Se você tem telefone, provavelmente, já vivenciou alguma situação como ter seu pacote de dados cortado, sinal fraco, internet sem conexão. Por isso, fizemos um passo a passo para ajudar você a resolver o problema com sua operadora de telefone e internet.
Continue lendo e veja qual é o número Anatel reclamação e como fazer uma reclamação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Como fazer reclamação na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações)?
Fazer reclamação na Anatel é bem simples, basta seguir os 5 passos que vamos te ensinar a seguir:
- Entre em contato com sua operadora
- Anote o número do protocolo de atendimento
- Ligue para a Anatel discando o número 1331
- Registre a reclamação e informe o protocolo
- Aguarde a resposta da Anatel
Continue lendo este artigo para você aprender o passo a passo detalhado e outras maneiras de registrar uma reclamação na Anatel.
O que eu preciso para fazer uma reclamação na ANATEL?
Para fazer reclamação na Anatel você vai precisar de:
- Número do Protocolo da ligação que você fez para sua operadora;
- CPF e nome completo do titular da linha;
- Data de nascimento;
- Endereço completo;
- Telefone para contato.
Passo a passo para fazer uma ANATEL reclamação
Passo 1: Converse com sua operadora
O primeiro passo é entrar em contato com a sua operadora e registar uma reclamação. Em seguida, anote o protocolo de atendimento, a data e o horário e aguarde o prazo para que o problema seja resolvido.
É muito importante que você guarde o número do protocolo, pois ele é a prova do atendimento e será necessário informá-lo na reclamação Anatel.
Vale lembrar que, você tem o direito de saber o número do protocolo de atendimento e, sua operadora é obrigada a lhe fornecer.
Passo 2: Registre reclamação na Anatel
O próximo passo é entrar em contato com a Anatel e fazer a reclamação. Dessa forma, é possível registrar uma reclamação na Anatel em três canais de atendimento diferentes:
Pelo telefone
Para entrar em contato com a Central de Atendimento da Anatel disque 1331, a ligação é gratuita. O atendimento telefônico da Agência Nacional de Telecomunicações funciona nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Número de telefone da Anatel: 1331
Pela internet
Você também pode entrar em contato com a Anatel pela internet clicando aqui. O processo é gratuito e basta clicar em “iniciar”, fazer login na sua conta Gov e seguir o passo a passo informado no site.
Pelo aplicativo
Sua reclamação também pode ser feita através do aplicativo “Anatel Consumidor”. Sendo assim, o aplicativo está disponível para Android e iPhone e pode ser baixado de forma gratuita:
Para começar, clique em “cadastre-se” e siga o passo a passo, informando seus dados e relatando a sua reclamação.
Passo 3: Aguarde a resposta
Assim que a Anatel recebe sua reclamação, ela é encaminhada para a sua operadora, que terá 5 dias úteis para entrar em contato com você e oferecer uma solução. Por fim, você pode acompanhar o andamento da reclamação pela internet, pelo aplicativo da Anatel ou ligando para o 1331.
Lembre-se que, quem vai entrar em contato com você é a sua operadora e não a Anatel. A Anatel irá apenas intermediar e cobrar que sua operadora resolva o seu problema.
A operadora não respondeu?
Se, após 5 dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, volte a entrar em contato com a Anatel para reiterar sua reclamação.
Caso a operadora responda, mas a resposta não seja adequada, você tem o prazo de até 15 dias úteis para reabrir a reclamação original junto à Anatel.
Esse prazo é contato a partir da resposta da operadora.
O que a Anatel faz com as reclamações recebidas?
A Anatel facilita e auxilia a interação com as operadoras de serviços de telecomunicações, exigindo que as empresas respondam, com qualidade e em até cinco dias úteis, as reclamações que você registrou.
Enfim, a Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas também. Por isso, sua reclamação ajuda a Anatel a:
- Calcular e divulgar o Ranking das Operadoras;
- Identificar os principais problemas das operadoras e atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes;
- Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução.
O papel da Anatel é cobrar uma solução, assim é a sua operadora e, não a Anatel, quem irá tratar sua solicitação e lhe responder em até 5 dias úteis.
Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Pelo telefone basta digitar o número da solicitação, quando indicado.
O que é a Anatel?
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, é a entidade do estado criada em 1997 que é responsável por fiscalizar o setor de telecomunicação. Assim, seu principal papel é intermediar conflitos entre clientes e operadoras de telefone.
Além disso, cabe à Anatel ditar as normas do setor de telecomunicações e fiscalizar a aplicabilidade das mesmas. Ela também estabelece os padrões de qualidade dos serviços, que devem ser atendidos por todas as empresas, entre diversas outras funções.
Dessa forma, se você tem algum problema com sua operadora e não conseguiu resolver, procure a Anatel. Ao registrar uma reclamação na Anatel, ela entrará em contato com sua operadora e através do número do protocolo do seu atendimento, reportará à empresa o problema a ser resolvido.
Assim, a operadora terá o prazo de 5 dias para solucionar seu problema. Caso isso não aconteça, você deverá entrar em contato com a Anatel novamente, que irá tomar medidas mais drásticas.
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Que dicas maravilhosas!Muito obrigado!
Estou precisando de uma informação: Em dois meses a Oi interrompeu a minha internet e telefone fixo,ao menos quatro vezes.Somando os dias, fiquei mais de quinze dias sem internet e telefone fixo.Sempre exijo os descontos referentes aos dias em que não tive os serviços.Porém,é muito chato, além de prejudicial,eu ter como certo essa interrupção mensalmente,às vezes, duas vezes num único mês.Tenho todos os protocolos de atendimento e também já solicitei à operadora um histórico de demanda.Posso requerer indenização ou tomar uma outra atitude que,de certa forma, faça com que a operadora seja mais comprometida?P.S: Anteriormente,tive que contar com o auxílios da ANATEL.Porém,sempre volta a acontecer…com repetições, infelizmente, a curto prazo.
Ei André! Que bom que gostou do nosso artigo 🙂
Então, você tem direito sim. Como o valor da causa é mais baixo, o correto é procurar o Juizado Especial Cível mais próximo. Você não precisa nem de advogado, pode fazer sua própria reclamação ao funcionário do Juizado e com as devidas provas iniciar o processo. Seu pedido será analisado pelo juiz e ele que decidirá eventuais valores de indenização etc.
Abraço,
Camilla.
Vizinho a minha casa construíram uma erbs. Sem alvará, sem registo no crea, sem licença.
Comprometeu a estrutura do meu muro, laudo defesa civil desde 11/11/2017. Sendo embargada no último sábado. No domingo eles ainda entraram na obra que esta a 6mt da minha casa. A tarde veio a desmoronar uma parte e por pouco não matou o meu pai. Na madrugada da segunda “com uma leve chuva outra parte da estrutura caiu sobre um dos meus 4 cães vindo a óbito. A espera da CLEMAR ENGENHARIA LTDA aqui.em Natal , Rn. E agora?
Oi Flávia! Primeiramente queria dizer que lamento muito por sua situação. Acredito que a melhor alternativa é você procurar um advogado de sua confiança para saber sobre esse processo que embargou a obra e, se necessário, ajuizar uma ação com pedido de danos morais e materiais e outros que forem possíveis nessa situação. Como eu sei pouco sobre o caso é difícil ajudar. Mas procure um especialista para que ele te auxilie nessa busca por solução!
Abraço 😉
Camilla Viriato
Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito
Fiquei sem internet na minha casa por 2 semanas, ligava pra operadora e nada… quando falei com a ANATEL e passei os protocolos resolveram meu problema no dia seguinte… achava q não iriam resolver!! mas a atendente até me ligou pedindo desculpas, dizendo q eu ia ter um desconto rsrsrs. Resolveu comigo, indico!
Oi Aline, tudo bem? Pois é, já aconteceu comigo também. É uma pena precisarmos recorrer a ANATEL para resolver um problema simples de consumo. Fico feliz por ter funcionado com você! E continue nos acompanhando aqui no blog, será sempre bem-vinda! Grande abraço, Camilla.
Pode deixar que eu vou acompanhar sim!! abraço..