Você sabia que é possível denunciar seu banco pela internet, de forma gratuita e sem advogado? Por lei, o Banco Central tem o dever de fiscalizar todos os outros bancos e pode te ajudar a resolver um problema – e acontece de uma forma simples e rápida.
Veja os 7 passos para denunciar seu banco através de uma reclamação no Banco Central.
Como fazer uma reclamação no Banco Central
Antes de recorrer ao Banco Central, você precisa tentar resolver diretamente com o seu banco e pegar o protocolo do atendimento. Mas fique tranquilo, pois como é uma via administrativa, você não precisa de advogado.
Isto porque você vai precisar do número de protocolo de atendimento do seu banco para registar uma reclamação oficial no Banco Central.
Portanto, se você ainda não tem esse protocolo, siga esses passos:
- Registre a queixa no Serviço de Atendimento do seu próprio banco;
- Se não for resolvido, procure a Ouvidoria do seu banco (no final deste artigo colocamos os links das ouvidorias dos principais bancos do país);
- Se ainda sim não for resolvido, siga o passo passo que vamos ensinar e faça uma reclamação direto no Banco Central.
Dessa forma, anote o número do protocolo, dia e horário em que fez a queixa e, com o protocolo em mãos, siga nosso passo a passo de como fazer uma reclamação no Banco Central.
Entre em contato com o Banco Central
O primeiro passo é entrar em contato com o Banco Central. Para isso, você pode efetuar uma ligação telefônica através do número 145 ou acessar direto pelo site do banco.
Registre sua reclamação
Já no site do Banco Central, clique em “registrar reclamação” e faça login no cadastro do Gov.br. E caso não tenha esse cadastro, você pode fazer na hora pois é bem rápido.
Faça um texto explicando seu problema
Ao preencher a reclamação, você deverá explicar qual foi o problema que teve com o seu banco. Portanto, faça um relato detalhado explicando sua situação em uma ordem cronológica e mostre tentativas anteriores de solução do conflito.
Além disso, você pode anexar arquivos na reclamação. Isto ajuda a provar que sua reclamação tem fundamento. Assim, os documentos que você pode usar como provas na sua reclamação são:
- Datas;
- Protocolos;
- Correspondências;
- Prints;
- E-mails;
- Extratos.
Na hora de escrever sua reclamação, não tem mistério, explique da forma mais clara possível e use palavras simples. Lembre-se de contar a história na ordem dos fatos, desde quando você percebeu que tinha algo errado e colocar as provas.
Veja um exemplo de reclamação enviada por um dos nossos leitores, o André, ao Banco Central:
Informe os seus dados para contato
Na nova tela que se abrir, informe seu e-mail para contato e telefone. Fique atento aos erros de digitação, pois se seus dados estiverem incorretos, o banco não conseguirá entrar em contato com você e sua reclamação será encerrada.
Informe o seu endereço
Nesta etapa, informe seu endereço atual e verifique todos os seus dados para que o Banco Central consiga entrar em contato com você, caso seja necessário.
Finalize sua reclamação
Após informar o seu endereço, clique em “finalizar” e, em seguida, confirme a reclamação clicando em “ok”. Pronto! A sua reclamação no Banco Central foi registrada com sucesso.
Dito isso, anote e guarde o número do protocolo, pois você vai precisar dele para checar o andamento da sua reclamação, pois o Banco Central vai enviar uma cópia da reclamação e do protocolo para o seu e-mail.
Aguarde a resposta
Após o preenchimento e envio do formulário, o Banco Central irá enviar sua reclamação para o seu banco, que terá 10 dias úteis para responder. Sendo assim, após o registro da reclamação, seu banco tem a obrigação de responder e procurar resolver o problema.
Contudo, caso a primeira resposta não seja satisfatória, continue conversando com o banco, envie mais provas e descreva a situação com mais detalhes. Não desanime, a taxa de solução dos conflitos através do Banco Central é bem alta.
Veja também: Anatel reclamação? Saiba o telefone da Anatel para reclamar e como fazer
Como acompanhar minha reclamação?
Fique de olho no seu e-mail e no seu telefone. O banco entrará em contato com você para resolver o problema escrito na reclamação. Também é possível acompanhar o andamento da reclamação no site do Banco Central.
Para isso, basta informar o número do seu CPF e o número do registro da reclamação.
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Links das ouvidorias dos bancos
- Ouvidoria Banco do Brasil
- Ouvidoria Banco Pan
- Ouvidoria Banco Central
- Ouvidoria Banco Inter
- Ouvidoria Banco Itaú
- Ouvidoria Banco Safra
- Ouvidoria Banco Bradesco
- Ouvidoria Banco Santander
- Ouvidoria Banco BMG
- Ouvidoria Banco C6
O que é o Banco Central?
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal, ou seja, uma entidade de administração pública, como se fosse uma “empresa do governo”. Nesse sentido, suas principais funções são: controlar o volume de dinheiro e garantir a estabilidade financeira do país.
Por isso, o Banco Central regula e supervisiona todas as instituições financeiras do Brasil, dessa forma todos os bancos são fiscalizados pelo BCB.
Além disso, conduz as políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional entre outras. Portanto, é o Banco Central que regula todos os outros bancos do país.
Como o Banco Central pode me ajudar?
Como já mencionamos, o Banco Central tem a obrigação de fiscalizar as atividades desempenhadas por todos os bancos do país, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, CAIXA, etc. Nesse sentido, se o seu banco não estiver prestando um determinado serviço corretamente e você não souber mais o que fazer, o Banco Central pode ser a solução para o seu problema.
Assim, você pode fazer uma reclamação no Banco Central. Todavia, vale lembrar que o Banco Central atua na esfera administrativa e não substitui uma ação na Justiça.
Resumo
Por fim, se houver algum problema com o seu banco, tente entrar em contato com eles para resolver a situação. Se o banco não resolver, você poderá fazer uma reclamação na ouvidoria da instituição.
No entanto, se ainda assim você não obtiver respostas, o Banco Central, fiscal de todos os bancos do Brasil, poderá tomar medidas para te ajudar. Para isso, você precisará fazer uma reclamação no Banco Central, seguindo o passo a passo que nós te ensinamos e aguardar as providências do BCB.
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Sofri um golpe clonaram o meu cartão. Em dezembro . Em Niterói/ Icarai. Fui a minha agencia é 3788-5. Isso ocorreu quase ás 18:horas no dia 8/3/23. No dia 9/3/23. Fui agência . Não consegui resolver era o dia do jogo do Brasil.Uma senhora na ocupação do cargo de gerente de contas ,mandou eu fosse na esgunda -feira e direto a mesa dela . Chegando lá falei v o senhor que distribui as senhas explicando o ocorrido
Ele mandou que fosse direto pra lá . Chegando perto da mesa dela ,vi que ela estava atendendo uma pessoa. Fiquei afastada um de distância e de costa para a mesa um gerente de conta que me conhece e sabia que eu estava recuperando de uma cirurgia. Falou: “A senhora não pode ficar de pé, vou buscar uma cadeira para senhora”. Essa senhora por nome de Selma falou em alto tom ,:” Ela que vá sentar com os outros , lá é lugar dela”!. Disse mais :”Aqui é sigiloso” ! Alem ficar decepcionada com a fata da funcionaria . Fiquei envergonhada . Não sou nenhuma meliantes. Tenho depressão , sou uma hipertensa. Fora isso sou correntista do BB. Mandei para o Banco número de ocorrência : 147677525 . Protocolo: 123666593.
Vou toda semana não tenho nenhuma resposta . Eu ia no início e no fim na sexta-feira. Chegaram me mandar para outra agência. No meu WattZap entraram dizendo
que estava para me atender. Percebi que não passava de uma enrolação. Semana passada fui atendida por uma senhora loura não sei o nome. Dei o número do protocolo e da ocorrência. Ela disse que foi recusado, ela lia no visor do computador, e falava . Liguei para Ouvidoria eles disseram que não teria reconhecido essa compra que iria me estornar o valor .
Todos documentos estão em mãos do Bb . Ocorrência na Delegacia , uma carta escrita á mão. Na véspera do Natal a polícia pegou os estelionatário e prenderam ,isso ocorreu em Niterói /Icaraí. Essa senhora Selma disse q5era O Banco Central , que proibia suspender essa compra. gerente central da agência disse que eu perdi pois tinha colocado a senha . Como eu iria imaginar ,que clonaram o meu cartão ao andar alguem que pedia ajuda. Estou com meus 72 anos sendo destrada .como fui pelos funcionários da agência da qual sou correntista.
.
Obrigada …….
Geneci Gregio de Sousa.
Olá Geneci, tudo bem?
Primeiramente, lamentamos muito pelo ocorrido e entendemos a sua frustração. Ser vítima de um golpe como esse é realmente desagradável e causa muito transtorno.
É importante que você continue buscando soluções junto ao seu banco, apresentando os documentos que comprovem o golpe e a ocorrência registrada na delegacia. Além disso, você pode também acionar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para buscar auxílio na resolução do problema.
Em relação ao tratamento recebido pelos funcionários da agência, é importante que você registre uma reclamação formal junto ao banco, relatando a situação e buscando uma solução para o ocorrido. É direito do cliente ser bem atendido e respeitado pelos funcionários das instituições financeiras.
Esperamos que você consiga resolver esse problema o mais breve possível e que a situação seja regularizada.
Um abraço, Geneci.