Os motivos para levar um negócio para o meio digital são vários: expansão, comunicação, propaganda, mais clientes…
Não é de hoje que as redes sociais tornaram-se ferramentas decisivas para o crescimento e sucesso de uma marca.
Seja uma marca pessoal, comercial, de produto ou serviço, a internet é um meio poderoso para quem tem algo para vender.
Mais do que nunca, é momento para se adaptar e ter uma boa presença na internet.
Neste artigo analisaremos o negócio digital de 3 formas:
- Comportamento do Consumidor
- Comportamento do Mercado
- Redes Sociais
Comportamento do Consumidor
Com consumidores cada vez mais engajados e conectados, as redes sociais acabam se tornando um grande espaço de diálogo e de grande exposição de opiniões entre clientes e marcas de interesse.
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Pesquisas recentes mostram como é o comportamento do consumidor na internet:
- 92% dos pequenos negócios utilizam estratégias de marketing digital.
- 48% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceram no Instagram. Em paralelo, 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.
- 48% preferem ver um vídeo do que ler um texto para aprender algo novo.
- 149,1 milhões de pessoas são usuários ativos na Internet (o corresponde a 70% da população brasileira total).
- 139,4 milhões de usuários ativos usam aparelhos móveis (o corresponde a 66% da população brasileira total).
Fontes: Opinion Box – 2019 e Digital In 2019.
Comportamento do Mercado
Se a jornada dos consumidores vem sofrendo com adaptações e atualizações de experiência, com o mercado não é diferente.
Encontrar meios sustentáveis para ganhar mais visibilidade e atrair consumidores reais deixou de ser apenas um diferencial para ser item de primeira necessidade para que as empresas, marcas, negócios, cursos online e autoridades sigam com consistência.
Em relação ao comportamento do mercado, pesquisas revelam que:
- 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing e produção de conteúdo.
- O vídeo é a principal forma de mídia usada na estratégia de conteúdo, ultrapassando blogs e infográficos.
- Vídeos promocionais e Storytelling Brand são os tipos de vídeos mais comuns criados por profissionais de marketing.
- Facebook, Instagram e Twitter lideram o grupo como o mais comumente de plataformas de mídias sociais usadas pelos profissionais de marketing.
- As postagens de fotos e imagens são os tipos de conteúdos mais usados para aumentar o envolvimento do público.
- A escuta social é a tática número #1 usada pelos profissionais de marketing.
- 33% dos profissionais de marketing usam publicidade para o aumento de reconhecimento da marca.
- 24% usam publicidade para impactar as vendas diretas.
Por isso, é importante considerar essas informações na hora de elaborar o seu plano de negócios!
Cada vez mais é necessário que empresas tradicionais estejam atentas às novas formas de comportamento dos consumidores e do próprio mercado.
Fontes: State Of Marketing – 2020 e Hubspot.
Redes Sociais
No Brasil, a média de tempo gasto nas redes sociais é de 3 horas e 34 minutos por dia (o segundo país no ranking).
Quando falamos de redes sociais, todas servem ao mesmo propósito de aproximar e conectar pessoas, mas com particularidades ligeiramente diferentes a cada uma delas.
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Separamos alguns dados sobre o uso das redes sociais no Brasil e no mundo. Vejamos:
Redes sociais mais usadas no Brasil:
Youtube
Plataforma de compartilhamento de vídeos criada em 2005.
O vídeo mais assistido da história do YouTube é “Gangnam Style”, do cantor Psy, com mais de 2,3 bilhões de acessos.
Meta (antigo Facebook)
Meta, antigamente chamada de Facebook, é uma rede social virtual lançada em 2004. E hoje conta com 2.910 bilhões de usuários, sendo a maior rede social do mundo.
Existem aproximadamente 100 milhões de usuários do Facebook na China, mesmo com o site sendo bloqueado no país.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz lançado em 2009.
Os usuários do WhatsApp conferem o aplicativo para enviar mensagens ou ver se há novidades em média 23 vezes por dia.
Ou seja, quase uma visualização do app por hora – isso se as pessoas ficassem acordadas durante as 24 horas do dia.
O Instagram é a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários lançada em 2010.
A pessoa mais seguida do mundo atualmente é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo com mais de 198 milhões de seguidores.
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Facebook Messenger
O Facebook Messenger é um aplicativo que fornece texto e comunicação por vídeo lançado em 2011.
Em 2017, foram mais de 7 bilhões de conversas acontecendo no Messenger por dia.
O Twitter foi lançando em 2006 e é uma rede social como microblog, onde você pode publicar vídeos, fotos, textos e links.
A cada minuto são postados 350 mil tweets. A título de curiosidade, durante seu primeiro mês na presidência dos EUA, Donald Trump passou o equivalente a 18 horas no Twitter.
O LinkedIn é uma rede social de negócios profissionais lançada em 2003.
Segundo pesquisas, 31,3% dos brasileiros disseram que não contratariam alguém que não tivesse perfil no LinkedIn.
A média dos demais países é de 11,9%. Não é para menos: com 20 milhões de usuários, o Brasil é o 3º país mais presente no LinkedIn, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos que assemelha-se a um quadro de inspirações e foi lançado em 2010.
Tem uma média de 1,36 milhão de usuários por dia que gastam cada vez mais tempo compartilhando imagens sobre moda, decoração e objetos variados.
Skype
O Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo lançado em 2003.
Segundo o Guinness World Records, o Skype já soma mais de 1,4 milhão de minutos em conexões.
Snapchat
O Snapchat é um aplicativo de mensagens com base em imagens e vídeos lançado em 2011.
Em 2014, cerca de 46% dos usuários diziam usar o aplicativo diariamente.
Usuários ativos no Brasil (em milhões):
- Youtube: 1,900
- Instagram: 1,000
- Facebook: 2,271
- WhatsApp: 1,500
- Twitter: 326
Fontes: Digital In 2019.
Sentiu o peso das mudanças no comportamento do consumidor com a internet?
Para se ter um bom negócio é preciso estar preparado para as mudanças constantes do mercado.
É inegável que o avanço tecnológico proporcionou maior poder aos consumidores, que o mercado se mostra completamente conectado às adaptações e que as redes sociais são as ferramentas responsáveis por promover tudo isso.
Se você é empreendedor ou está construindo um novo negócio, lembre-se sempre da relação entre comportamento do consumidor, mercado e as redes sociais.
Definindo bem as estratégias de ação, você verá como é possível escalar de forma rápida e consistente. Levar uma empresa tradicional para o mundo digital pode ser mais simples do que você imagina.
As motivações humanas continuam as mesmas, mas agora, também estão presentes no ambiente digital. É hora de entender esse mundo e aproveitar seus benefícios.