Hotel fazenda em Minas Gerais (6 dicas em cidades históricas 2022)

Confira 6 dicas dos melhores hotéis-fazenda para relaxar nas cidades históricas favoritas dos viajantes em Minas Gerais para 2022.

20/06/2022 - 13:24

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade
hotel fazenda em minas gerais

Melhores hotéis-fazenda para relaxar em Minas Gerais

Já pensou em ver o nascer do sol de um hotel fazenda nas serras de Minas Gerais? Aqui você vai conferir 6 dicas dos melhores hotéis-fazenda para relaxar nas cidades históricas favoritas do viajantes em Minas Gerais.

Talvez você já tenha escutado a famosa frase “Ó Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. E por conta de suas belas paisagens, um clima agradável e um povo hospitaleiro o estado acaba sendo o destino favorito de viajantes que buscam recarregar as energias, sair da rotina frenética de grandes cidades e relaxar.

A princípio, a história de Minas Gerais se iniciou no século XVI pelo trabalho dos bandeirantes que buscavam por pedras preciosas. A região abriga muitos campos de extração de minérios, principalmente o ouro, e por conta disso veio a se chamar Minas Gerais.

Dessa forma, visitar um hotel fazenda em Minas Gerais é uma excelente opção, por lá você pode usufruir de um turismo mais rural, com opções de rotinas diversas, desde curtir o clima e os afazeres da fazenda, aproveitar as belas piscinas, como,  piscina externa, piscina aquecida, piscina ao ar livre, sauna. Há atrações para toda a família, por exemplo, as crianças vão se divertir nos lagos com pedalinhos, passeios a cavalo, pois os hotéis-fazenda são feitos para te proporcionar paz, conforto e diversão.

Continue depois da publicidade

Além disso, na região também há hotéis fazenda all inclusive, com pensão completa, café, almoço e jantar. Desse modo, com toda essa infraestrutura você só precisa se divertir e relaxar. Devido as variedades de hotéis-fazenda na região, existem opções para todos os bolsos, desde os mais baratos até os mais caros. Além disso, os hotéis-fazenda ficam situados em cidades históricas de Minas Gerais que carregam consigo importantes momentos da história do estado e do nosso país.

Assim, acompanhe um pouco sobre Hotel Fazenda em Minas Gerais, nas cidades históricas do estado.

Hotel fazenda em Ouro Preto

continua depois da publicidade

A cidade de Ouro Preto, que um dia já foi considerada a capital do estado de Minas Gerais. Fundada por volta de 1698, pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, um padre, um coronel e seu irmão. 

Ouro Preto fica a 100 km de distância de Belo Horizonte, e está situada em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Assim como as cidades de Mariana e Tiradentes,  juntas elas formam o maior patrimônio histórico, arquitetônico e artístico da região do Circuito do Ouro.

A cidade de Ouro Preto foi palco para um dos movimentos sociais mais importantes da história do Brasil, a Inconfidência Mineira, que lutava pela liberdade do povo brasileiro contra a opressão do governo português no período colonial. O movimento foi liderado por Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Todavia os planos não deram certo, e no dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi condenado e enforcado em praça pública, data a qual veio a se tornar feriado nacional no Brasil.

Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil, por conta de sua contribuição histórica para nosso país. Assim, se trata de uma cidade colonial que ficou conhecida por sua arquitetura barroca que pode ser observada por toda a cidade, inclusive nas igrejas com trabalhos de Aleijadinho e outros artistas mineiros.

Continue depois da publicidade

Além de ser uma cidade rica em história e arquitetura, pode-se observar por lá belas paisagens e muita área verde. Cenário perfeito para hotéis no estilo fazenda.

continua depois da publicidade

Por conta disso, a cidade vive para o turismo e está sempre recebendo a visita de turistas do mundo todo e proporcionando ótimas experiências, com muita infraestrutura e conforto. 

Confira na lista abaixo de duas das opções mais bem avaliadas segundo o Booking.

Vila Relicário

Imagine viver dias inesquecíveis com sua família ou amigos em um lugar tranquilo, especial, bonito e com uma incrível decoração e arquitetura barroca. Essa é a proposta do Hotel Vila Relicário, te proporcionar experiências nas acomodações harmoniosas e confortáveis, assim tendo contato direto com a natureza, muita área verde, podendo fazer trilhas e passeios pela região. 

A Vila Relicário está localizada na serra de Ouro Preto, com vista para as mais belas paisagens, de onde é possível ver o nascer do sol. A saber, o hotel é especializado em eventos, como casamentos, eventos corporativos e ensaios fotográficos. 

No ano de 2021, pude realizar o sonho de percorrer o roteiro da Estrada Real. Este caminho era usado pelos bandeirantes durante os séculos de exploração do ouro, pois era ele que ligava o interior de Minas Gerais com o litoral do Rio de Janeiro – de onde partiam nossas riquezas para Portugal. E neste circuito, um dos pontos de paradas é a cidade de Ouro Preto. O vídeo abaixo mostra a linda paisagem das serras mineiras de dentro de um chalé do hotel Vila Relicário em Ouro Preto.

Além disso, o hotel possui chalé privativo ideal para família ou casais, um café da manhã de qualidade com comidas caseiras e tipicamente mineiras, como o pão de queijo,  salão de jogos e uma pracinha e coreto que ficam dentro das instalações do hotel.

Com efeito, segue uma avaliação em destaque do Booking, “A pousada é incrível! Fica no topo de uma montanha e tem uma vista maravilhosa. Ótimo lugar para quem quer descansar. As pessoas que trabalham lá são muito simpáticas e fomos muito bem recebidos. A comida do restaurante é bem gostosa. Levamos nossa cachorrinha e ela aproveitou bastante também!”

  • Localização, Rua Rio Piracicaba, Ouro Petro. Fica a 5,5 km da famosa Praça Tiradentes;
  • Nota 9/10 – 261 avaliações, segundo o Booking;
  • O preço da estadia de um final de semana para um casal é a partir de R$ 498,00 a diária.

Você também pode gostar: IOF MG: diário oficial Minas Gerais

Retiro das Rosas 

O Hotel Fazenda Retiro das Rosas é uma área com muito verde, com espaço para caminhadas e uma paisagem perfeita para quem procura relaxar. Possui piscina ao ar livre, estacionamento gratuito e áreas de lazer para todas as idades.

Assim, segue uma avaliação em destaque no Google, “Lugar hospitaleiro, que encanta pela natureza que o cerca. Boas acomodações e as refeições sempre surpreendentes com produtos cultivados e produzidos no local. Voltaria tantas vezes quanto possível.”

  • Localização, Rod. dos Inconfidentes, Km 75, Cachoeira do Campo. Fica a 18km da cidade de Ouro Preto. Sua localização é privilegiada e de fácil acesso, distante a apenas 1 hora de Belo Horizonte;
  • Nota 5/5 – 452 avaliações, segundo o Google;
  • O preço da estadia para um casal está a partir de R$ 560,00 a diária.

Hotel fazenda em Diamantina

A cidade de Diamantina é rica em história e tradições, seu patrimônio histórico e cultural é muito bem preservado. A cidade começou a ser povoada em meados de 1722, mas foi oficialmente fundada em 06 de março de 1831 devido à extração do ouro e diamantes descoberto pelos bandeirantes.

Aliás, Diamantina foi palco para uma das mais famosas histórias de amor do Brasil que aconteceu entre a escravizada Xica da Silva e o contratador João Fernandes de Oliveira. Assim, Xica da Silva ficou marcada na história do nosso país como a escravizada que virou rainha.

Além disso, a cidade de Diamantina também foi o berço de Juscelino Kubitschek, ex-Presidente do Brasil que ficou conhecido por construir Brasília, dentre outras coisas.

Durante o roteiro da Estrada Real que fiz em 2021, pude percorrer vários kms pelas serras e paisagens maravilhosas de Diamantina. Veja um trecho nesse vídeo que fiz para o Instagram:

Acima de tudo, a cidade possui tradições religiosas e folclóricas bem fortes, paisagens belíssimas e uma gastronomia que encanta a todos, com seus diversos aromas, cores e sabores. Por fim, nos anos 90, ao final do século XX a cidade recebeu o reconhecimento mundial da Unesco, como Patrimônio Histórico e Artístico.

Assim, Diamantina faz parte do destino da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais belos e ricos do país que faz da região um solo perfeito para os melhores hotéis-fazenda.

Abaixo segue a lista de dois hotéis-fazenda muito bem avaliados segundo o Booking.

Veja também: UAI Agendamento

Estância do Salitre

O Hotel fazenda Estância do Salitre possui uma ótima infraestrutura, o objetivo do hotel é trazer aos hóspedes uma experiência com dias alegres e tranquilos. O hotel é presenteado com uma linda represa que forma uma pequena praia em frente ao seu restaurante. Além disso, a natureza nessa região é exuberante e revigorada pela energia do sol nas montanhas, a diversão aqui é para toda a família. 

Dessa forma, para saber mais, veja avaliação em destaque no Google, “Excelente lugar para quem quer descansar, muita paz e sossego, com uma visita e um ambiente maravilhoso, contam com uma piscina aquecida, as demais água normal, acomodações boas e simples mas tudo muito limpinho e arrumado, excelente café da manhã, almoço muito bom, porém, precisam melhorar no churrasco, o atendimento do bar da piscina muito bom, sauna de pedra muito boa. Além disso tudo, tem vários pontos turísticos nas proximidades como grutas e cachoeiras.”

  • Localização, Estrada Extração em frente a gruta do Salitre, distante apenas 12 minutos do centro histórico da Estrada Real, em Diamantina;
  • Nota 4,3/5 – 434 avaliações, segundo o Google;
  • O preço da estadia para um casal está disponível na parte de reservas no site.

Pousada do Garimpo

Hospede-se com muita qualidade e conforto na Estrada Real, é assim que a Pousada do Garimpo chama a atenção. Com uma localização privilegiada, próximo ao centro da cidade, a Pousada do Garimpo conta com um restaurante de qualidade assinado pelo Chef Vandeca, que guarda suas receitas familiares e tipicamente mineiras a sete chaves.

Além disso, o gastrônomo tem a capacidade de transformar simples alimentos em saborosas iguarias, assim sendo muito conhecido na cidade e na mídia. Ademais, a pousada ainda dispõe de piscina ao ar livre, jardim, sauna e uma vista panorâmica a partir do terraço.

Logo, para ver mais, segue uma avaliação em destaque do Booking, “Limpeza de toda a pousada e principalmente do quarto durante todos os dias. Espaços de lazer. Qualidade do atendimento da recepção e de todos os funcionários, muito atenciosos e cordiais. Segurança. Café da manhã farto e de boa qualidade. Restaurante dentro da pousada. Vista do quarto pros fundos e pra Serra, vimos um pôr do sol maravilhoso!”

  • Localização, Av. da Saudade, 265, Centro. Fica a apenas 5km da Rodoviária de Diamantina;
  • Nota 8,7/10 – 271 avaliações, segundo o Booking;
  • O preço da estadia para um casal está á partir de R$ 354,00 a diária.

Hotel fazenda em Tiradentes

A cidade de Tiradentes é uma cidade pequena e tranquila e um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, pois é repleta de cultura, tradições e história. Sem falar da gastronomia da cidade que é um programa à parte. Primeiramente, ela começou a ser povoada em 1702, e de lá para cá já teve outros nomes antes de se chamar Tiradentes, uma homenagem a Joaquim da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Além disso, a cidade já se chamou Arraial Velho e Vila de São José.

E apesar da mudança de nomes ao longo dos anos, a cidade ainda conversa aquele clima histórico que te faz viajar no tempo enquanto caminha pelas ruas. Veja esse vídeo que fiz durante o roteiro da Estrada Real:

Dois séculos depois, em 1963 por conta de suas construções coloniais preservadas, casarões históricos e igrejas, a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por ser uma cidade pequena, é possível conhecer toda sua história e passeios turísticos em poucos dias. Se você procura o que fazer em Tiradentes, veja as principais atrações abaixo:

  • Largo das Forras, é onde se encontra a praça mais tradicional da cidade e ponto de encontro das ruas principais;
  • Circuito religioso, pela cidade tem lindas igrejas e capelas;
  • Centro Histórico de Tiradentes, lugar repleto de obras arquitetônicas;
  • Passeios de charrete ou jardineiras, eles são uma opção de passeio para percorrer todo o centro histórico;
  • Vá a São João Del Rei em uma volta ao tempo, a bordo de um trem maria fumaça que faz a ligação entre as cidades, São João Del Rei e Tiradentes;
  • Aproveite o melhor da culinária na cidade e faça compras pelos comércios de artesanatos, obras de artes e móveis rústicos.

Você pode gostar: Sintegra MG: como consultar de forma rápida e segura 

Hotel fazenda em Poços de Caldas

A cidade de Poços de Caldas foi fundada em 06 de novembro de 1872, e seu nome possui relação com a história da família real portuguesa. Por volta dos anos 40, surgia a era dos Cassinos na cidade. Época em que Poços de Caldas recebia a visita da alta sociedade brasileira. Assim, eles frequentavam os salões do Palace Hotel, inclusive Getúlio Vargas, o atual presidente da época era um grande frequentador do local. 

Contudo, em 1946 veio a proibição dos jogos e com algumas mudanças nas áreas medicinais, a qual Poços de Caldas tinham um bom mercado devido suas águas termais. Sendo necessário que o turismo da cidade de Poços de Caldas fosse reinventado. 

A cidade está localizada na divisa entre os estados de SP e MG, e fica a 430 km de distância de BH. Abaixo você pode conferir um vídeo que gravei da Cachoeira do Véus das Noivas em Poços de Caldas:

O que fazer em Poços de Caldas

  • Cristo Redentor, ele está localizado no alto da Serra de São Domingos e há duas opções para subir até ele, de lá se tem uma visão panorâmica da cidade. As opções são a pé por um trilha de 45 minutos a partir da Fonte dos Amores, ou de carro, ou bicicleta por uma via de acesso. Anteriormente, era possível subir de teleférico, que por sinal era uma grande atração da cidade, hoje ele não está mais disponível, foi fechado em 2019 sem previsão de retorno;
  • Cachoeira Véu das Noivas é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e está a apenas 5km do centro de Poços de Caldas, o acesso pode ser feito de carro ou via passeios de charretes. Não é permitido tomar banho na cachoeira, é somente para apreciar e tirar belas fotos;
  • O Recanto Japonês é um local agradável, com muitas trilhas, áreas verdes e tem esse nome em homenagem aos jardins japoneses;
  • Cascatas das Antas é um lugar silencioso, com ar puro, por conta das árvores envoltas da Mata Atlântica tem uma temperatura mais amena;
  • Fonte Dos Amores, local de fácil acesso onde a natureza e o romantismo se encontram;
  • Praça Pedro Sanches, a praça principal da cidade onde está localizado o lendário Palace Hotel, o charmoso coreto da cidade, o calendário floral e o Thermas Antônio Carlos;
  • A cidade de Poços de Caldas também é conhecida por suas fábricas de objetos de cristais, sendo possível visitar salões de exposições ou até mesmo a própria fábrica;
  • E por fim, não podemos esquecer das diversas feiras de artes e artesanatos presentes na cidade.

Hotel Poços de Caldas

O Hotel Fazenda Poços de Caldas leva o mesmo nome da cidade, que é considerada uma das melhores estâncias hidrotermais do Brasil. Assim, para deixar a visita na cidade ainda melhor, o Hotel Fazenda Poços de Caldas dispõe de diversas acomodações confortáveis. O sabor e qualidade típicos da comida mineira são marcas registradas do hotel fazenda. Ou seja, você desfruta de uma alimentação com gostinho de fazenda para relaxar ainda mais com toda a família. 

Sobretudo no hotel, existem atrações para todas as idades, algumas delas divididas por faixa etária para contribuir ainda mais com a participação das crianças. Além disso, o Hotel Fazenda Poços de Caldas oferece uma excelente estrutura com restaurantes, piscinas e recreação, e também conta com diversas atrações ao longo do ano, como, luau sertanejo que acontece todos os sábados do mês de maio, festa junina, festa julina, churrasco fogo de chão, entre muitas outras atrações. 

Por estar situado na serra da Mantiqueira, a temperatura de Poços de Caldas é sempre muito agradável, mas se quer curtir a melhor época das brisas das montanhas e aproveitar o frio, é indicado ir entre abril e setembro, época onde a temperatura cai nesta região.

Para finalizar, antes de colocar o pé na estrada não esqueça de contratar seu seguro viagem, imprevisto sempre pode acontecer, pois por mais que você esteja em território nacional e tenha plano de saúde, seu plano pode não cobrir qualquer ocorrência e região. Se prevenir nunca é demais.

Se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. Em caso de dúvidas, use os comentários abaixo para nos enviar uma pergunta. E para ver outros vídeos e fotos de Minas Gerais, me siga no Instagram @camillaviriato

Você também pode gostar: Bandeira de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
  • Home
  • /
  • Minas Gerais
  • /
  • Hotel fazenda em Minas Gerais (6 dicas em cidades históricas 2022)
>
Success message!
Warning message!
Error message!