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Como utilizar as métricas de SEO a seu favor?

Descubra 12 métricas de SEO que devem ser analisadas e acompanhadas em sua estratégia para conquistar uma boa posição no Google.

13/04/2022 - 10:34

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Métricas são sistemas de levantamento que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio.

É por meio dos dados que as ações no trabalho de SEO são direcionadas. E isso muda tudo.

No SEO existem ferramentas específicas que devem ser analisadas de acordo com a estratégia desenvolvida para o seu negócio.

O Semrush, segundo a própria empresa, reúne SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de concorrentes, PPC e marketing em redes sociais em uma única plataforma.

E no meio de tantas informações, é importante definir quais métricas e estabelecer como elas serão avaliadas.

São diversas técnicas de otimização, mas é essencial selecionar as principais e acompanhá-las na sua estratégia de SEO de acordo com o seu posicionamento de mercado, na tentativa de alcançar resultados significativos.

Continue lendo para descobrir as principais métricas de SEO para análise.

12 análise de métricas de SEO

Bounce Rate

O Bounce Rate é a taxa de rejeição, essa métrica avalia a quantidade de pessoas que acessaram um site e o abandonaram no mesmo instante, sem interação com nenhuma de suas páginas.

Assim, quanto maior a taxa de rejeição, menor é a interação com o conteúdo da página.

Veja também: Checklist básico para construir o seu blog do zero

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o conjunto de visitas que foram conquistadas de forma espontânea, ou seja, quando não há investimento em anúncios ou compra de listas de e-mails.

O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno e ganha uma credibilidade maior no seu negócio.

As visitas orgânicas ajudam entender como determinado visitante chegou à sua página, dessa maneira é possível analisar e avaliar o conteúdo, o design e as estratégias de SEO e divulgação usadas.

Os Backlinks são links inseridos estrategicamente ao longo do conteúdo de outra url, no intuito de guiar o usuário até a página do seu site.

Esses links não só enriquecem o seu conteúdo, como também geram tráfego de qualidade para o seu blog ou site.

A métrica dos backlinks é importante para o SEO, pois alguns buscadores, como o Google, credibilizam sites com um bom número de links de qualidade.

Ou seja, com alto grau de relevância, podendo considerar o seu blog mais importante do que outros nas páginas de resultados.

Domain Authority

O termo Domain Authority se refere à “autoridade de um domínio”.

É a referência entre outros domínios, que no caso abordado são os websites.

A autoridade contribui diretamente para uma audiência mais sólida e um aumento do tráfego.

A obtenção da autoridade de um domínio depende de todo um histórico, por isso é uma métrica importante no SEO.

A domain authority avalia:

  • A produção de conteúdo;
  • A qualidade dos sites que o citam na forma de links;
  • O número de visitas e de visitantes;
  • As conversões;
  • O tempo de permanência na página
  • Etc.

Ranking de palavras-chave

O ranking de palavras-chave é a métrica que irá analisar quais as possíveis melhoras no seu conteúdo.

E, assim, ranquear com mais precisão nos mecanismos de busca, como o Google, para atender a demanda dos usuários.

É de extrema relevância acompanhar essa métrica para compreender como as estratégias de SEO, aplicadas no conteúdo da sua página, podem contribuir para melhorar no ranqueamento de determinadas palavras-chave.

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CTR

O CTR representa a taxa entre impressões e cliques, ou seja, esta métrica faz uma relação entre quantas vezes o seu site apareceu para os usuários nos resultados de pesquisa e em quantas dessas vezes ele foi clicado.

Quanto maior for o número de cliques ou de visualizações, isto significa que o título, a descrição e o link que aparecem estão sendo precisos, gerando interesse no seu público.

Porcentagem de novas assinaturas de newsletter

Newsletter é uma espécie de boletim informativo que divulga notícias, artigos, e conteúdos relevantes por meio de um e-mail enviado regularmente para uma lista de assinantes já cadastrados.

Além de ser uma estratégia importantíssima de captação de leads e a porta de entrada para uma relacionamento com sua persona via e-mail.

A porcentagem de novas assinaturas de newsletter é uma das métricas que irá te auxiliar sobre a qualidade do seu conteúdo e o interesse da sua persona em recebê-lo…

Já que o aumento dessa porcentagem indica que sua empresa está se tornando autoridade em seu nicho.

Além disso, um plano bem articulado de distribuição de conteúdo colabora para o processo de decisão de compra do consumidor.

Quantidade de Snippets

Os Snippets são mostrados antes da primeira posição do resultado orgânico, por isso o entusiasmo de muitas pessoas em conseguir alcançá-las.

Essa estratégia te ajuda a receber mais tráfego do que teria se dependesse só da ordem normal da página de resultados.

A quantidade de Snippets atingidos pela sua página, no ponto zero do Google, revela pontos positivos na sua estratégia de SEO como boa produção de conteúdo e rankeamento das palavras-chave, permitindo conquistar mais autoridade dentro do seu público.

Você pode se interessar: Como funciona a busca do Google?

Tráfego orgânico convertido em Leads

Aumentar o tráfego de Leads de um site significa ter uma maior audiência e mais chances de fazer vendas.

Diante disso, uma empresa gera leads orgânicos por meio da produção de conteúdo de qualidade e que seja relevante no seu nicho.

Uma das métricas essenciais para detectar alguma falha no funil de vendas é comparando seus leads orgânicos atuais e suas taxas de conversão.

O intuito é você gerar muito tráfego orgânico e essas pessoas se tornarem consumidores ao final do funil, se isso não ocorre, as estratégias de SEO do seu negócio devem ser analisadas.

Veja mais: Identidade, personalidade e originalidade da sua marca

Custo por Lead

O CPL é o responsável por mostrar se a estratégia de um negócio está sendo financeiramente interessante ou se deve ser modificada, isso permite auxiliar a verificação de processo em um estágio inicial de venda e a captação de clientes.

Conhecer o preço por lead permite que você entenda se os gastos em marketing estão valendo a pena ou não, essa compreensão permite gerar leads a um custo mais reduzido.

ROI da estratégia de SEO

Acompanhar dia a dia o retorno sobre cada estratégia usada e se ajustar conforme os resultados é essencial no trabalho de SEO, pois quando bem aplicado pode trazer grande lucro para um empreendimento.

Com o ROI de SEO é possível avaliar se o seu negócio tem se tornado autoridade no mercado, como também acompanhar os lucros e readaptar decisões que não foram favoráveis.

Economia em Adwords

O Google Adwords é uma das poderosas ferramentas de marketing, que quando utilizadas da maneira correta podem obter resultados muito expressivos.

Para economizar nessas campanhas e manter as conversões em elevação constante é preciso estudar o seu mercado, e se necessário fazer uma readequação da estratégia de SEO.

Para trabalhar bem as campanhas Adwords o seu foco deve ser a qualidade do tráfego e não a quantidade.

Além disso, se você possui excelente índice de qualidade, seu CPC fica mais baixo e, consequentemente, ostenta uma melhor posição pagando menos.

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Veja também: Como utilizar as métricas de SEO a seu favor?

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 por acreditar que toda pessoa tem o direito e a liberdade de saber. Através da internet, leva informação simples e organizada para milhões de pessoas.

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