Tipos de Landing Pages e como usar cada uma delas

Conheça os diferentes tipos de Landing Pages e como utilizá-los em sua estratégia de marketing digital para melhorar a conversão e resultados. Saiba mais aqui.

27/02/2023 - 19:30

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As Landing Pages são páginas criadas com o objetivo de converter o visitante em um lead, cliente ou oportunidade. Essas páginas, em sua grande parte, contêm menos links e elementos ao longo de seu conteúdo.

Isso porque depois de conduzir um visitante para uma landing page, seu único objetivo deve ser a conversão. Elas são criadas para campanhas de marketing digital específicas, com foco em uma ação específica, como cadastro, venda, download, inscrição em uma newsletter etc.

Conhecidas como páginas de conversão, uma landing page pode tornar-se o meio ideal para que as ofertas sejam promovidas.

Veja abaixo os 3 principais tipos de Landing Pages:

Página de Captura

A página de captura é uma página para a qual seus visitantes são direcionados após clicarem em um anúncio ou um link de oferta nas redes sociais.

O objetivo dessa página é converter visitantes qualificados em leads. Para isso, é preciso que o visitante preencha o formulário com suas informações.

Assim, torna-se possível o contato entre sua empresa e potencial cliente.

Dentro de um funil de vendas, a página de captura é a primeira página a ser acessada pelo visitante.

Além disso, essa página é uma das etapas dentro da estratégia de geração de leads, e não um passo isolado.

Boas práticas para a página de captura:

  • Faça testes a/b.
  • Faça as perguntas para o formulário conforme o nível de interesse da persona – uma pessoa pouco interessada no conteúdo está menos propensa a responder muitas perguntas. Por outro lado, quando a persona está com alto nível de interesse é capaz de responder perguntas mais específicas.
  • Informações claras e objetivas – isso promove maior entendimento e conduz o visitante a realizar a ação: preencher o formulário;
  • Ofereça um material atraente e gratuito – é preciso deixar em evidência o que o visitante irá ganhar após se cadastrar na landing page, seja um ebook, webinars ou newsletter;
  • Crie uma CTA irresistível – pense de forma estratégica no texto, na localização do botão, na cor, na imagem e demais meios de tornar a CTA atrativa, para que o visitante saiba exatamente o que deve fazer.

Por fim, vale ressaltar que não é ideal que essa página seja cheia de informações, isso pode causar certo desconforto no leitor ou até mesmo, gerar dúvidas pelo excesso de conteúdo.

Na maior parte, quanto menos campos e menos informações para se preencher, maior é a conversão da página.

Página de Obrigado

As páginas de agradecimento ou “Thank you Page” são as páginas nas quais os visitantes já são considerados um consumidor em potencial, pois já fizeram a ação: preencher o formulário. E por isso, você quer agradecê-lo.

Aqui é o momento de entregar a promessa feita na página de captura, por exemplo o acesso para um conteúdo relevante e pertinente.

É uma ótima oportunidade para consolidar um relacionamento com seus usuários, a fim de aumentar o seu potencial de conversão e captação de leads.

Boas práticas para a página de obrigado:

  • Deve deixar claro ao usuário que a sua ação realizada por ele foi concluída;
  • Incluir outras tomadas de decisões para que a persona avance mais um nível na jornada de compra;
  • Deve ser uma página curta – somente com as informações necessárias;
  • Nova oferta – oferecer outro material que seja relevante para complementar a experiência que ele terá com conteúdo já obtido;
  • Crie uma CTA clara – faça uma chamada para a ação de forma precisa para que o lead saiba o que ele deve fazer;
  • Elaborar um conteúdo relevante – essa página tem grande acesso, por isso é importante colocar as informações necessárias e que agreguem valor ao conteúdo.

Essa página deve ser coerente com o conteúdo apresentado anteriormente, bem como seguir uma lógica clara para facilitar o engajamento do seu lead.

Página de Vendas

A página de vendas é uma página na qual apresenta um produto ou conteúdo, seus benefícios, características e demais argumentos, no intuito de persuadir o visitante para realizar a compra.

Apesar de carregar o nome “página de vendas”, não é nessa etapa que a transação é feita. Elas servem como uma vitrine para o produto em questão.

Essa página é o último passo de tomada de decisão da persona, por isso você deve apresentar o seu produto ou serviço como a melhor opção para solucionar o seu problema.

Boas práticas para a página de vendas:

  • Ser dividida em dobras e em cada dobra ter informações específicas;
  • Inserir CTAs por toda a página, na tentativa de converter em todos os estágios;
  • Fornecer informações precisas: deixar claro os motivos pelos quais comprar o seu produto é a melhor opção e assegurar aos visitantes que a transação é totalmente segura.
  • Conheça sua audiência – fale a mesma língua do seu comprador;
  • Estruturar as informações em ordem cronológica e de forma coesa, para que a pessoa não fique na dúvida;
  • Ser versátil, pois a maioria dos acessos são mobile;
  • Criar um design atraente, para isso escolha uma paleta de cores atrativas ou use as cores da marca;
  • Ofereça bônus – o ideal é que essa oferta seja atrativa.

A página de vendas é um das ferramentas relevantes no processo de convencimento do público. Nesse sentido, evite falta de informações básicas e use técnicas de persuasão.

Conclusão

As Landing Pages, portanto, podem melhorar a recepção de visitantes e gerar mais conversões.

Cada tipo de landing page deve abordar tipos de conteúdos diferentes, sempre visando atingir o público-alvo e utilizar as palavras-chaves mais buscadas por ele.

Neste artigo você viu como criar uma landing page, exemplos de landing page, para que serve cada uma e como elas são importantes para a sua estratégia de marketing.

Agora, atente-se a todas as dicas aqui sugeridas, entenda as dores da sua persona e aponte soluções para ela!

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

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