Networking: o poder das conexões para a sua marca

Descubra dicas simples e práticas para construir uma rede de contatos profissionais valiosa. Use o poder do networking para sua marca.

04/07/2022 - 20:30

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Como o poder das conexões entre pessoas pode ajudar no sucesso sua marca?

Talvez essa seja uma pergunta que está passando por sua cabeça agora. Afinal, como aplicar o networking?

Continue lendo para ter acesso a dicas práticas de como aplicar o networking na sua vida.

O que é networking?

“Networking” é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

Apesar de este termo parecer extremamente atual, as conexões interpessoais já vêm sendo estudadas há muitas décadas.

Um exemplo disso é a teoria The Small – World Problem de Stanley Milgram, que realizou um experimento em 1967 para comprovar uma curiosa tese.

Segundo esse experimento, bastam no máximo seis elos ou laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam conectadas.

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Como o networking pode ajudar?

A ideia de Milgram mencionada acima, abriu portas para estudos mais atuais e que contemplam a comunicação contemporânea.

O que permitiu a entrada para abordagens como a do sociólogo Duncan Watts, que replicou o modelo de Milgram através de um processo por email e utilizando o Facebook Research como ferramenta.

Duncan Watts, através desse estudo, analisou sua base de usuários, e concluiu que cada um deles está ligado a todos os outros por uma média muito baixa de graus de separação.

Em resumo, as conexões entre pessoas, principalmente aquelas mais genuínas e sustentáveis, aproximam-se da ideia de sentimentos intangíveis e muito mais complexos do que se pode imaginar.

Os contatos e as relações dependem muito mais de disposição e interesse para acontecerem do que de possibilidades e estratégias matemáticas.

Parafraseando Earl Hunt, qualquer pessoa pode chegar a qualquer outra pessoa se ela se esforçar o bastante.

E no mundo digital, as conexões se tornaram ainda mais possíveis e reais. As redes sociais criaram um ambiente fértil para as pessoas se conectarem.

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Ações que ajudam a estabelecer boas conexões

Para construir e cultivar uma rede de contatos profissionais que podem ser valiosos na troca de experiências, é preciso se desvincular do mito de que toda pessoa deve ser necessariamente comunicativa e extrovertida.

Todo mundo pode “fazer contatos”, basta seguir algumas atitudes estratégicas na vida profissional.

Gerar possibilidades de parcerias e oportunidades de negócios vai muito além de uma conversa casual.

Exige que as estratégias sejam colocadas em prática de acordo com cada personalidade e abordagem.

Dentre muitos outros ganhos que podem resultar de relacionamentos bem construídos e estruturados.

É possível fortalecer uma marca e ainda transformar o jogo de um negócio se souber com segurança como desenvolver as habilidades mais essenciais.

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Ações que te ajudam a estabelecer boas conexões:

  • Aumente o ciclo social e cultive bons relacionamentos.
  • Busque parceiros que tenham a mesma visão e interesses em comum.
  • Utilize conexões para fortalecer a sua imagem profissional.
  • Participe de eventos.
  • Esteja bem informado, procure ser uma pessoa interessante e engajada.
  • Procure formas para evoluir e aperfeiçoar a própria comunicação.
  • Seja honesto e claro quanto a seus objetivos e intenções.
  • Construa relacionamentos e não apenas contatos.
  • Se possível, consuma livros, mentorias, participe de comunidades, treinamentos, consultorias, mastermind e outros.
  • Siga e acompanhe referências do mercado de interesse.
  • Tenha cartões de visita.
  • Agregue valores e, assim, gere reciprocidade entre as relações.
  • Utilize contatos em comum (“Amigo de amigo pode ser amigo meu também.”).
  • Construa um bom storytelling.
  • Esteja presente nas redes sociais.
  • Pergunte-se: o que você já fez de importante que pode ser relevante para a pessoa com quem você quer estabelecer conexão?
  • Seja autêntico.

Networking na prática

O primeiro contato ideal com o cliente acontece antes mesmo da primeira conversa:

Em primeiro lugar, é preciso conhecer a pessoa e somente depois então se aproximar.

É necessário estar devidamente preparado e bem informado sobre a pessoa ou marca em questão para que, antes mesmo de acontecer o primeiro contato, esteja bem definido quais os objetivos e intenções de cada um.

Um passo que é fundamental na abordagem, é deixar explícito e claro quais as percepções quanto a pessoa ou marca em questão: fale sobre pontos positivos e faça observações construtivas.

Além disso, evitar atitudes efusivas ou muito invasivas é essencial para que a relação seja natural e consistente e, principalmente, para que gere confiança.

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Outro fator importante que pode ajudar no seu networking é frequentar ambientes seletivos onde profissionais que são referência na sua área costumam frequentar.

Apresentar um bom portfólio ou resultados de destaque, aumentam as chances de formar parcerias e fechar negócios.

Assim como demonstrar real comprometimento com a causa e propósito do expert (autoridade, cliente ou marca em potencial) cria uma relação ainda mais sólida.

Se colocar no lugar da outra pessoa e imaginar o que você gostaria ou não que acontecesse consigo mesmo é uma ótima maneira de fazer um bom networking.

Novos contatos e novas oportunidades se criam a partir de um bom conjunto de atitudes estratégicas.

Para se destacar no mercado de trabalho e na sua área de atuação, siga essas dicas e veja sua rede de contatos expandir.

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Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

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