Parcelamento IPVA atrasado MG em 5 passos sem sair de casa (2022)

Veja como fazer o parcelamento IPVA atrasado de MG em apenas 5 passos diretamente pela internet e saiba como conseguir desconto do Plano Recomeça Minas.

20/06/2022 - 11:29

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade
Parcelamento IPVA atrasado MG

Parcelar IPVA atrasado MG  

Veja como fazer o parcelamento IPVA atrasado de MG em apenas 5 passos diretamente pela internet. O Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, é o imposto arrecadado anualmente pelos governos estaduais. Com efeito, sua cobrança é feita pelos órgãos públicos e as taxas são cobradas de forma individual nos estados brasileiros. Continue lendo para saber os 5 passos.

Acesse o site SEF MG

Entre no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, clique em IPVA no canto direito e logo em seguida aparecerá essa primeira tela. 

Pagamento ipva atrasado mg passo a passo
Site da Secretaria de Estado da Fazenda Minas Gerais

Selecione o botão clique aqui

Em seguida, clique no tópico: Guia para pagamento de IPVA e Taxa de Licenciamento. Logo após essa ação, o site irá abrir uma nova página. Conforme foto abaixo:

pagamento ipva atrasado passo a passo

Informe os dados necessários

Nesse passo você irá precisar do número do RENAVAM do veículo e será necessário selecionar o ano de exercício o qual deseja fazer o parcelamento. A saber, caso não tenha o número do RENAVAM basta procurá-lo na parte superior do documento veículo.

pagamento ipva atrasado mg passo a passo

Faça a emissão da DAE

Continue depois da publicidade

Logo após, o sistema irá calcular automaticamente o valor devido. Após aceitar as condições, basta emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Pague a primeira parcela do IPVA

Por fim, será necessário pagar a primeira parcela do IPVA em bancos, internet banking e casas lotéricas. Neste sentido, para emitir as parcelas dos meses seguintes, basta acessar o site da SEF, informando a identificação do contribuinte e o número do parcelamento.

continua depois da publicidade

Veja também: IOF MG: diário oficial Minas Gerais

Desconto IPVA atrasado: Plano Recomeça Minas

Qualquer cidadão que possua dívidas relacionadas ao IPVA pode obter desconto no IPVA atrasado, assim aproveitando as isenções oferecidas pelo governo que pode chegar a 100% de desconto nos juros e multas.

Assim, através do Refis IPVA 2021, que é uma parte das ações do Plano Recomeça Minas, é possível solicitar o parcelamento. Assim, de qualquer forma fique atento ao período de adesão, pois o prazo termina no dia 23 de setembro. 

Portanto, através desse plano suas dívidas podem ser regularizadas, sendo elas inscritas ou não em dívida ativa. Porém, lembre-se que o valor em aberto pode ser parcelado uma única vez através do programa Refis IPVA 2021. Logo, caso não cumpra o parcelamento, não será possível uma nova contratação.

Por fim, a data limite da primeira parcela é o dia 30 do mês que fez a solicitação, lembrando que o valor mínimo de cada parcela é de R$ 200,00. Além disso, a solicitação pode ser feita pela internet.

Continue depois da publicidade

Veja também: UAI Agendamento

continua depois da publicidade

Consultar documento atrasado

Abaixo listamos como consultar débitos de IPVA de Minas Gerais e documentos atrasados pela internet de forma rápida e fácil.

  1. Acesse o site do Detran MG;
  2. Clique em Veículos;
  3. Após, clicar em Consultar Situação do Veículo;
  4. Digite o chassi ou placa do automóvel;
  5. Digite o código de segurança e clique em pesquisar;
  6. Na tela que aparecerá, é possível consultar o valor e até realizar o pagamento do IPVA.

Perguntas frequentes

Desse modo, diante das informações que mostramos nesse artigo, algumas dúvidas tendem a surgir. Abaixo listamos as perguntas mais frequentes para te ajudar.

Pode parcelar IPVA atrasado?

Sim, é possível pagar o IPVA atrasado solicitando o parcelamento dos anos anteriores até 2020, seja esse débito inscrito ou não em dívida ativa. 

É possível parcelar IPVA atrasado MG pela internet?

O parcelamento pode ser feito pela internet, em até seis parcelas iguais e sucessivas, obtendo desconto de 50% das multas e juros. Assim, lembrando que as dívidas referentes ao ano de 2021 não estão contempladas nesse programa.

Até quando posso andar com documento 2020 em 2021 MG? 

É possível andar com documento 2020 até o final do mês de maio. No entanto, a partir do dia 1º de junho de 2022,  passa ser obrigatório o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), referente ao ano de 2021.

5 anos de IPVA atrasado como pagar? 

Para efetuar o pagamento do licenciamento atrasado a mais de 5 anos é necessário emitir uma guia pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado de MG, com data de pagamento atualizada e calculada com multas e juros.

Como conseguir desconto no IPVA atrasado?

Qualquer cidadão pode conseguir desconto no IPVA atrasado. Assim, a solicitação é feita através do Refis IPVA 2021, o qual faz parte do plano Recomeça Minas que tem como objetivo impulsionar a retomada das atividades econômicas no estado, de tal maneira durante e após a pandemia do Covid-19. Dessa forma, é necessário ficar atento ao período de adesão, visto que ele termina no dia 23 de setembro.

Como pagar documento de veículo atrasado? 

Para efetuar o pagamento do veículo atrasado, é preciso fazer o mesmo procedimento do original. Acesse o site do Detran MG e a aba Veículos, logo após clicar em Taxas e inserir o número do Renavam do seu veículo, peça para gerar o boleto do imposto e efetue o pagamento. 

Consulta débitos IPVA mg?

Abaixo listamos como consultar débitos IPVA MG:

  • Acesse o site do Detran MG;
  • Clique em Veículos;
  • Logo após clique em Taxas/IPVA/Seguro DPVAT;
  • Em seguida, IPVA 2022;
  • No tópico de Orientações, clique na aba, clique aqui;
  • A consulta é feita através do Renavam, portanto é importante ter em mãos seu número;
  • Na última página, digite o nº do Renavam e o ano de exercício o qual deseja consultar;
  • Finalize sua consulta.

Se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. E em caso de dúvidas, use os comentários abaixo para nos enviar uma pergunta.

Você também pode gostar: Sintegra MG: como consultar de forma rápida e segura 

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
  • Home
  • /
  • Minas Gerais
  • /
  • Parcelamento IPVA atrasado MG em 5 passos sem sair de casa (2022)
>
Success message!
Warning message!
Error message!