TABELA DE MULTAS 2018 – Valores e Tipos de Infrações Atualizados


Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira? 

E qual o valor da multa, você sabe?

Segundo o artigo 165 do CTB, dirigir sob influência de álcool é considerada infração gravíssima e leva a suspensão do direito de dirigir por 1 ano.

Já a multa, conforme tabela de 2018, chega a R$2.934,70! E tem suspensão da CNH para vários outros tipos de infrações também.

Pensando nisso, criamos este artigo com a Tabela Oficial De Valores de Multas 2018 Atualizada, são mais de 170 tipos de infrações, continue lendo para conferir.

1- O QUE É INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Quando alguém não observa qualquer preceito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), fica caracterizada a infração de trânsito.

A comprovação da infração pode ser feita por declaração de Autoridade de Trânsito, por aparelho eletrônico, por algum dispositivo audiovisual ou por qualquer meio tecnologicamente disponível.

Para evitar qualquer tipo de penalidade, basta seguir atentamente as orientações de trânsito nas ruas e ter sempre em mente o que foi aprendido nas aulas de legislação de trânsito e afins.

2- COMO O CTB TRATA AS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO?

tabela-2017-valores-tipos-multa-de-transito-2

No CTB, além das normas de circulação, estão relacionados alguns artigos que dizem respeito às infrações de trânsito.

----------- Continua depois da publicidade -----------

As principais  infrações cometidas são o excesso de velocidade e o fato de não se respeitar a sinalização.

O CTB prevê penalidades como a advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a obrigatoriedade de frequentar um curso de reciclagem.

A medida administrativa é o ato praticado pelas autoridades de trânsito a fim de impor pena (punição), seguindo as normas e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Trânsito. São elas:

  • Remoção do veículo
  • Retenção do veículo
  • Recolhimento da CNH
  • Recolhimento da permissão para dirigir
  • Recolhimento do Certificado de Registro
  • Recolhimento do Certificado do Licenciamento Anual
  • Transbordo do excesso de carga
  • Aplicação do bafômetro
  • Perícia de substância entorpecente e a posterior restituição aos proprietários, após o pagamento das multas e encargos relacionados à infração.

Já as infrações são punidas com multa estão divididas em 4 categorias, de acordo com a gravidade. São elas:

  • Infração de natureza gravíssima (onde o condutor perde 7 pontos na carteira)
  • Infração de natureza grave (o condutor perde 5 pontos na carteira)
  • Infração de natureza média (o condutor perde 4 pontos na carteira)
  • Infração de natureza leve (o motorista perde 3 pontos na carteira)

Já a indicação do condutor, que é permitida em lei, pode ser feita toda vez que o proprietário do veículo for notificado de uma multa que foi cometido por outro motorista, impedindo que ele seja responsabilizado de forma injusta por uma infração que não cometeu.

3- TABELA OFICIAL DE VALORES DE MULTA DE TRÂNSITO – 2018 [ATUALIZADA]

Confira abaixo os novos valores de multas para infrações de trânsito 2018, divulgada pelo Denatran E Ministério das Cidades. São de 170 tipos de infrações e seus valores.

Se preferir, utilize o campo abaixo para pesquisar sua infração e conferir o valor atualizado de multa em 2018, basta digitar sua infração e clicar “enter”.

ATENÇÃO: Para você que está acessando através de um celular, role a coluna para o lado para visualizar os valores, gravidade e pontos da infração.

Curtiu o artigo? Compartilhe agora com seus amigos! Qualquer dúvida ou comentário, só deixar nos comentários 🙂

Para aprender mais sobre Direitos do Cidadão, clique aqui.

ATENÇÃO: NÃO FIZ O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO. E AGORA? TEM MULTA?

VEJA TAMBÉM: [PASSO A PASSO] Como Saber o Número da Carteira de Trabalho Pela Internet?

CONTEÚDOS RELACIONADOS

auxílio-emergencial

Tenho direito ao novo auxílio emergencial residual?

A pandemia do novo Coronavírus pegou a população mundial de surpresa e

Fui Vítima de Venda Casada: O Que Fazer Agora?

A venda casada acontece quando para levar aquilo que você quer realmente comprar


DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios sinalizados

    1. Obrigada, Roger! Você baixou nosso kit com modelos de recursos de multa? Acredito que possa te interessar. E ah, continue acompanhando o Eu Tenho Direito, postaremos conteúdos úteis toda semana! Forte abraço, Camilla.

      1. Olá Camila boa tarde, sou o Vagner, bom vc sabe me dizer se na Av. Washington Luiz sentido centro, é proibido o tráfego de automóveis na faixa da direita ou seja faixa de ônibus?

        Obrigado

    2. Bom dia! Por favor. Tomei uma multa de Transitar com o veiculo em marcas de canalizacao e o despachante disse que só por esta multa a minha CNH já estará suspensa. Isso procede?
      MUITO OBRIGADO, fiquei bem aflito com essa noticia.

    1. Oi Eduardo! O condutor que for flagrado fazendo ultrapassagem em linha contínua será autuado com multa de R $ 1.467,35, além de 7 pontos por CNH, pois é considerada uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Abraço! Camilla Viriato.

      1. Bom dia Camila! Multa de transito tem desconto? Assisti a uma reportagem, um tempo atras, e lembro de um app do DETRAN, para smartfone, pelo qual o motorista poderia pagar suas multas com desconto, desde que não entrasse com recurso e pagasse no vencimento. Isso procede?

        1. Oi Clayton! Sim, agora as multas podem ter até 40% de desconto. O Governo Federal desenvolveu um aplicativo para o Denatran que facilita o pagamento e oferece 40% de desconto para motoristas e empresas nas multas de trânsito.

          É possível fazer download do app do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) gratuitamente através da Play Store e App Storeno seu celular.

          Para ter direito ao desconto, o motorista deve estar cadastrado no aplicativo ou no site do SNE, pagar a multa antes do prazo de vencimento e não entrar com recurso contra a multa, reconhecendo que cometeu a infração.

          Espero que tenha esclarecido sua dúvida! Amanhã vou publicar um artigo explicando o passo a passo direitinho sobre o assunto, não deixe de conferir! Valeu mesmo pela dica 🙂

          Abraço!

          Camilla
          Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

          1. Camila, recebi uma multa com esse valor, porém a ultrapassagem foi feito por havia um carro estacionado em local proibido inclusive, entrei com o recurso pela 1ª vez e me deram um desconto irrisório, entrei agora em recurso novamente, qual a chance dessa multa ser considerada somente gravíssima no valor de 200,0, e poucos reais?

      2. Camila, recebi uma multa com esse valor, porém a ultrapassagem foi feito por havia um carro estacionado em local proibido inclusive, entrei com o recurso pela 1ª vez e me deram um desconto irrisório, entrei agora em recurso novamente, qual a chance dessa multa ser considerada somente gravíssima no valor de 200,0, e poucos reais?

      3. Olá Camilla, tudo bem?
        Mesmo ultrapassagem em via federal a carteira não é suspensa?
        Estava com esse receio e resolvi perguntar

  1. Dra. Camila, Bom dia.

    Minha mãe tomou uma multa por velocidade acima de 50%, pegou suspensão de 2 meses, cumpriu, realizou a prova e pegou a nova CNH. Comprei o carro dela logo depois e o transferi para meu nome, após alguns meses a mesma multa, com a mesma portaria veio para minha CNH. O caso está em análise a 10 meses pelo Detran/Sp. Até onde sei, eu não possui cumprir a multa sendo que ela foi cumprida por minha mãe, como devo proceder?

    1. Oi Keithy! Que situação estranha essa, né?! Então, por lei se a penalidade foi cumprida uma vez ela não pode ser cobrada pela autoridade competente novamente.

      Mas como você recorreu, o melhor é esperar a decisão. Fis 2 recursos para os meus pais aqui no DETRAN de Minas Gerais e demorou mais de uma ano pra sair a primeira decisão. E em um deles foi a mesma coisa, estavam cobrando uma penalidade que já havia sido aplicada há muitos anos. Muito absurdo, mas acontece mais do que imaginamos :/

      Então, acredito que o melhor é você acompanhar pela internet o andamento do processo e caso a penalidade seja mantida de forma equivocada, recorrer para a instância superior. Acho que eu São Paulo também é o CETRAN.

      De qualquer forma, quando eles julgarem você receberá uma correspondência em casa falando qual foi a decisão e se, improcedente, para quem você deve recorrer e o prazo para isso. Geralmente é de 60 dias.

      Espero que tenha de ajudado de alguma forma! E mil desculpas pela demora em respondê-la. Passamos por uma manutenção técnica no site e perdemos alguns comentários nessa confusão,rs .

      Abraço,

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

      1. ola camila boa tarde… eu estava transportando meu filho na moto sem capacete e fui pega por policia levei a multa de 293,00 inclusive ja paguei.. mais veio a carta de suspensao pra mim… gostaria de saber quanto tempo vou fica suspensa? e se na carta fala pois nao estou vendo obrigada 🙂

        1. Oi Bianca! Geralmente na carta que você recebe consta o tempo que a suspensão vai durar. Só que como essas cartas são feitas sem muito critério, às vezes, esse prazo pode estar mistura com alguns caracteres estranhos, tipo “]~[“, entende? Dá uma olhada de novo na carta que recebeu com calma. Se não encontrar, pegue o número do artigo da infração e pesquise direto no Código de Trânsito Brasileiro.

          Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraço! 🙂

          Camilla Viriato
          Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  2. Ótimo artigo parabéns, bem sintético e de fácil entendimento. Só faltou a multa por possuir veículo que o estado chama de IPVA
    .

    1. Oi Caíque! Que bom que gostou do nosso blog! Obrigada pelo carinho. Sobre a brincadeira em relação ao IPVA, é um fato. Nossa carga tributária é altíssima!

      Abraço,

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  3. Boa tarde, tive minha CNH apreendida e recebi multa, no dia em que estava agendado meu exame de vista, tenho como recorrer nesses caso? E qual é o prazo que tenho que pagar essa multa? Desde ja muito obrigado

    1. Oi Anderson! Então, todos nós temos o direito de recorrer de multas. É um direito previsto em lei. O prazo para recorrer geralmente varia de 30 a 60 dias do recebimento da multa, mas tanto o prazo quando o órgão que você pode recorrer estão descritos no documento que o Departamento de Trânsito (seja da sua cidade ou estado) te entregaram. Dá uma conferida lá!

      Se quiser saber mais sobre como fazer o seu próprio recurso de multa, acesse esse artigo onde explico de forma bem simples todo o processo: https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Espero que tenha ajudado! Abraço,

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  4. Olá, boa noite.Tenho uma dúvida.Fiz uma ultrapassagem na cidade, pela via de fluxo oposta e tinha uma viatura logo atras,não me pararam.Posso ter levado uma multa? minha preocupação : ela seria grave?? Obrigada

    1. Oi Raquel! Tudo bom? Então, essa é uma questão meio polêmica, rs. Respondendo a primeira parte da pergunta, acredito que você cometeu a conduta prevista no artigo 191, do Código de Trânsito Brasileiro e, nesse caso, a infração seria gravíssima. Olha como tá na lei a redação nova desse artigo (de 2014):

      “Art. 191. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem: Infração – gravíssima; Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.”

      Você concorda também?!

      Agora em relação a segunda parte da sua pergunta… há multas em que não é possível receber diretamente o AI (Auto de Infração). Mas há outras em que essa hipótese é possível, porém não se recebe da mesma forma (em mãos) e com a devida prova (as assinaturas do condutor e autuante).

      A questão é que o Agente de Trânsito (autuante) tem fé pública, então, por lei, ele poderia multar e a comprovação eletrônica da multa, por exemplo, bastaria.

      Eu acho que fica muito arriscado dessa forma, né. E também não concordo com essa modalidade de aplicação de multas, mas é o que a lei diz… Mas de qualquer forma você pode recorrer. Já viu nosso artigo que fala sobre isso?! Só acessar: https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Espero que tenha ajudado!

      Abraço,

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  5. Infelizmente encontrei uma informação desatualizada, que me encheu de esperança. Continuei a pesquisa e fui olhar no próprio código para ter certeza. No site informa como INFRAÇÃO LEVE Estacionar em desacordo com uma regulamentação (Zona Azul, Táxi etc.): Multa de (R $ 88,38) e remoção.
    Mas nó Código:

    Art. 181. Estacionar o veículo:

    XVII – em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa – Estacionamento Regulamentado):

    Infração – grave; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)

    Penalidade – multa;

    Medida administrativa – remoção do veículo;

    1. Oi Alessandra, tudo bem?! Sinto muito pela sua experiência. Trabalhamos todos os dias para trazer a melhor informação para nossos leitores e aproveitamos sua dica para atualizar essa parte do artigo, já que essa é uma dúvida muito recorrente aqui no blog.

      Nossa missão é escrever de forma simples sobre nossos direitos. E isso faz com que a gente lide com leis e escreva a partir delas. Assim, é inviável que atualizemos os artigos ao passo em que as leis são alteradas. Por isso recomendamos que olhem sempre os artigos mais recentes e, em caso de dúvidas, consulte a própria lei que deixamos sempre em um link no final do post.

      No caso das infrações de trânsito, publicamos um artigo anualmente alterando os valores, pontos e outras informações. E faz pouco mais de 1 ano que esse foi publicado.

      Espero que nos entenda. Em breve publicaremos um artigo mais atualizado! Obrigada pelo feedback 🙂

      Abraço,

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  6. Bom dia. Se o veiculo for entregue para alguem de menor. A penalidade vai para o proprietario ou para o responsavel da crianca e qual o tpo de penalidade

    1. Vai para PROPRIETÁRIO , pois obrigação do Proprietário o pagamento do valores , o proprietário arca com a consequência pecuniária da penalidade e o condutor, com a pontuação correspondente (inexistindo regulamentação do CONTRAN a respeito);
      O Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro é a Penalidade.

    2. Oi Guilherme! Então, a penalidade vai para o proprietário do veículo que permitiu a condução por uma pessoa sem autorização (CNH). Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, essa conduta pode ser configurada como crime de trânsito, eu digo “pode” porque vai depender muito do caso concreto, tipo como foi essa entrega, qual a intenção das pessoas envolvidas e outras questões mais técnicas e subjetivas que envolve direito penal.

      Veja o que diz o artigo 310 do CTN:

      Capítulo XIX – DOS CRIMES DE TRÂNSITO
      Seção II – Dos Crimes em Espécie
      Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
      Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

      Espero que tenha esclarecido sua dúvida! 🙂

      Abraço,
      Camilla

    1. Oi Cláudia, boa tarde! Os valores que constam nesse post devem ser multiplicados pelo número (UFIR) indicado no artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro, porque varia de artigo para artigo, sabe.

      UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência e muda todo ano. Você encontra o número do artigo na infração de trânsito que recebeu em sua casa e pode conferir o valor exato conjugando a tabela do nosso artigo com o CTB. Aí é só fazer as contas.

      Grande abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

    1. Oi Higor! Segundo o artigo 162 do CTB, a penalidade para quem dirige veículo sem CNH é gravíssima, ou seja, ainda que a pessoa possua o PPD, fica impossibilitada de tirar a Habilitaçãopor 6 meses.

      Abraço!

      Camilla Viriato

        1. Ei Pamella. Não, são coisas diferentes. Quem dirige sem ter a CNH comete infração gravíssima, prevista no artigo 162 do CTB.

          Já pessoas quem têm CNH mas não estiverem portando o documento no momento da autuação, cometem o crime do artigo 232, também do CTB. Neste caso, a multa é de gravidade leve e fica no valor de R$ 88,38.

          Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraço! 😉

          Camilla Viriato
          Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  7. Ola Camilla tudo bem?

    Levei uma multa andando pelo corredor da rodovia devido a um acidente que tinha acontecido, para agilizar fui pelo corredor sabe me dizer qual valor da multa

    1. Oi Luiz! Estou ótima, e você? Os valores que constam nesse post devem ser multiplicados pelo número (UFIR) indicado no artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro, porque varia de artigo para artigo, sabe.

      UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência e muda todo ano. Você encontra o número do artigo na infração de trânsito que recebeu em sua casa e pode conferir o valor exato conjugando a tabela do nosso artigo com o CTB. Aí é só fazer as contas.

      Grande abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  8. boa tarde .. eu queria colocar pelicula . mais dizem q tem duas tons.. mais fraco e escuro…. mais a pergunta e qual posso colocar que nao gera multa… e se pode.

  9. Ontem uma amiga me mostrou uma multa de 1.500,00 por andar na contramão, esse valor é correto? Informo que ela tem uma outra multa por estar sem cinto de segurança, tem algo uma com outra? Se o valor não corresponde, para quem ela pode recorrer?
    Grata

    1. Oi Rosana! Os valores que constam nesse post devem ser multiplicados pelo número (UFIR) indicado no artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro, porque varia de artigo para artigo, sabe.

      UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência e muda todo ano. Você encontra o número do artigo na infração de trânsito que recebeu em sua casa e pode conferir o valor exato conjugando a tabela do nosso artigo com o CTB.

      E ah, todo cidadão tem direito de recorrer de uma multa de trânsito, inclusive se discordar do valor. Fizemos um artigo explicando tudo o que você precisa saber para fazer o seu próprio Recurso de Multa ou Defesa de Autuação.

      Só acessar https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

      1. Oi Camila,

        Podes me ajudar? Estou extremamente apavorada… Estava numa via há 110 km, porém, era um lugar que não tinha fiscalização até alguns meses atrás e agora, colocaram a placa de 60 km.
        Na hora o radar móvel me pegou…
        Podes me ajudar a entender se é certo q suspende a CNH, se tem algum recurso…
        Me ajuda!

  10. Boa tarde

    Camila preciso de sua orientação, fui pagar o meu licenciamento do veiculo que esta em meu nome e para minha surpresa eu ja estava com 50 pontos em minha habilitação, meus irmãos usaram o veiculo enfim,porem o veiculo esta em meu nome não há o que contestar … eu mudei de endereço e não recebi a suspensão da habilitação pelo detran, agora em meu novo endereço recebi outras multas inclusive todas de 4 pontos consegui pagar o licenciamento esta ok etc.. minha habilitação vence em 2021, inclusive ja fui parado em uma blitz e nada aconteceu ( porem eu tb não sabia de nada ), fui até um despachante e o mesmo me orientou a aguardar até o vencimento e fazer a reciclagem, procede ?

  11. Eu queria saber se é proibido levar mala ou pacotes dentro do veículo. Está no manual de trânsito essa proibição? O guarda pode multar?

  12. Olá, meu namorado foi multado pertinho da casa dele por um policial militar que o viu “dando uma biliscada” na faixa contínua e o chamou. O policial pediu para ele assinar um papel e o dispensou. Ele ficou tão chateado que não lembra o valor que o policial disse se seria 200,00 ou 2.000,00. Como saber o valor e como recorrer? Detalhe ele estava de moto.

    1. Oi Edi! Os valores que constam no artigo devem ser multiplicados pelo número (UFIR) indicado no artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro, porque varia de artigo para artigo, sabe.

      UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência e muda todo ano. Você encontra o número do artigo na infração de trânsito que recebeu em sua casa e pode conferir o valor exato conjugando a tabela do nosso artigo com o CTB.

      E ah, todo cidadão tem direito de recorrer de uma multa de trânsito. Fizemos um artigo explicando tudo o que você precisa saber para fazer o seu próprio Recurso de Multa ou Defesa de Autuação.

      Só acessar https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  13. Boa tarde…gostaria de saber uma informação, fui flagrado ultrapassando em faixa dupla, o guarda rodoviário então me parou e preencheu a multa, porem o veiculo esta no nome da minha namorada, e eu o condutor. O guarda rodoviário disse então que eu não era obrigado a assinar a multa. Porem a notificação iria chegar em minha casa. Você sabe o que realmente pode acontecer e quanto é o valor da multa pagando a vista? desde já agradeço.

  14. uma notificação de autuação chegou de um veiculo da empresa, artigo 218, I, ctb, 4 pontos, media.
    Se nao indicar o condutor o que acontece?
    Posso indicar condutor e solicitar advertencia por escrito em nome do condutor?

  15. Adorei o site, muito esclarecedor. Tenho uma duvida, transitar em faixa de onibus suspende a CNH?… Ou somente os 7 pontos apos 1 ano e se nao tiver mais multas desaparecem?

    1. Oi Carina, fico feliz em saber que tenha gostado do Eu Tenho Direito. Publicamos artigos toda semana sobre direitos do cidadão aqui no blog, então não deixe de conferir e compartilhar com seus amigos!

      E ah, respondendo sua pergunta… a infração que você cometeu está prevista no artigo 184, inciso III do CTB, correto? Nesse caso, a infração é gravíssima, com aplicação de multa, 7 pontos na carteira e pode gerar a apreensão do veículo na hora do flagrante, mas NÃO suspende a CNH. Mas você pode recorrer, é direito do condutor!

      Se quiser saber mais sobre como fazer um recurso de multa, temos um artigo que explica tudo o que precisa saber sobre o assunto: https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  16. Transitar em velocidade superior em 50% à máxima permitida: Multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir. essa suspensão é de quanto tempo?

    1. Oi Leonardo, boa tarde! Provavelmente está certo. Os valores que constam no artigo devem ser multiplicados pelo número (UFIR) indicado no artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro, porque varia de artigo para artigo, sabe.

      UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência. Você encontra o número do artigo na infração de trânsito que recebeu em sua casa e pode conferir o valor exato conjugando a tabela do nosso artigo com o CTB.

      Abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  17. Oi Camila! Perfeito seu artigo! Parabéns! Bem informativo e útil. Inclusive eu gostaria de saber se pode ajudar esclarecendo uma dúvida:

    Recebi uma notificação por estacionar em local sem o cartão da zona azul. Pelo que lí em seu artigo, trata-se de uma multa de naturalidade leve. Portanto, gostaria de saber se cabe recurso de transferência para advertência, já que é minha primeira multa dessa natureza. Tenho apenas 1 multa com 4 pontos cometida em 03/11/2016 por transitar em horário de rodízio e mais nenhuma. Acha que tenho direito à recorrer por transferência para advertência? Se sim, pode me informar o procedimento e se for pela internet, qual o link por favor. No aguardo! Grata!

    1. Oi Carol! Fico muito feliz em saber que gostou do nosso artigo! Muito obrigada pelo carinho! Publicamos conteúdo sobre direitos do cidadão toda semana aqui no blog, não deixe de conferir!

      E ah, respondendo sua pergunta, no caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. Assim, quando receber a PRIMEIRA notificação, denominada NOTIFICAÇÃO DA AUTUAÇÃO (antes da aplicação da multa e durante o período destinado à defesa da autuação), deve solicitar a substituição da sanção pecuniária pela de advertência.

      É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Você deve achar isso no site do DETRAN do seu estado! No dia que for entregar os documentos, deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

      Eu não sei como funciona na sua cidade, mas geralmente esse é o procedimento básico. Outra coisa que é importante ressaltar: o artigo do CTB que dá esse direito ao condutor usa a palavra “poderá”, ou seja, não quer dizer que necessariamente será concedido, pois eles irão avaliar o histórico do condutor etc. Mas quando se trata de direitos, eu super a favor de correr atrás.

      Se quiser saber mais sobre como fazer um recurso de multa, temos um artigo que explica tudo o que precisa saber sobre o assunto: https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  18. Boa tarde,recebi uma multa no qual a infração é dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança estava de moto. Pode me explicar o que seria isso.

    1. Oi Luciane! Essa é a infração prevista no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro! De acordo com o CTB (Lei 9.503/1997), o artigo entende como infração leve o motorista que “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. E a penalidade deve ser a multa, mais três pontos da habilitação.

      Esse artigo é aplicado nos casos em que o condutor dirige com desatenção e sua conduta não esteja especificada no CTB como infração própria.

      São exemplos de conduta que se encaixam no artigo 169, conduzir motocicleta com capacete e utilizando viseiras sem boas condições de uso, transitar com veículo de transporte de passageiros com portas abertas etc. Se você levou essa multa, mas não consta o detalhamento da infração, você pode recorrer! É obrigatório que o agente de trânsito descreva no campo de observação do auto de infração, qual manobra foi realizada pelo condutor.

      Caso não haja essa descrição, por exemplo, conduzir lendo, procurar objetos no interior do veículo, transitar com a porta aberta, o auto de infração terá nulidade, que deve ser levantada em recurso junto ao órgão de trânsito.

      Temos um artigo aqui no blog que explica tudo o que precisa saber sobre recurso de multa. Para acessar só clicar nesse link: https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  19. Boa noite, me tira uma dúvida, adolescente com 15 anos pilotando uma cinquentinha sem sinalizar entrou na frente de outro motoqueiro no caso meu esposo e houve um acidente, o adolescente quebrou a mão e meu esposo saiu todo ralado, a nossa moto ficou em 2.500 pra arrumar pois é uma moto nova, o pai do adolescente não quer façamos boletim de ocorrência mas temos receio que ele não pague os danos causados a nossa moto, nesse caso tem alguma orientação de como proceder, fazemos ou não o boletim de ocorrência??Obs. Temos apenas os dados do bombeiro que atendeu a ocorrência.

    1. Olá, em muitos casos de acidente desta natureza se você deixar de fazer a ocorrência a pessoa pode deixar de pagar pelos prejuízos causados pelo adolescentes ao seuveículo, ele pode ser processado pelo estado por ter dado a direção do veículo ao adolescente por isso nao quer que você faça a ocorrência contra ele…

  20. Ola Camila boa noite , hoje fui parado numa blitz e estava com a Cnh vencida ha mais de 30 dias e nao estava portando a cnh e nem o documento da moto e a moto esta no nome da empresa ! Vc saberia me dizer quais seriam as pontuações e os valores ! Obrigado

    1. Oi Kleber! Dirigir com CNH vencida com mais de 30 dias a multa é de R$ 293,47, gravíssima e são 7 pontos. Já conduzir veículo sem os documentos obrigatórios referidos no CTB a multa é de R$ 88,38, leve e são 3 pontos.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  21. bom dia!!
    Camila,
    gostaria saber se eu estou dentro do limite do 20% ou não

    fui multado numa rodovia no estado de são paulo.

    limite na rodovia 80 km , segundo o radar eu estava 95 km
    a minha duvida eu estou dentro do limite do limite 20% ou eu passei do limite?
    sou leigo neste assunto

    como calcular o excesso de limite de velocidade ?

    pelo meu calculo 80 km x 20% seria 96 km… então segundo o radar eu estava dentro do limite do 20%… eu estava em 95 km.

    eu pagaria uma multa normal… ou excesso alem do 20%

    eu estou com duvida

  22. Ola tudo bem?
    Gostaria de saber valor da multa por ultrapassar em faixa continua se tem diferença entre rodovia x perímetro urbano (Estrada Municipal). O código do enquadramento está como 59670.

    1. Oi Alex! Se a infração for a do artigo 203, V do CTB (ultrapassar em faixa amarela contínua), o valor da multa é de R$ 1.467,35 –
      Gravíssima (7 pontos), até a presente data.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  23. Essa informação é verdadeira?

    *NOVAS MULTAS* VALENDO A PARTIR DE HOJE:

    Proibido o uso de películas escuras multa *R$970.70* (Mais a retirada)

    Farol ou lanterna queimada multa *R$910.15* (Por lâmpada)

    Pneus ruins multa *R$960.65* (Por cada pneu ruim)

    Limpador de vidros multa
    *R$1.202.12*

    Carro em estado ruim, multa
    *R$1.340,89* (+Apreensão do veiculo)

    Fumar guiando multa
    *R$993.70*

    Não parada para pedestres andando ou não pela faixa, multa *R$1.358.98*

    Insultos entre motoristas flagrados por qualquer Agente de Trânsito, multa *R$907.23*

    Som alto, NÃO importando o horário, multa *R$4.69.73*

    Rodas com aro maior ou menor que o fabricante do veículo, multa *R$1.278.66*

    As Blitzs vão fazer a festa! Muita gente não sabe! Resolução CONTRAN N° 333 de 2016. Fica a dica!

    Lembrando a todos – A partir de hoje , valendo em todo o Brasil, os novos valores reajustados das multas de trânsito:

    Ser flagrando falando ao celular *R$ 1.574,00*

    Furar SINAL VERMELHO foi de 825,00 para *R$ 1.780,00*

    Ultrapassar em faixa continua ou local proibido agora é 3.915,00

    ACABOU A FARRA DAS MULTINHAS DE R$68,00 – R$485,00 – R$925,00
    AVISO AOS DESAVISADOS
    NOVAS REGRAS DO DETRAN:

    A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só pode ser Renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o seu vencimento

    Após este prazo, a CNH é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: Psicotécnico, Legislação e o Exame de Rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou CNH

    Tudo isto, sem se falar na multa para tirar novamente a CNH, que fica por volta de *R$ 3.200,00*, e leva, maisj ou menos, de 2 a 3 meses.

    REPASSEM para que ninguém seja pego desprevenido.

    1. Oi Paulo! O próprio DENATRAN divulgou um boletim avisando que há várias mensagens falsas sendo repassadas nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. Os valores de multa não mudaram conforme sua mensagem. Para tirar suas dúvidas, confira nosso artigo, acabamos de atualizar com os novos valores de multas de 2018.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  24. Sobre o “insufilm” película que escurece os vidros do carros? tem alguma informação sobre percentual? qual percentual é permitido nos vidros laterais e traseiros? qual o valor da multa para esta infração?

    1. Oi Lídia! Se a infração cometida for a do artigo 204 do CTB (não aguardar no acostamento a oportunidade de cruzar a pista), o valor da multa é de R$ 195,23, grave, 5 pontos.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  25. Boa Tarde
    Recebi uma multa por transitar em velocidade superior a máxima permitia em mais de 50%. Veio um multa no valor de 880,41. Confere este valor?

    1. Oi Lilian! O valor da multa por transitar em velocidade superior a máxima permitia em mais de 50% é de 880,41, gravíssima.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  26. Olá Camila! muito bom seu artigo.
    Estava transitando pela marginal Pinheiros, quando numa bifurcação, escolhi o sentido errado e não havia retorno tão próximo. Resolvi ligar o pisca alerta e dar ré. Fiz a manobra não causar acidentes, mas fiquei em cima daquela zebra da bifurcação e depois dei seta para pegar o sentido que precisava seguir. Ocorre que um carro da CET estava passando na via, viu este tipo de manobra e foi me seguindo pela via. Gostaria e saber que tipo de multa ele poderá ter me aplicado? e quais as consequências quanto a pontos na carteira ou suspensão da mesma. Obrigado.

  27. Recebi uma notificação de avanço de sinal vermelho, eram quase 23:00 posso entrar com algum tipo de recurso para cancelar a mesma! Ou se eu quiser pagar a multa tenho direito a algum desconto?

    1. Oi Aender! Todos nós temos direito de recorrer das multas que recebemos. Nesse artigo eu explico tudo o que você precisa saber sobre fazer seu próprio Recurso de Multa https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/.

      E nesse artigo mostro como pagar multas de trânsito com 40% de desconto através do aplicativo SNE: https://eutenhodireito.com.br/pagar-multa-40-desconto-app/.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  28. Essa questão de prova pode ser anulada??
    – Quando o condutor de um veículo envolvido em acidente de trânsito,estando em condições normais para auxiliar a vítima e deixa de prestar socorro, fica caracterizada:

    a) infração leve, punida com advertência
    b) infração grave,punida com multa
    c) infração grave, somente se houver vítima faltal.
    d)reação normal, pois a prestação de socorro pelo condutor é opcional

    A multa pra esse tipo de infração nao seria gravíssima??

    1. Oi Ricardo! O valor é multiplicado caso ocorra reincidência dentro do período de até de doze meses.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  29. ultrapassagem no final da faixa dupla da multa eu estava na estrada eo guarda estava uns 500 metros fiz ultrapassagem ele nao parou mas obeservou de binoculos isso gera multa camila

    1. Ei Marlon! Então, transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%, como foi no seu caso, gera a suspensão da CNH, além do pagamento da multa.

      Todos nós temos direito de recorrer das multas que recebemos. Nesse artigo eu explico tudo o que você precisa saber sobre fazer seu próprio Recurso de Multa https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  30. Olá,

    Gostaria de saber porque o meu carro recebeu a multa de 2.934,70 se quem estava dirigindo era o meu filho que teve sua carteira de habilitação apreendida por se recusara fazer o teste do bafômetro.
    Meu carro é novo, adquirido em janeiro ultimo.

    Pergunto; é legal esta multa?

  31. Olá Camila. Td bem?
    fui pagar o licenciamento do meu veículo, e não pude porque constam duas multas. Porém não recebemos até hj a cartinha com estas multas. Bom como faço para saber quais inflações são estas??
    Grata
    Silvania

    1. Ei Silvania! Estou ótima e você? Então, você consegue saber quais as infrações do seu veículo no site o DETRAN do seu estado. Pesquise no Google por “consulta situação do veículo detran + nome do seu estado”. O primeiro link que aparecer provavelmente será o que vai te mostrar todas as atuações e multas referentes ao seu veículo. Esteja com o documento do carro em mãos. A consulta é gratuita.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abração 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  32. Olá Camila, gostaria de saber o valor da multa e os pontos na carteira ao transitar na via com velocidade superior de 20% a 50%. A velocidade da via era 60 km e estava a 81 km?

    1. Ei Wesley! Então, transitar em velocidade superior à máxima permitida entre 20% a 50% gera multa de R$ 195,23, infração grave (5 pontos na carteira), mas não gera suspensão da CNH.

      Todos nós temos direito de recorrer das multas que recebemos. Nesse artigo eu explico tudo o que você precisa saber sobre fazer seu próprio Recurso de Multa https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

    1. Ei Juliano, boa tarde! Tudo bem contigo? Então, a multa para motoristas com veículos com pneus carecas é de R$ 195,23 mais cinco pontos na CNH.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abração 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  33. Boa tarde Dra Camilla,

    Recebi uma multa de falar ao celular, porem não recebi a notificação, e não era eu o condutor e sim minha esposa, já se passou o prazo legal de indicação que foi 11/11/2017, ainda consigo indicação ? não aparece na minha CNH como pontuação, e caso venha para minha CNH estouro os 20 pontos, pois tenho 17.

    1. Ei Cristiano! Nesse caso, a única forma que você tem de regularizar essa situação é fazendo um recurso para o órgão que expediu sua multa. Informe que deseja a substituição do condutor, se tiver provas para confirmar sua alegação, melhor ainda!

      Todos nós temos direito de recorrer das multas que recebemos. Nesse artigo eu explico tudo o que você precisa saber sobre fazer seu próprio Recurso de Multa https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  34. Ola Camila,
    ainda estou com minha permissão para dirigir e é valida até setembro 2018. Fui pega dirigindo um veiculo com documentos todo atrasado e um dos passageiros estava sem cinto. Acabei tendo 2 multas uma grave e outra gravíssima e o carro que nem era meu foi recolhido. Qual seria o melhor caminho para eu recorrer pois foi uma emergência onde fui ajudar meu amigo porque o carro tinha estragado e fui só levar ate o mecanico e acabei caindo na blitz. Acha que tenho alguma chance de recorrer para não perder minha carteira? por que caminho devo percorrer?

    1. Ei Regi! Lamento muito por sua situação. Mas é como eu sempre digo aqui no blog: se você tem direito, porque não ir atrás?

      Temos um artigo que explica o passo a passo completo para você fazer o seu próprio recurso de multa, é esse aqui https://eutenhodireito.com.br/como-recorrer-multa-de-transito/.

      Também temos outro com 15 modelos de recurso para baixar gratuitamente. É esse aqui https://eutenhodireito.com.br/modelos-recursos-multa-transito-gratis/

      O órgão que receberá esse primeiro recurso é o mesmo que te aplicou a multa, fica escrito na própria carta que você recebeu. E ah, enquanto houver recurso, a penalidade fica suspensa. Ou seja, enquanto eles não decidirem, você NÃO pode sofrer os efeitos da penalidade e mantém seu direito de dirigir, estando dentro da lei.

      Agora, sobre as chances do recurso é algo que não posso te dar certeza. Já ganhei vários recursos e perdi outros também, isso é bem relativo. Então é uma escolha pessoal, mas como não é necessário contratar advogado ou ter qualquer outro tipo de gasto, a maioria das pessoas tendem a recorrer, já que é um direito de todo cidadão.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! Abraço 🙂

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  35. Boa noite, recebi uma multa por trafegar na faixa exclusiva de Ônibus no dia 02 de dezembro de 2017 as 15:30hs. ART. 184 III CTB. O valor desta multa em Dezembro/2017 era de 191,54 reais. Entrei com recurso, Só agora dia 02 de Maio de 2018 que recebi a resposta onde consta, MANTER A AUTUAÇÃO. Em 2018 a tabela teve correção. O valor desta multa passou a ser 293,47 reias. Como o recurso foi indeferido, Eu não teria que pagar o valor de 191,54 já que a multa ocorreu em Dezembro de 2017 e só agora dia 02 de Maio que recebi o boleto de pagamento.

    1. Ei Gabryel! Entregar direção a pessoa habilitada sem condições de dirigir é infração gravíssima, mas não gera a suspensão do direito de dirigir. Está no artigo 186, do CTB.

      Abraço 😉

      Camilla Viriato
      Idealizadora e Fundadora do Eu Tenho Direito

  36. Camila, boa tarde. Observei que houve uma mudança no artigo 184, que agora possui o inciso III, e não consta na tabela acima. Gostaria de saber qual o valor da multa para o artigo 184 III.
    Recorri a multa alegando que eu saía de uma transversal em que termina obrigatoriamente em uma faixa de ônibus e que só é possível passar para as demais faixas depois que acessa a faixa exclusiva. Acha que consigo o cancelamento dessa multa?