Identidade, personalidade e originalidade da sua marca

Descubra como um tom de voz autêntico, uma identidade única e bons produtos ou serviços podem trazer o sucesso para a sua marca.

19/07/2022 - 20:05

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Você deve estar se perguntando: por que ter identidade em uma marca é importante?

Respondendo essa pergunta de forma simples, podemos dizer que, mesmo em um mundo com tantas pessoas, informações e ofertas, é possível destacar no meio da multidão.

Descubra como um tom de voz autêntico, uma identidade única e bons produtos ou serviços podem trazer o sucesso para a sua marca.

Por que uma marca deve ter identidade?

Desenvolver uma identidade visual requer uma combinação de elementos que representem o produto em questão, a ideia, a missão principal, o nome, serviço e a empresa de forma integral.

Para transmitir a personalidade de uma marca é necessário criar uma identidade visual bem elaborada

E além de ser capaz de transmitir uma imagem de credibilidade e excelência ao público, seja também uma grande aliada na construção da autoridade da marca.

Uma das principais considerações é a impressão da identidade da marca em todos os possíveis formatos.

Desde itens que fazem parte da rotina interna, como uniforme e materiais de papelaria, até itens intangíveis que conectem mais diretamente com o público, como as missões e os próprios valores.

O desenvolvimento da aparência da marca reúne análises, dados e informações que devem ser documentados em cada uma das suas etapas.

É essa base que se transformará em parâmetros para a criação de qualquer outro produto que da sua marca.

Veja também: Networking: o poder das conexões para a sua marca

Passos para construir uma identidade visual

Briefing

A realização de um briefing é o primeiro passo em qualquer projeto de criação.

É uma estratégia usada para que se encontre respostas para todas as perguntas que definirão o conceito que será transmitido na identidade da marca.

Uma dica importante para esse momento é ter atenção aos detalhes técnicos do processo de criação.

Como por exemplo, as sugestões de cores ou formas principais e os orçamentos disponíveis.

Brainstorming

Em português significa “tempestade de ideias” e trata-se de criar um esboço do que será o visual da marca.

Perguntas para serem feitas um brainstorming de identidade visual:

  • Como você descreveria o seu produto?
  • Quem é o seu público alvo? Quais redes sociais ele mais utiliza?
  • Como você quer que o seu público o identifique?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Qual é o seu diferencial?

Voz

A voz refere-se à personalidade e à emoção que são imprimidas na comunicação da marca.

Ter uma voz bem definida faz com que a mensagem seja entregue de forma consistente e assertiva.

Ao definir a voz que a marca terá no mercado, fica mais fácil desenhar um rosto para ela. Será um rosto que expresse a forma de se comunicar.

Brand persona

Ao pensar em persona, pense em uma pessoa que tenha a personalidade da sua marca. Aqui estamos falando do negócio, não dos clientes.

A Brand Persona, como o próprio nome diz, é a cara da marca.

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos.

A sigla SWOT significa:

  • Strengths: forças
  • Weaknesses: fraquezas
  • Opportunities: oportunidades
  • Threats: ameaças

Ou seja, por meio da análise SWOT busca-se verificar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças que o seu negócio enfrenta naquele momento.

Existem alguns modelos para baixar e preencher na internet. Essa técnica também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

Estilo

Busque referências inspiradoras e que tenham a ver com seu negócio através de um compilado de fotos que sirvam de exemplo para o visual que você quer adotar para a marca.

Siga uma unidade de estilo, pois ele comunicará muito da sua marca.

Aspectos formais da marca

São todos os elementos visuais e gráficos da identidade visual da marca, como o logotipo completo, o reduzido, as imagens que os formam separadamente e as variações de cada uma dessas partes.

Veja também: Checklist básico para construir o seu blog do zero

Assinatura da marca

A assinatura da empresa deve estar incluída no manual de identidade da marca.

Deve-se explicitar suas variações, tais como, posições, opções para ser colocada junto ou separada do slogan, com uma versão reduzida para áreas menores e ícones, etc.

Aspectos técnicos da marca

É importante que se crie um manual de marca, que é o guia da comunicação visual do seu negócio.

Trata-se de um documento técnico formado por materiais praticamente obrigatórios.

O manual funciona como um guia para que os conteúdos que serão criados estejam dentro dos padrões da marca.

Alguns aspectos técnicos da marca para observar:

  • A fonte precisa ser legível e estar em perfeita harmonia com os desenhos e cores;
  • As cores devem ser muito bem analisadas antes de aplicadas ao cartão de visitas do seu empreendimento;
  • As dimensões do logotipo e imagens;
  • É necessário que se planeje para conseguir adaptar o planejamento gráfico para cada meio de divulgação;
  • Defina as dimensões mínimas e máximas para a impressão;
  • Adeque os componentes gráficos para que possam ser aplicados em diferentes fundos.

O logotipo

O logo representa a estrutura da identidade visual de uma marca e é o componente basilar para qualquer outro material gráfico que será produzido.

Deve ser feito com a ajuda de um profissional qualificado para que resulte em algo simples e intuitivo e o público já entenda o tipo de serviço ou produto que você vende só de olhar para ele.

As marcas precisam manter suas apresentações sempre atualizadas e visualmente modernas.

Veja mais: Como fazer cadastro no MEI pela internet – passo a passo

Website da sua empresa

Estar presente na internet é uma ação fundamental para o negócio que deseja sobreviver e prosperar.

Além de possibilitar o alcance de leads, os websites são ferramentas poderosíssimas para se relacionar com o público alvo, realizar análises, captar informações, opiniões e sugestões utilizando-se estratégias de SEO.

Conclusão

Cada empresa tem sua essência e sua personalidade como fatores capazes de particularizar o negócio e criar laços com seus clientes.

Mesmo se tratando de um mercado competitivo e inovador, o caminho para se obter sucesso e reconhecimento é simples e não tem segredos.

Com um tom de voz autêntico e uma identidade única, aliando a bons produtos ou serviços, a marca será sempre lembrada e vista como uma marca de personalidade.

Para se manter no mercado digital, a conexão, inovação e interação são mais do que necessárias.

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Veja também: Branding: saiba o que é, exemplos e como criar o seu

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

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