Você deve estar se perguntando: por que ter identidade em uma marca é importante?
Respondendo essa pergunta de forma simples, podemos dizer que, mesmo em um mundo com tantas pessoas, informações e ofertas, é possível destacar no meio da multidão.
Descubra como um tom de voz autêntico, uma identidade única e bons produtos ou serviços podem trazer o sucesso para a sua marca.
Por que uma marca deve ter identidade?
Desenvolver uma identidade visual requer uma combinação de elementos que representem o produto em questão, a ideia, a missão principal, o nome, serviço e a empresa de forma integral.
Para transmitir a personalidade de uma marca é necessário criar uma identidade visual bem elaborada
E além de ser capaz de transmitir uma imagem de credibilidade e excelência ao público, seja também uma grande aliada na construção da autoridade da marca.
Uma das principais considerações é a impressão da identidade da marca em todos os possíveis formatos.
Desde itens que fazem parte da rotina interna, como uniforme e materiais de papelaria, até itens intangíveis que conectem mais diretamente com o público, como as missões e os próprios valores.
O desenvolvimento da aparência da marca reúne análises, dados e informações que devem ser documentados em cada uma das suas etapas.
É essa base que se transformará em parâmetros para a criação de qualquer outro produto que da sua marca.
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Passos para construir uma identidade visual
Briefing
A realização de um briefing é o primeiro passo em qualquer projeto de criação.
É uma estratégia usada para que se encontre respostas para todas as perguntas que definirão o conceito que será transmitido na identidade da marca.
Uma dica importante para esse momento é ter atenção aos detalhes técnicos do processo de criação.
Como por exemplo, as sugestões de cores ou formas principais e os orçamentos disponíveis.
Brainstorming
Em português significa “tempestade de ideias” e trata-se de criar um esboço do que será o visual da marca.
Perguntas para serem feitas um brainstorming de identidade visual:
- Como você descreveria o seu produto?
- Quem é o seu público alvo? Quais redes sociais ele mais utiliza?
- Como você quer que o seu público o identifique?
- Quem são os seus concorrentes?
- Qual é o seu diferencial?
Voz
A voz refere-se à personalidade e à emoção que são imprimidas na comunicação da marca.
Ter uma voz bem definida faz com que a mensagem seja entregue de forma consistente e assertiva.
Ao definir a voz que a marca terá no mercado, fica mais fácil desenhar um rosto para ela. Será um rosto que expresse a forma de se comunicar.
Brand persona
Ao pensar em persona, pense em uma pessoa que tenha a personalidade da sua marca. Aqui estamos falando do negócio, não dos clientes.
A Brand Persona, como o próprio nome diz, é a cara da marca.
Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos.
A sigla SWOT significa:
- Strengths: forças
- Weaknesses: fraquezas
- Opportunities: oportunidades
- Threats: ameaças
Ou seja, por meio da análise SWOT busca-se verificar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças que o seu negócio enfrenta naquele momento.
Existem alguns modelos para baixar e preencher na internet. Essa técnica também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Estilo
Busque referências inspiradoras e que tenham a ver com seu negócio através de um compilado de fotos que sirvam de exemplo para o visual que você quer adotar para a marca.
Siga uma unidade de estilo, pois ele comunicará muito da sua marca.
Aspectos formais da marca
São todos os elementos visuais e gráficos da identidade visual da marca, como o logotipo completo, o reduzido, as imagens que os formam separadamente e as variações de cada uma dessas partes.
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Assinatura da marca
A assinatura da empresa deve estar incluída no manual de identidade da marca.
Deve-se explicitar suas variações, tais como, posições, opções para ser colocada junto ou separada do slogan, com uma versão reduzida para áreas menores e ícones, etc.
Aspectos técnicos da marca
É importante que se crie um manual de marca, que é o guia da comunicação visual do seu negócio.
Trata-se de um documento técnico formado por materiais praticamente obrigatórios.
O manual funciona como um guia para que os conteúdos que serão criados estejam dentro dos padrões da marca.
Alguns aspectos técnicos da marca para observar:
- A fonte precisa ser legível e estar em perfeita harmonia com os desenhos e cores;
- As cores devem ser muito bem analisadas antes de aplicadas ao cartão de visitas do seu empreendimento;
- As dimensões do logotipo e imagens;
- É necessário que se planeje para conseguir adaptar o planejamento gráfico para cada meio de divulgação;
- Defina as dimensões mínimas e máximas para a impressão;
- Adeque os componentes gráficos para que possam ser aplicados em diferentes fundos.
O logotipo
O logo representa a estrutura da identidade visual de uma marca e é o componente basilar para qualquer outro material gráfico que será produzido.
Deve ser feito com a ajuda de um profissional qualificado para que resulte em algo simples e intuitivo e o público já entenda o tipo de serviço ou produto que você vende só de olhar para ele.
As marcas precisam manter suas apresentações sempre atualizadas e visualmente modernas.
Veja mais: Como fazer cadastro no MEI pela internet – passo a passo
Website da sua empresa
Estar presente na internet é uma ação fundamental para o negócio que deseja sobreviver e prosperar.
Além de possibilitar o alcance de leads, os websites são ferramentas poderosíssimas para se relacionar com o público alvo, realizar análises, captar informações, opiniões e sugestões utilizando-se estratégias de SEO.
Conclusão
Cada empresa tem sua essência e sua personalidade como fatores capazes de particularizar o negócio e criar laços com seus clientes.
Mesmo se tratando de um mercado competitivo e inovador, o caminho para se obter sucesso e reconhecimento é simples e não tem segredos.
Com um tom de voz autêntico e uma identidade única, aliando a bons produtos ou serviços, a marca será sempre lembrada e vista como uma marca de personalidade.
Para se manter no mercado digital, a conexão, inovação e interação são mais do que necessárias.
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