Cortes de franquias, sinal fraco, “você não está conectado a internet“, Wi-fi offline, fim do pacote de dados, “este telefone encontra-se indisponível ou fora da área de cobertura“…

Se você usa celular, internet ou tem telefone fixo na sua casa, aposto que você já vivenciou alguma dessas situações.

Fato é que são vários problemas, e vão desde a prestação dos serviços que a gente contrata até a cobrança, que muitas vezes é feita com um valor maior do que o combinado.

Para você que tem (ou já teve) algum problema com sua operadora de telefone e internet, elaboramos esse passo a passo para te ajudar a resolver.

Continue lendo e aprenda exatamente o que fazer!

1- O QUE VOCÊ VAI PRECISAR PARA FAZER SUA RECLAMAÇÃO NA ANATEL

  • Número do Protocolo da ligação que você fez para sua operadora
  • CPF do titular da linha/contrato
  • Nome completo do titular do contrato
  • CEP da sua residência ou de onde você deseja o reparo
  • Data de nascimento do titular do contrato
  • Endereço completo (cidade, rua, bairro,complemento etc)
  • Telefone para contato (duas opções)

Confira no infográfico abaixo o passo a passo completo para fazer uma reclamação junto à ANATEL:

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1.1) Antes de mais nada, tente conversar com sua operadora

Anote e guarde sempre o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou.

Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.

Exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.

1.2) Se a operadora não responder, entre em contato com a Anatel.

Quando ligar para a Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Anote e guarde o protocolo que será oferecido!

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Você pode entrar em contato com a Anatel pela internet (clique aqui para acessar o link).

Pela Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas agencias de atendimento da Anatel.

1.3) Aguarde e acompanhe o prazo de 5 dias úteis para resposta

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder.

Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, ou ligando para o 1331.

1.4) A operadora não respondeu ou a resposta não foi adequada?

Volte a entrar em contato com a Anatel!

Se, após 5 dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação.

Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias úteis (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

1.5) O que a Anatel faz com as reclamações recebidas contra as operadoras?

A Anatel facilita e auxilia a interação com as operadoras de serviços de telecomunicações. E faz isso exigindo que as empresas respondam, com qualidade e em até cinco dias úteis, as reclamações que você registrou.

A Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor.

Entre outros pontos, a sua reclamação, somada às reclamações dos outros consumidores, ajuda a ANATEL a:

  1. Calcular e divulgar o Ranking das Operadoras (Índice de Desempenho no Atendimento – conheça o índice), que possibilita à sociedade conhecer e comparar as empresas que melhor atendem às demandas do consumidor.
  2. Identificar os principais problemas das operadoras e atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes;
  3. Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução.

Será a sua prestadora, e não a Anatel, quem irá tratar sua solicitação e lhe responder em até 5 dias úteis.

Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331.

Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.

2- Você conhece o aplicativo da ANATEL? Baixe agora mesmo em seu celular!

Utilize o aplicativo “Anatel Consumidor” para registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões, por meio de seu celular ou tablet.

Por esse canal é ainda possível tirar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor por meio da funcionalidade Perguntas Frequentes.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

O usuário pode utilizar o mesmo cadastro do serviço de atendimento via internet – Fale Conosco para utilizar o aplicativo.

Antes de efetuar uma reclamação sobre os serviços de telecomunicações, procure sua prestadora e tenha em mãos o protocolo de atendimento da empresa.

Links para baixar o aplicativo:

Curtiu o artigo?! Deixe seu comentário se conseguiu resolver seu problema com esse passo a passo 😉

 

Para aprender mais sobre Direitos do Cidadão, clique aqui.

VEJA TAMBÉM: [PASSO A PASSO] Como Saber o Número da Carteira de Trabalho Pela Internet?

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Como Fazer Uma Reclamação Na Anatel [INFOGRÁFICO]
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