).
  1. Modo de perceber o mundo:
  • Sensorial (S);
  • ou Intuitivo (N).
  1. Maneira de julgamento:
  • Racionalistas (T);
  • ou Sentimentais (F).
  1. Estilo de vida:
  • Julgadores (J);
  •  ou Perceptivos (P).

Desse modo, para cada classificação, há uma letra correspondente. Além disso, o quinto e último critério de análise é a forma de abordagem, que pode ser:

  • Assertiva (A);
  • ou Turbulenta (T).

Em conclusão, o resultado do quiz é a combinação das 5 letras que formam uma sigla e apontam para um dos dezesseis tipos de personalidade. Mas antes de falar sobre os tipos, veja na tabela abaixo a explicação sobre como funciona o teste MBTI:

Teste MBTI: quiz de personalidade
Mapa mental do teste MBTI

Entenda os 16 tipos de personalidades do teste MBTI

O teste MBTI do 16personalities divide os tipos de personalidades em 4 grandes grupos de acordo com as habilidades e preferências pessoais em comum, são eles:

  1. Analistas;
  2. Diplomatas;
  3. Sentinelas;
  4. Exploradores.

Portanto, esses 4 por sua vez, são divididos em outras 4 categorias, no total de 16 tipos de personalidades, sendo elas:

Analistas:

  1. Arquiteto: INTJ;
  2. Lógico: INTP;
  3. Comandante: ENTJ;
  4. Inovador: ENTP;

Diplomatas:

  1. Advogado: INFJ;
  2. Mediador: INFP;
  3. Protagonista: ENFJ;
  4. Ativista: ENFP.

Sentinelas:

  1. Logístico: ISTJ;
  2. Defensor: ISFJ;
  3. Executivo: ESTJ;
  4. Cônsul: ESFJ.

Exploradores:

  1.  Virtuoso: ISTP;
  2. Aventureiro: ISFP;
  3. Empresário: ESTP;
  4. Animador: ESFP.

Analista

quiz de personalidade analista

Siglas

Sobretudo, a personalidade analista é definida pelas siglas (N) e (T), intuitivo e racionalista nessa ordem. As outras duas siglas variam de acordo com as subdivisões.

Analistas:

  • Arquiteto: INTJ;
  • Lógico: INTP;
  • Comandante: ENTJ;
  • Inovador: ENTP.

Características

Assim, os dois principais traços dos analistas são: pessoas intuitivas e pensantes (racionais). Além disso, racionalidade, imparcialidade, independência, curiosidade e imaginação são outras características da personalidade. 

Personalidade

Nesse sentido, pessoas com a personalidade analista valorizam a racionalidade e geralmente, ao tomar decisões importantes, usam mais a cabeça do que o coração, são pessoas lógicas e empreendedoras. Além disso, analistas gostam de pensar, aprender, criar coisas novas e têm a mente independente, ou seja, não gostam de seguir os passos dos outros.

Personagens

Em resumo, para saber mais, grandes pensadores como: Albert Einstein, Isaac Newton, René Descartes e Friedrich Nietzsche têm a personalidade analista.

Diplomata

quiz de personalidade diplomata

Siglas

Com efeito, a personalidade diplomata é definida pelas siglas (N) e (F), intuitivo e sentimental respectivamente. As outras duas siglas variam de acordo com as subdivisões.

Diplomatas:

  • Advogado: INFJ;
  • Mediador: INFP;
  • Protagonista: ENFJ;
  • Ativista: ENFP.

Características

Assim, os dois principais aspectos dos diplomatas são: pessoas intuitivas e sentimentais. Além disso, empatia, cooperação, imaginação, harmonia e influência são outras características marcantes da personalidade. 

Personalidade

Pessoas com a personalidade diplomata se preocupam em entender e ajudar os outros, e por isso podem ser grandes influenciadores. Além disso, analistas são gentis, compassivos e atenciosos, valorizam a empatia e preferem cooperar do que competir.

Personagens

A saber, grandes figuras como: Martin Luther King, Nelson Mandela, Barack Obama e Malala Yousafzai têm a personalidade diplomata.

Sentinela

quiz de personalidade sentinela

Siglas

Primeiramente, a personalidade sentinela é definida pelas siglas (S) e (J), sensorial e julgador nessa ordem. Da mesma forma, as outras duas siglas variam de acordo com as subdivisões.

Sentinelas:

  • Logístico: ISTJ;
  • Defensor: ISFJ;
  • Executivo: ESTJ;
  • Cônsul: ESFJ.

Características

Assim, os dois principais traços dos sentinelas são: pessoas sensoriais e julgadoras. No entanto, praticidade, cooperação, organização, segurança e estabilidade são outras características da personalidade. 

Personalidade

Dessa forma, pessoas com a personalidade sentinela são extremamente realistas e evitam conflitos com as outras pessoas. Além disso, são ótimos líderes e administradores.

Personagens

A saber, grandes figuras como: Beyonce, Rainha Elizabeth II, Angela Merkel, George Washington e Aretha Franklin são algumas das grandes personalidades sentinelas.

Explorador

quiz de personalidade explorador

Siglas

Primeiramente, a personalidade explorador é definida pelas siglas (S) e (P), sensorial e perceptivo respectivamente. Igualmente, as outras duas siglas variam de acordo com as subdivisões.

Exploradores:

  • Virtuoso: ISTP;
  • Aventureiro: ISFP;
  • Empresário: ESTP;
  • Animador: ESFP.

Características

Assim, os dois principais aspectos dos exploradores são: pessoas observadoras e perceptivas. Bem como, espontaneidade, praticidade, liberdade e diversão são outras características marcantes da personalidade.

Personalidade

Nesse sentido, pessoas com personalidade exploradora são sociais, livres e atraentes. Nesse sentido, os exploradores não gostam de monotonia e gostam de ser livres e se divertir, e buscam satisfazer todos os seus interesses.

Personagens

Ademais, artistas como Madonna, Michael Jackson, Miley Cyrus, Adam Levine e Marilyn Monroe têm a personalidade exploradora.

Resumo

Enfim, saber sua personalidade é muito importante para você conhecer suas habilidades e entender como melhorá-las e usá-las a seu favor. Portanto, o teste MBTI é um indicador de personalidades e você pode fazer seu teste gratuito e online.

Fonte: 16 Personalities e Tipos Psicológicos – Carl Jung

Por fim, se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. E conta pra gente qual foi o seu resultado do quiz de personalidade! Qual famoso tem a mesma personalidade que você?

Você também pode gostar: Grande conjunção do solstício de verão em 2020

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
  • Home
  • /
  • Curiosidades
  • /
  • Quiz de personalidade: veja como funciona o famoso teste MBTI
13/01/2024 - 20:07

Conheça a nova Resolução do CFM nº 2.336/2023 e quais mudanças ela traz para a publicidade médica.

Ler mais.
13/01/2024 - 20:07

Nova Resolução do CFM para Publicidade Médica
20/02/2023 - 19:54

Aprenda em 3 passos como salvar fotos na nuvem de graça com o Google Fotos e mantenha suas memórias seguras e acessíveis de qualquer lugar. Veja mais.

Ler mais.
04/04/2023 - 19:15

Google fotos: como salvar suas fotos na nuvem de graça
07/06/2022 - 17:06

O teste MBTI é uma ferramenta utilizada mundialmente que descobre qual é a sua personalidade através de um quiz de personalidade online e gratuito.

Ler mais.
13/07/2022 - 11:03

Quiz de personalidade: veja como funciona o famoso teste MBTI
>
Success message!
Warning message!
Error message!