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Checklist básico para construir o seu blog do zero

Nesse checklist você encontra o passo a passo para construir o seu blog do zero e conquistar uma boa posição no Google.

15/04/2022 - 10:48

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Computador com checklist básico para SEO

Bem-vindo ao checklist de construção de blog.

Separamos os requisitos básicos para construir conteúdo para o seu blog.

Ao seguir de forma estratégica as regras de SEO, você pode conquistar um bom posicionamento no Google.

Continue lendo para descobrir o checklist básico para construir um blog do zero.

Como ganhar dinheiro com blog?

Ter um blog é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet, alavancar as vendas do seu negócio e falar sobre assuntos que você domina.

Um blog contribui na jornada da sua persona e na estratégia de marketing digital.

Formas de ganhar dinheiro com blog:

  • Venda de produtos físicos e serviços;
  • Cursos online e presenciais;
  • Afiliação de produtos;
  • Afiliação de ferramentas;
  • Anúncios de terceiros;
  • Captação de leads orgânicos;
  • Funil perpétuo etc.

Ao seguir com rigor todas as práticas recomendadas pelo Google, o crescimento do blog se tornará possível.

Você também pode gostar: Como funciona a busca do Google?

Checklist dos princípios do SEO

Para ter resultados com a estratégia de SEO é necessário seguir os princípios definidos pelo próprio Google.

O conteúdo do blog deve ser:

  • Organizado;
  • Simples;
  • Dinâmico;
  • Rápido;
  • Sem enrolação.

Checklist planejamento de conteúdo

O planejamento do conteúdo para blog precisa atender ao leitor e também o robô do Google.

  • Saber com qual persona você quer se comunicar no blog e no conteúdo em específico;
  • Fazer benchmarking* e anotar quais assuntos eles têm abordado na sua estratégia;
  • Fazer uma pesquisa de palavra-chave* em ferramentas, como o SemRush e o Keyword Planner;
  • Definir quais palavras-chaves serão utilizadas para o conteúdo;
  • Pesquisar no Answer the Public quais as dúvidas em torno do tema;
  • Construir um roteiro do conteúdo com essas informações.

Veja também: O que são palavras-chave? Como aplicar no negócio digital?

Checklist de produção do conteúdo

  • Usar a palavra-chave de forma estratégica;
  • Respeitar a intenção de busca do usuário para aquela palavra-chave;
  • Os links sugeridos são estratégicos e o texto não possui links quebrados;
  • Os conceitos apresentados no conteúdo estão corretos e atualizados;
  • Escrever uma introdução que desperta o interesse do leitor em continuar o texto;
  • O conteúdo é escaneável*;
  • As heading tags* foram feitas corretamente;
  • Usar imagens e vídeos para melhorar o entendimento do conteúdo;
  • Colocar dados e referências para todos os dados e estatísticas citados;
  • A linguagem condiz com a persona;
  • O conteúdo realmente gera valor para o leitor e não é um conteúdo raso;
  • O conteúdo está otimizado para snippets*;
  • Criar uma promessa no título que seja cumprida ao longo do conteúdo;
  • Escrever um CTA (Chamada Para Ação) estratégica;
  • Verificar se existem erros de português no conteúdo.

Você também pode gostar: Como fazer cadastro no MEI pela internet – passo a passo

Checklist de otimização para postagem do conteúdo no WordPress

  • Definir a categoria conforme o assunto abordado no blog e no conteúdo;
  • Escrever um SEO Title* e uma Meta Description estratégica;
  • Conferir se o autor está selecionado corretamente;
  • Otimizar a imagem para SEO;
  • Personalizar o slug*.

Dicionário de SEO

Benchmarking

Bechmarking é a análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu ou de outros setores.

O objetivo é analisar o mercado, buscando inspiração e referências.

Palavras-chave

São palavras são aquelas que resumem o que foi abordado no conteúdo.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, uma palavra-chave é o item principal de uma pesquisa.

Elas são os termos que o seu cliente pode estar buscando em mecanismos de busca (como o Google).

A estratégia de SEO gira em torno de conseguir um bom posicionamento para as palavras-chaves que o seu cliente busca.

O cliente chega pelo conteúdo, descobre o seu negócio e pode se interessar em comprar o seu produto/serviço.

Heading Tags

As Heading Tags (H1, H2, H3, …) podem ser definidas como recursos de programação HTML.

Ela são utilizadas para destacar títulos e subtítulos de uma página de acordo com a análise do Google.

O H1, por exemplo, é a abreviação do inglês para Header 1 ou Cabeçalho 1.

Escaneável

Um conteúdo considerado escaneável é aquele fácil de ler dinamicamente.

Ao deixar o conteúdo escaneável, é possível melhorar a experiência do leitor e permitir que ele fique mais tempo no blog.

Para isso, é necessário aplicar técnicas de escaneabilidade no conteúdo.

As técnicas para melhorar a escaneabilidade no blog podem ser:

  • Desenvolver o conteúdo em parágrafos pequenos;
  • Usar negrito em termos importantes do texto;
  • Dividir o conteúdo com intertítulos;
  • Usar imagens quando possível;
  • Criar listas.

Snippets

Snippets são aquelas caixas destacadas que aparecem com uma resposta curta quando um usuário realiza uma busca no Google.

Os snippets são mostradas antes da primeira posição do resultado orgânico.

Promessa

A promessa, geralmente, é encontrada no título. É ela que promete o que o conteúdo vai entregar até o final.

É importante estar atento para manter uma ligação entre a promessa e o conteúdo,

Caso contrário, o leitor pode ficar frustrado por não encontrar o que foi prometido. E isso atrapalha seus objetivos com o blog.

SEO Title

SEO Title é o título do blog post.

Ela ajuda a ranquear a palavra-chave e fazer o usuário acessar sua página.

Meta Description

A Meta Description é aquele texto pequeno que aparece embaixo do título e do link do seu artigo na página de resultado do Google.

É um fragmento do código HTML que resume o que a página aborda e incentiva o usuário a clicar e conhecer o seu conteúdo.

Slug

Slug é a parte de uma URL que pode ser legível tanto para humanos quanto para mecanismos de busca.

De forma resumida, slug é uma parte do link, sabe?

Agora que você aprendeu o passo a passo para criar seu blog, é só seguir todo o processo que foi ensinado até aqui.

Para enriquecer seu estudos: Como funciona a busca do Google?

Se o checklist foi útil para você, considere compartilhar em suas redes sociais.

Veja também: Como utilizar as métricas de SEO a seu favor?

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 por acreditar que toda pessoa tem o direito e a liberdade de saber. Através da internet, leva informação simples e organizada para milhões de pessoas.

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