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Negócio Tradicional x Negócio Digital: por que migrar?

Levar uma empresa tradicional para o mundo digital pode ser mais simples do que você imagina. Saiba agora como fazer essa migração.

19/03/2022 - 15:42

Botão do WhatsApp

Os motivos para levar um negócio para o meio digital são vários: expansão, comunicação, propaganda, mais clientes…

Não é de hoje que as redes sociais tornaram-se ferramentas decisivas para o crescimento e sucesso de uma marca.

Seja uma marca pessoal, comercial, de produto ou serviço, a internet é um meio poderoso para quem tem algo para vender.

Mais do que nunca, é momento para se adaptar e ter uma boa presença na internet.

Neste artigo analisaremos o negócio digital de 3 formas:

  • Comportamento do Consumidor
  • Comportamento do Mercado
  • Redes Sociais

Comportamento do Consumidor

Com consumidores cada vez mais engajados e conectados, as redes sociais acabam se tornando um grande espaço de diálogo e de grande exposição de opiniões entre clientes e marcas de interesse.

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Pesquisas recentes mostram como é o comportamento do consumidor na internet:

  • 92% dos pequenos negócios utilizam estratégias de marketing digital.
  • 48% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceram no Instagram. Em paralelo, 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.
  • 48% preferem ver um vídeo do que ler um texto para aprender algo novo.
  • 149,1 milhões de pessoas são usuários ativos na Internet (o corresponde a 70% da população brasileira total).
  • 139,4 milhões de usuários ativos usam aparelhos móveis (o corresponde a 66% da população brasileira total).

Fontes: Opinion Box – 2019 e Digital In 2019.

Comportamento do Mercado

Se a jornada dos consumidores vem sofrendo com adaptações e atualizações de experiência, com o mercado não é diferente.

Encontrar meios sustentáveis para ganhar mais visibilidade e atrair consumidores reais deixou de ser apenas um diferencial para ser item de primeira necessidade para que as empresas, marcas, negócios, cursos online e autoridades sigam com consistência.

Em relação ao comportamento do mercado, pesquisas revelam que:

  • 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing e produção de conteúdo.
  • O vídeo é a principal forma de mídia usada na estratégia de conteúdo, ultrapassando blogs e infográficos.
  • Vídeos promocionais e Storytelling Brand são os tipos de vídeos mais comuns criados por profissionais de marketing.
  • Facebook, Instagram e Twitter lideram o grupo como o mais comumente de plataformas de mídias sociais usadas pelos profissionais de marketing.
  • As postagens de fotos e imagens são os tipos de conteúdos mais usados para aumentar o envolvimento do público.
  • A escuta social é a tática número #1 usada pelos profissionais de marketing.
  • 33% dos profissionais de marketing usam publicidade para o aumento de reconhecimento da marca.
  • 24% usam publicidade para impactar as vendas diretas.

Por isso, é importante considerar essas informações na hora de elaborar o seu plano de negócios!

Cada vez mais é necessário que empresas tradicionais estejam atentas às novas formas de comportamento dos consumidores e do próprio mercado.

Fontes: State Of Marketing – 2020 e Hubspot.

Redes Sociais

No Brasil, a média de tempo gasto nas redes sociais é de 3 horas e 34 minutos por dia (o segundo país no ranking).

Quando falamos de redes sociais, todas servem ao mesmo propósito de aproximar e conectar pessoas, mas com particularidades ligeiramente diferentes a cada uma delas.

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Separamos alguns dados sobre o uso das redes sociais no Brasil e no mundo. Vejamos:

Redes sociais mais usadas no Brasil:

Youtube

Plataforma de compartilhamento de vídeos criada em 2005.

O vídeo mais assistido da história do YouTube é “Gangnam Style”, do cantor Psy, com mais de 2,3 bilhões de acessos.

Meta (antigo Facebook)

Meta, antigamente chamada de Facebook, é uma rede social virtual lançada em 2004. E hoje conta com 2.910 bilhões de usuários, sendo a maior rede social do mundo.

Existem aproximadamente 100 milhões de usuários do Facebook na China, mesmo com o site sendo bloqueado no país.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz lançado em 2009.

Os usuários do WhatsApp conferem o aplicativo para enviar mensagens ou ver se há novidades em média 23 vezes por dia.

Ou seja, quase uma visualização do app por hora – isso se as pessoas ficassem acordadas durante as 24 horas do dia.

Instagram

O Instagram é a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários lançada em 2010.

A pessoa mais seguida do mundo atualmente é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo com mais de 198 milhões de seguidores.

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Facebook Messenger

O Facebook Messenger é um aplicativo que fornece texto e comunicação por vídeo lançado em 2011.

Em 2017, foram mais de 7 bilhões de conversas acontecendo no Messenger por dia.

Twitter

O Twitter foi lançando em 2006 e é uma rede social como microblog, onde você pode publicar vídeos, fotos, textos e links.

A cada minuto são postados 350 mil tweets. A título de curiosidade, durante seu primeiro mês na presidência dos EUA, Donald Trump passou o equivalente a 18 horas no Twitter.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social de negócios profissionais lançada em 2003.

Segundo pesquisas, 31,3% dos brasileiros disseram que não contratariam alguém que não tivesse perfil no LinkedIn.

A média dos demais países é de 11,9%. Não é para menos: com 20 milhões de usuários, o Brasil é o 3º país mais presente no LinkedIn, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos que assemelha-se a um quadro de inspirações e foi lançado em 2010.

Tem uma média de 1,36 milhão de usuários por dia que gastam cada vez mais tempo compartilhando imagens sobre moda, decoração e objetos variados.

Skype

O Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo lançado em 2003.

Segundo o Guinness World Records, o Skype já soma mais de 1,4 milhão de minutos em conexões.

Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de mensagens com base em imagens e vídeos lançado em 2011.

Em 2014, cerca de 46% dos usuários diziam usar o aplicativo diariamente.

Usuários ativos no Brasil (em milhões):

  • Youtube: 1,900
  • Instagram: 1,000
  • Facebook: 2,271
  • WhatsApp: 1,500
  • Twitter: 326

Fontes: Digital In 2019.

Sentiu o peso das mudanças no comportamento do consumidor com a internet?

Para se ter um bom negócio é preciso estar preparado para as mudanças constantes do mercado.

É inegável que o avanço tecnológico proporcionou maior poder aos consumidores, que o mercado se mostra completamente conectado às adaptações e que as redes sociais são as ferramentas responsáveis por promover tudo isso.

Se você é empreendedor ou está construindo um novo negócio, lembre-se sempre da relação entre comportamento do consumidor, mercado e as redes sociais.

Definindo bem as estratégias de ação, você verá como é possível escalar de forma rápida e consistente. Levar uma empresa tradicional para o mundo digital pode ser mais simples do que você imagina.

As motivações humanas continuam as mesmas, mas agora, também estão presentes no ambiente digital. É hora de entender esse mundo e aproveitar seus benefícios.

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 por acreditar que toda pessoa tem o direito e a liberdade de saber. Através da internet, leva informação simples e organizada para milhões de pessoas.

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