IOF MG: tudo sobre o diário oficial Minas Gerais

IOF MG, a imprensa oficial de Minas Gerais, disponibiliza informações sobre a administração pública do estado desde 1892 para todos gratuitamente. Veja mais.

20/06/2022 - 16:44

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade
IOF MG diário oficial de minas gerais

Saiba tudo sobre o IOF MG, a imprensa oficial de Minas Gerais que disponibiliza informações acerca da administração pública do estado desde 1892 para todo cidadão de forma gratuita. Atualmente, a versão eletrônica está disponível no site do Jornal Minas Gerais.

IOF MG agora é Jornal Minas Gerais

A princípio, a sigla IOF MG significa Imprensa Oficial de Minas Gerais. Através dela que todos os cidadãos têm acesso às decisões tomadas no Estado de Minas Gerais. Desse modo, é possível encontrar no IOF Minas Gerais informações sobre o dinheiro público, licitações, decretos, entre outras informações relevantes do estado. Hoje em dia, o IOF MG é apenas eletrônico e está disponível para consulta no site do Jornal Minas Gerais. 

Segundo o superintendente de Imprensa Oficial da Segov, Rafael Corrêa, o Jornal Minas Gerais segue desempenhando papel importante, pois “é uma fonte de informação segura, de credibilidade e com uma tradição que lhe são peculiares. Dessa forma, ele segue cumprindo sua missão, veiculando as publicações oficiais do Governo do Estado e de interesse público, todos os dias”.

Diário oficial MG consulta

A consulta ao Diário Oficial eletrônico de Minas Gerais é gratuita, como também está disponível para todos os cidadãos com acesso à Internet. Assim, é possível ter acesso a informações de autenticidade e qualidade sobre a administração do seu Estado e município em 5 minutos. Nesse sentido, para saber como acessar o Diário Oficial MG, confira o passo a passo abaixo.

Acesse o site

Primeiramente, acesse a página do Jornal Minas Gerais para iniciar sua consulta.

Informe a data de consulta desejada

Em seguida, você pode consultar as publicações até o ano de 1892, pois a pesquisa no Diário Oficial é feita por meio de datas. Sendo assim, no canto superior esquerdo tem um campo com o título “Informe a data desejada”, clique nele e digite a data que você quer consultar. Contudo, o período entre 2005 e 2010 tem um mecanismo de busca diferente, o qual explicaremos a seguir. 

Informe o nome ou texto sobre o qual deseja encontrar

continua depois da publicidade

Logo em seguida, no campo ao lado do anterior, intitulado “informe o texto a ser pesquisado”, digite o nome completo do servidor ou um texto referente a sua consulta.

Datas entre 2005 e 2010

Assim, para as datas entre 2005 e 2010 a consulta é diferente, clique em “pesquisa avançada” no canto superior direito. Logo após, clique em “Clique aqui para pesquisar no período entre julho de 2005 a 31 de dezembro de 2009” e preencha os campos para efetuar a consulta.

Você também pode gostar: Parcelamento IPVA atrasado MG em 5 passos sem sair de casa (2022)

IOF MG – Jornal de Minas Gerais: mais de 100 anos de história

A primeira edição do Jornal de Minas Gerais foi publicada em 21 de abril de 1892. Bem como, foi impressa na antiga capital do estado, Ouro Preto – na mesma data em que acontecia o centenário da morte de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira

Assim, no dia 21 de abril de 2022 o Governo do Estado de Minas Gerais passou a disponibilizar para consulta pública através da internet, visto os 50 anos da história do Jornal de Minas Gerais, também em razão da comemoração de 130 anos da imprensa oficial mineira. Dessa forma, é possível acessar integralmente a primeira publicação do Jornal de Minas Gerais que data do ano de 1892.

Acervo histórico do Diário Oficial na Internet 

Sobretudo, o acervo histórico está disponível para consulta de 21/04/1892 até 22/08/1943, além do ano de 2010. Contudo, as matérias de 1944 até 2009 serão disponibilizadas gradualmente até que todas as publicações estejam 100% online e disponíveis para busca em algum tempo. Por fim, desde 2011 até os dias de hoje, todas as publicações também estão no site Jornal Minas Gerais.

continua depois da publicidade

Famosos que atuaram na IOF MG – Jornal de Minas Gerais

Nomes como Abílio Barreto, Murilo Rubião, Carlos Drummond de Andrade, Moacir de Andrade, Vivaldi Moreira, Cyro dos Anjos e Juscelino Kubitschek atuaram no Jornal Minas Gerais.

Veja também: Faça UAI agendamento em 5 passos sem sair de casa (2022)

Cadernos do Jornal Minas Gerais

A princípio, o Jornal de Minas Gerais tem três cadernos, que são divididos entre: diário executivo, diário de terceiros e diário dos municípios mineiros. Dessa forma, cada um deles ainda é dividido em diversos assuntos, são eles:

Diário do Executivo

  • Diário do Executivo;
  • Governo do Estado;
  • Consultoria Técnico-legislativa;
  • Controladoria-geral do Estado;
  • Advocacia-geral do Estado;
  • Polícia Militar do Estado de Minas Gerais;
  • Polícia Civil do Estado de Minas Gerais;
  • Todas as Secretarias de Estado (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Educação.);
  • Editais e Avisos.

Diário de Terceiros

  • Diário de Terceiros;
  • Particulares e Pessoas Físicas;

Diário oficial dos municípios mineiros

  • Contém publicações oficiais de todos os municípios de Minas Gerais.

Como publicar no Diário Oficial de Minas Gerais

Quem pode publicar na IOF MG

Por certo, qualquer pessoa pode publicar no Diário Oficial de Minas Gerais, pessoa física ou jurídica, desde que o conteúdo da matéria seja de interesse público ou do Estado.

Quanto custa

O valor cobrado para publicação da matéria de terceiros no Diário Oficial Minas é de 88,59 reais.

Documentos necessários

Para publicar no Diário Oficial MG é necessário reunir a documentação a seguir:

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

  • Formulário de cadastro;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF – Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  • CNPJ – Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Órgãos Públicos

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre o Diário Oficial da União e o Diário Oficial do Estado de Minas Gerais?

O Diário Oficial é o jornal em que se publicam as matérias referentes aos atos da administração pública. Entretanto, a diferença entre o Diário Oficial da União e o Diário Oficial do Estado de Minas Gerais é que no Diário da União, são publicadas matérias de âmbito federal, assuntos referentes ao país, enquanto no Diário de Minas, as matérias são exclusivamente sobre o estado mineiro.

Que horas o DOE Minas Gerais é publicado?

Antigamente, quando o Diário Oficial era impresso, tinha um horário específico de publicação e disponibilização do jornal. Todavia, desde março de 2019, o Estado suspendeu a impressão do DOE MG e adotou a publicação online do material. Dessa forma, não há mais um horário específico para a publicação do DOE Minas Gerais.

Quais matérias podem ser publicadas no DOE MG?

O DOE Minas reúne várias matérias publicadas, dentre elas temos: leis do Governo, decretos, portarias, balanços financeiros, licitações, contratos, leilões e vários outros. Sendo assim, podem ser publicadas no DOE MG matérias referentes à administração pública do Estado de Minas Gerais.

Quanto tempo leva para publicar na imprensa oficial MG?

O prazo para publicar na imprensa oficial MG é de 3 dias a partir da data de recebimento e aprovação da matéria.

Como saber se o seu nome está no Diário Oficial?

Assim, se você quer saber se seu nome saiu no Diário Oficial, basta buscar na aba de pesquisa. Nesse sentido, no site do Jornal Minas Gerais, selecione a data desejada para consulta no campo “informe a data desejada”. Posteriormente, escreva seu nome completo no campo ao lado, intitulado “informe o texto a ser pesquisado” e clique em “buscar”.

Unidade de Atendimento DOEMG 

A unidade de atendimento DOEMG atende de 8 às 16 horas, no endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4001 – Edifício Gerais, 1º andar, Bairro Serra Verde – Belo Horizonte-MG. Desse modo, se você tiver dúvidas, pode ir até lá buscar por um atendimento, ou mande mensagem no whatsapp da DOEMG: (31)3916-7075.

Veja também: Hotel fazenda em Minas Gerais (6 dicas em cidades históricas 2022)

Resumo da IOF MG

Em conclusão, o IOF MG sempre teve um papel importante na sociedade, levando informações autênticas, confiáveis e de qualidade à toda população.

Além disso, é um instrumento que possibilita que os mineiros possam fiscalizar o que está sendo feito com o dinheiro público, obras, licitações, dívidas e todo balanço financeiro do estado. Neste sentido, a implementação da versão eletrônica facilitou ainda mais o acesso ao Jornal Minas Gerais.

Assim, se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. E em caso de dúvidas, use os comentários abaixo para nos enviar uma pergunta.

Você também pode gostar: Bandeira de Minas Gerais

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
Success message!
Warning message!
Error message!