O que o meme “não sou obrigada” e a lei brasileira tem em comum?!

E se o que você disse e compartilhou de maneira tão natural durante todo esse tempo fosse um trecho da lei mais importante do Brasil? Confira a explicação completa!

18/07/2022 - 20:36

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

meme não sou obrigada

Neste artigo você vai ver o que o meme “Não sou obrigada” e a lei brasileira têm em comum. Continue lendo e entenda.

Se você tem um celular com acesso à internet ou uma conta no Facebook, aposto que já viu – e até mesmo compartilhou – um “meme” em algum momento.

Meme é tudo aquilo que os usuários da internet repetem. Pode ser uma carinha, um vídeo, uma hashtag, uma imagem, um gif ou mesmo uma palavra ou frase. 

O importante é que seja muito compartilhado, que o conteúdo viralize e que muitas pessoas tenham acesso!

E se o que você disse e compartilhou de maneira tão natural durante todo esse tempo fosse um trecho da lei mais importante do Brasil? 

Será que por trás de toda brincadeira realmente tem um fundo de verdade, e um embasamento legal?

E foi inspirado nesses memes de empoderamento feminino que tanto amamos e sua grande (e positiva) repercussão na internet que decidimos criar este artigo e sanar de uma vez por todas as dúvidas mais comuns acerca desse assunto!

Se você também quer entender a fonte jurídica que está por trás dessa brincadeira e se realmente é obrigado(a) ou não, continue com a gente!

1- O Meme “não sou obrigada” e a Lei

Muito antes desse meme “não sou obrigada” surgir e até mesmo das próprias redes sociais, a Constituição Brasileira já dizia isso em seu texto legal.

Essa história é bem mais antiga, e começou lá na década de 80, mais especificamente no dia 05 de outubro de 1988 (data da promulgação da Constituição Federal) …

Confira você mesmo a redação do artigo, in verbis:

“Art. 5º, II – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”

Qualquer semelhança não é mera coincidência! Está escrito desse jeitinho na lei.

Quando falamos em Constituição Federal a coisa fica mais séria, pois estamos tratando da lei mais importante do Brasil, aquela que cria e define tudo o que conhecemos em matéria de direitos e deveres.

Direito civil, penal, tributário, empresarial… todos os ramos do direito surgem a partir dela ou se adequaram aos seus objetivos (no caso de leis que são anteriores à 1988).

E no texto legal da Constituição, do artigo 5º ao artigo 17, ela trata dos direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro. 

E dos artigos 193 a 232 trata de questões relacionadas a ordem social, como saúde, cultura, educação, previdência social, família, meio ambiente entre outros.

Você também pode gostar: Dia da Terra: meio ambiente e a Constituição Federal Brasileira

2- Eu Não Sou Obrigada? É isso?!

Sim, é isso mesmo! 

Você não é obrigada e está escrito lá no artigo 5º, inciso II, da Constituição da República Federativa do Brasil (com estas palavras, viu?).

Vivemos em um Estado Democrático de Direito onde reina a liberdade. Mas é claro que não existe liberdade plena, pois quando se vive em sociedade, o instituto da liberdade será sempre limitado por leis que visam uma melhor convivência social entre todo mundo.

E isso vale para qualquer pessoa, independente da sexualidade e identidade de gênero. Seja quem for, NINGUÉM É OBRIGADO!

Aliás, para ficar mais adequado ao que o direito nos diz, eu aumentaria um pouco essa frase e diria que ninguém é obrigado a nada, exceto se uma lei obrigar, rs.

Mas como vivemos numa democracia, ainda que a lei obrigue, ela respeitará aqueles direitos que são básicos do cidadão brasileiro.

Você já leu essa lei alguma vez? Se não, é só clicar aqui. Vale muito a pena! Principalmente do artigo 1º ao artigo 7º. Uma aula de cidadania!

Nem você, nem sua amigx, nem seu professor (a), nem sua mãe, seu pai, sua tia, nem ninguém é obrigado a fazer nada se a lei não determinar!

Graças ao Princípio da Legalidade (ou Reserva Legal), quando se trata de relações particulares, pode-se fazer tudo o que a lei não proíbe, prevalecendo sempre a autonomia da vontade.

3- É como diz o poema…

Porque Nelson Barros também concorda com essa brincadeira toda e fez um poema há algum tempo atrás. Vale a pena conferir: 

“Você não é obrigado a nada. Você não precisa casar, nem ter filhos, se nunca desejou. Nem fazer compras em Miami. Não precisa ter aquela bolsa marrom, não precisa ter carro, nem amar bicicletas, não precisa meditar. Só precisa ter cachorro se quiser.

Entender de vinho: não precisa. Barco, casa no campo, Rolex, ereção toda vez, cozinha gourmet, perfil no Instagram… Não precisa. Você não é obrigado a gostar de carnaval, nem de samba, nem de forró, nem de jazz. Você não é obrigado a ser extrovertido.

Não precisa gostar de praia. Nem de sexo você é obrigado a gostar. Balada, barzinho, cinema. Missa no domingo. Reunião de família. Não, você não é um ET se não estiver afim. Acordar cedo, fazer exercício, conhecer os clássicos, assistir os filmes do Oscar, a banda de garagem que ninguém conhece.

Você também não precisa conhecer. Paris, Nova York, Londres… Gosta muito de viajar? Não? Então não vá! Tá sem namorado? Alguém vai dizer que você não é feliz por isso. E é mentira. Seu cabelo não precisa ser alisado.

Nem você vai ser muito mais feliz se for magro ou magra. Também não precisa gostar de comer. Peça curinga no guarda roupa, perfume francês, dentadura perfeita, curriculum vitae, escapulário. Sucesso.

Não, você não precisa dele. Se for pra ser obrigado, nem feliz você precisa ser.”

Agora que você já sabe, não fique com a consciência pesada se não estiver muito a fim de fazer alguma coisa, afinal você não é obrigado (a)…. É lei!

Tanto o meme quanto a própria Lei Brasileira são claros em afirmar que você é livre!

Curtiu saber que você não é obrigada e tem a lei mais importante do Brasil ao seu lado?! Então compartilhe com seus amigos e familiares, eles provavelmente vão adorar saber disso também! 😉

VEJA TAMBÉM: [PASSO A PASSO] Como Saber o Número da Carteira de Trabalho Pela Internet?

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

  • As coisas não são bem assim. Em toda sociedade existem regras, e elas não se resumem as leis. Há as inumeráveis regras não escritas na qual o individuo é obrigado a seguir: costumes, hábitos, normas sociais, cultura… Fora os Tabus e Interdições da sociedade. E quando falo de regras não digo só a sociedade no seu todo, mas também no micro-cosmo, dos grupos sociais da qual pertencemos. Cada classe social, grupo religioso, lugar onde você vive, profissão, até a família tem suas regras e tabus. E existe uma coisa na sociedade chamada cultura, a cultura é uma série de códigos de comportamento que a sociedade exige que o individuo tenha. Maneiras de agir, pensar e sentir que a sociedade exige das pessoas. A cultura tem um papel repressor de enquadrar os individuos em códigos de comportamento e imposição de seus valores.

    E se você desobedecer a essas normas, você é punido. Seja com a prisão se desobedecer a lei, seja pagar multa, ser excluído do grupo no qual faço parte, expulso ou suspenso da profissão na qual faço parte, vitima de insultos, piadas, olhares, fofocas ou até ser vitima de desprezo e evitado pelas pessoas. Por ex: sou obrigado a andar vestido na rua, se não andar serei preso; A comer arroz e feijão com colher e faca, se comer com a mão serei chamado de porco e vitima de risadas; se sou pai, sou obrigado a amar meu filho; se não ama-lo serei tachado de frio e egoista, e serei excluido da familia; se eu sou empresario e vendo um produto que ninguém quer, eu irei falir; se eu falar italiano para um portugues, ele irá me ignorar; se eu for a praia e tomar banho vestido, as pessoas rirão de mim e me constrangerão… se eu sou estudante, e falto a duas aulas seguidas, sou suspenso da escola… se eu sou membro de uma religião que proibe consumir carne e acabar comendo e descoberto, serei excluido ou até excluido da instituição, então é bem complexa essa história.

    É muito bom ser livre e não ser obrigado a nada. Seria maravilhoso se fossemos livres para fazermos o que quisermos de nossas vidas. Mas não é o que a realidade é. Infelizmente somos oprimidos o tempo inteiro e vitimas de mecanismos de controle social, as vezes, tão sutis, que nem damos conta que somos controlados. A sociedade é assim, as pessoas controlam umas as outras. Por isso é dificil ser livre.

    Não só o preconceito das pessoas e seu autoritarismo em nos enquadrar em padrões de comportamento. Como a própria cultura, os costumes, tabus, padrões e normas da sociedade e de seus diversos grupos conspiram contra nossa liberdade. A cultura sempre teve uma relação muito tensa com as liberdades individuais. Liberdades tão arduamente conquistadas.

    É dificil ser livre, pois você tem que enfrentar o mundo para fazer suas escolhas e tomar suas decisões sem nenhum tipo de coerção externa.

  • Em tempo: Quando uma mulher precisar de ajuda vou procurar qual lei me obriga … senão já sabe a resposta.
    E VIVA A LIBERDADE da selva de pedra.

  • Não, você não precisa dele. Se for pra ser obrigado, nem feliz você precisa ser.”

    MAS SE FOR LEI, daí né …

    Que maravilha, o Ser Humano, dotado de ”valores” morais e éticos na sua concepção foi reduzido á MERO CUMPRIDOR DE LEIS
    E mesmo que a lei seja esdrúxula, imoral e tendenciosa, sendo lei, DEVO CUMPRIR.

    O supra-sumo de tudo é o ”gran finale” : – Curtiu saber que você não é obrigada e tem ”””a lei mais importante do Brasil””” ao seu lado?!

    Delirei …. salvando essa página como meu guru …..

    • Ei Max! Ficamos super felizes em saber que nosso artigo te trouxe essa nova visão do mundo, valeu mesmo pelo carinho! É esse tipo de feedback que nos motiva a continuar na missão de descomplicar o direito 🙂

      E é como você mesmo disse: como somos obrigados a obedecer as leis, precisamos ter sempre em mente a importância desse processo. Ou seja, precisamos escolher da melhor forma possível nossos legisladores, para que não criem leis que nos atrapalhem ou atentem contra nossa liberdade.

      Em vésperas de eleições, isso fica ainda mais nítido. Votar em deputados federais ou estudais, vereadores e senadores não é brincadeira, são essas pessoas que criam nossas leis e podem nos obrigar a fazer isso ou aquilo.

      Enfim, foi apenas um desabafo pessoal kkkk.

      Você já segue o blog no Instagram?! Depois dá uma olhada, é @eutenhodireitos, postamos novidades todos os dias, acredito que você vai gostar.

      Abraço!

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    22/02/2023 - 17:38

    A Constituição Federal é a principal fonte de direitos e garantias no Brasil. Neste artigo, abordaremos os princípios fundamentais que regem a Carta Magna e sua importância na garantia dos direitos da população brasileira.

    Ler mais.
    22/02/2023 - 17:38

    Constituição Federal: princípios fundamentais
    01/12/2016 - 23:28

    Fizemos essa lista com 10 direitos mais comuns no seu dia a dia para provar que direito e lei é para você -e qualquer um que tenha interesse em saber- sim!

    Ler mais.
    20/07/2022 - 10:44

    10 Direitos que você tem e provavelmente não sabia
    12/04/2016 - 19:37

    E se o que você disse e compartilhou de maneira tão natural durante todo esse tempo fosse um trecho da lei mais importante do Brasil? Confira a explicação completa!

    Ler mais.
    18/07/2022 - 20:36

    O que o meme “não sou obrigada” e a lei brasileira tem em comum?!
    >
    Success message!
    Warning message!
    Error message!