Como fazer agendamento 2 via identidade UAI-MG (2022)

Precisa tirar a 2 via da identidade e quer evitar filas? Veja como fazer agendamento online na UAI em Minas Gerais e emitir um novo RG.

11/10/2022 - 18:36

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

uai agendamento 2a via identidade

Se você quer aprender a tirar a 2 via da identidade de forma rápida, evitando filas e sem perder tempo, a melhor forma é com o UAI agendamentos. Além disso, esse mesmo método também serve para solicitar a 1ª via da carteira de identidade.

As três etapas para emitir 2 via da identidade

Se você for furtado ou perder sua identidade, você pode solicitar a 2ª via. Em Minas Gerais, a solicitação da 2ª via da identidade é feita pela UAI (Unidade de Atendimento Integrado) e tem três etapas:

  1. Agendamento (que pode ser online)
  2. Emissão (quando você comparece presencialmente)
  3. Recebimento (quando você recebe seu RG em casa ou faz a retirada)

Neste artigo, você vai ver como agendar o atendimento pela internet para tirar 2 via da sua identidade. Logo após, você vai saber todas as orientações para o dia da emissão do RG, como foto e documentos necessários.

Por fim, você vai descobrir que além do recebimento em casa, também é possível agendar a retirada da 2 via do seu documento na mesma UAI em que realizou a emissão. Vamos em frente.

Agendamento 2 via identidade

O agendamento para tirar 2 via da identidade é muito simples, confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal Cidadão MG
  2. Digite seu CPF
  3. Pesquise por ‘carteira de identidade’
  4. Escolha a unidade, o dia e o horário do seu atendimento
  5. Pague a taxa
  6. Compareça na UAI
  7. Aguarde a entrega da 2 via da identidade

Como fazer agendamento para tirar 2 via da identidade

Acesse o portal Cidadão MG

Em primeiro lugar, para fazer o agendamento na UAI e tirar 2 via do documento de identidade é necessário acessar o Portal Cidadão. Assim, escolha uma das opções abaixo para começar:

Digite o CPF

Para seguir com o agendamento, digite seu CPF (ou o tipo de identificação que preferir) e clique em continuar para acessar sua conta GOV.BR.

Pesquise por ‘carteira de identidade’

Após se cadastrar e informar os dados necessários, faça login no sistema e pesquise por ‘carteira de identidade’ no menu e selecione “2ª e demais vias”.

Escolha a data e horário

Na sequência, escolha o município, a unidade, a data e horário que deseja realizar o atendimento presencial. Lembre-se que, caso não possa comparecer, é preciso justificar a ausência. Caso contrário, você ficará bloqueado e não poderá realizar novos agendamentos online.

Pague a taxa

A emissão da primeira identidade é gratuita, porém, todas as outras vias do RG são pagas. Por isso, veja como você pode emitir a guia e efetuar o pagamento da taxa:

Valor da taxa 2 via identidade UAI MG

O valor da taxa para emissão da 2 via da identidade em 2022 é de R$ 95,41.

Como pagar a taxa
Cidadão MG
  1. Clique no botão “emitir taxa”;
  2. Preencha as informações necessárias e clique em “avançar”;
  3. Escolha uma das opções “copiar código” ou “baixar taxa em PDF”;
  4. Pague e imprima o comprovante.
Terminal de Autoatendimento
  1. Clique no botão “emitir taxa”;
  2. Preencha as informações necessárias e clique em “avançar”;
  3. Imprima o DAE (Documento de Arrecadação Estadual);
  4. Pague e imprima o comprovante.

Emissão da 2a via da identidade

Compareça na UAI

Na data agendada, compareça na unidade da UAI escolhida por você durante a etapa do agendamento com seus documentos em mãos. Veja os documentos necessários para emitir 2 via da identidade na UAI:

Documentos necessários
  • Guia DAE impresso e o comprovante de pagamento, é necessário verificar antes se a guia já está paga no sistema;
  • Certidão de Nascimento para solteiros, Certidão de Casamento para pessoas casadas ou Certidão de averbação conforme estado civil (divorciado ou viúvo);
  • Caso queira incluir PIS/PASEP ou CPF em sua carteira de identidade, esteja com esses documentos originais em mãos.
Orientações para a foto 3×4

De acordo com o novo modelo da carteira de identidade, não é mais necessário levar fotos 3×4, pois a foto é tirada no momento do atendimento, na própria unidade.

Por isso, lembre-se de seguir as orientações para fotos de documentos oficias, como optar por tons mais escuros de blusa, evitar mostrar os ombros, não usar chapéu, óculos de sol e qualquer item que atrapalhe o reconhecimento da pessoa na foto.

Você também pode se interessar: UAI agendamento em 5 passos pela internet (2022)

Recebimento da 2 via da identidade

O último passo é aguardar a entrega da 2 via da identidade em sua na residência, ou seja, no endereço informado no momento do atendimento. Por isso, tenha atenção ao informar o endereço de entrega no atendimento.

Prazo para entrega

O prazo de entrega da 2 via da identidade é de até 07 dias úteis e pode ser rastreado pelo site dos Correios.

Agendamento online para pegar a identidade

Você sabia que é possível agendar a retirada da 2 via da identidade?!

Assim, é possível conseguir uma data mais próxima para pegar a carteira de identidade emitida, o que representa uma ótima opção para quem tem urgência e quer evitar problemas com a entrega via Correios.

Para isso, entre no site Mg.gov, vá em “agendamento de serviços”, coloque suas informações, escolha o dia e horário e confirme o agendamento na UAI. Assim, no dia marcado compareça à unidade com os documentos necessários para retirar a 2 via da sua identidade.

Documentos necessários para retirar a identidade

  • Próprio requerente: deve apresentar o protocolo.
  • Menores: só pode ser retirado por um dos pais ou responsável legal portando sua carteira de identidade e protocolo.
  • Terceiros: procuração feita em uma folha à parte ou no próprio protocolo, autorizando a entrega.

Vale lembrar que, no caso de terceiros (pai, mãe, etc) não é necessário fazer autenticação em cartório da procuração. Além disso, a pessoa que for fazer a retirada deve portar a própria carteira de identidade.

Por fim, a identidade é um documento oficial e qualquer pessoa poderá solicitar o RG.

Se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. E em caso de dúvidas, use os comentários abaixo para nos enviar uma pergunta.

Você também pode gostar: Sintegra MG: como consultar de forma rápida e segura 

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

  • Boa Tarde fiz a identidade em João Pinheiro MG a mais de 60 dias úteis até hoje não me entregaram já fui diversas vezes no órgão responsável na cidade somente alegam que tem uma divergência na digital estou sendo bastante prejudicado com a situação não sei mais oq faço!
    Cartório da minh cidade não está atualizando o cadastro do e-titulo e não consigo fazer prova p tirar cnh por causa disso.

    • Lamentamos saber da sua situação, Thiago. É importante que você continue procurando o órgão responsável em João Pinheiro, MG, e buscando informações sobre o motivo da demora na entrega da sua identidade. Infelizmente, a falta de atualização do cadastro do e-Título pode causar problemas na realização de algumas atividades, como a prova para a obtenção da CNH.

      Sugerimos que você faça uma reclamação formal ao órgão responsável, relatando os problemas enfrentados e exigindo uma solução para o caso. Caso não obtenha resposta, é possível buscar apoio nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para que possam intermediar o conflito.

      Além disso, se a divergência na digital estiver sendo apontada como o motivo da demora, você pode procurar um profissional de tecnologia da informação ou um especialista em biometria para entender melhor o problema e buscar uma solução.

      Esperamos que sua situação seja resolvida o mais rápido possível, e que você possa retomar suas atividades normalmente.

  • Boa tarde meu nome é Luiz moro em sete lagoas MG eu gostaria de saber se já está disponível a carteira de identidade diferenciada para pcd obrigado

    • Olá, Luiz! Sim, a carteira de identidade diferenciada para pessoas com deficiência (PCD) está disponível em Sete Lagoas, Minas Gerais. Essa carteira é emitida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas com deficiência a serviços e benefícios.

      Para solicitar a carteira, é necessário que a pessoa comprove a deficiência por meio de laudo médico ou documentação que ateste a condição, e procure a unidade do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CIAD) mais próxima. É importante lembrar que a carteira de identidade diferenciada não é obrigatória, mas pode ser útil para comprovar a condição de PCD em diversas situações.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    27/02/2023 - 21:25

    Lista com todas as cidades de Minas Gerais e suas respectivas bandeiras. Saiba quais são os 853 municípios, suas populações e a renda per capta de cada um.

    Ler mais.
    27/02/2023 - 21:25

    Cidades de Minas Gerais: Lista com os 853 municípios
    01/06/2022 - 09:10

    IOF MG, a imprensa oficial de Minas Gerais, disponibiliza informações sobre a administração pública do estado desde 1892 para todos gratuitamente. Veja mais.

    Ler mais.
    11/10/2022 - 18:53

    IOF MG: tudo sobre o diário oficial Minas Gerais
    07/06/2022 - 09:56

    Veja como fazer UAI agendamento pela internet e evite filas para tirar documentos pessoais, como identidade, passaporte, CPF, Carteira de Trabalho etc.

    Ler mais.
    11/10/2022 - 18:52

    UAI agendamento em 5 passos pela internet (2022)
    >
    Success message!
    Warning message!
    Error message!