CTPS Digital: Como tirar carteira de trabalho em 5 minutos (2022)

Veja como tirar carteira de trabalho em apenas 5 minutos pela internet e pegue sua CTPS digital na hora. Passo a passo atualizado em 2022.

11/07/2022 - 09:57

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Print do app Carteira de Trabalho Digital

Você sabia que é possível obter a carteira de trabalho sem sair de casa? Dessa forma, você consegue tirar seu documento oficial de forma gratuita pela internet, sem precisar enfrentar filas.

Saiba agora como tirar carteira de trabalho sem sair de casa em 2022 e tire suas principais dúvidas.

O que é CTPS digital?

Primeiramente, CTPS, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros, pois é na Carteira de Trabalho que se registra a vida laboral do cidadão.

Desse modo, a CTPS digital é basicamente a versão digital da Carteira de Trabalho física, aquela azul que estamos acostumados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CTPS Digital substituiu a Carteira de papel desde setembro de 2019, portanto, a partir desta data não se faz mais a Carteira física, somente a digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a carteira digital é mais prática e fácil de acessar as informações trabalhistas, além de consultar benefícios como o seguro-desemprego e ser pela internet.

Como tirar CTPS digital (pelo celular)

Para tirar sua carteira de trabalho você só vai precisar de um celular com acesso à internet, pois é muito fácil e não precisa de agendamento! Continue lendo para saber o passo a passo. 

Baixe o aplicativo

Primeiramente, faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular.

Print da loja de aplicativos da Apple que mostra download do app Carteira de Trabalho Digital

Faça login no app

Após concluir o download do app, faça login clicando em ‘entrar’.

Tela de login do aplicativo CTPS Digital

Acesse Gov.br com seu CPF

Na sequência, será necessário se identificar através do seu cadastro no GOV.br. Para isso, informe seu CPF e clique em ‘continuar’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tela de login no GOV.Br

Sua CTPS digital está pronta!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronto! Agora você já pode acessar todas as informações sobre sua carteira de trabalho digital. Use os botões inferiores para navegar pelas opções.

Tela de login no app CTPS Digital

Onde fica CTPS na carteira de trabalho digital?

Faça login no app

Para ver, enviar ou imprimir sua CTPS digital, faça login no app e clique na opção “enviar” na parte inferior.

Tela de login no app Carteira de Trabalho Digital

Clique em PDF

Depois, clique no botão “pdf”, em laranja no canto inferior direito, para acessar seu documento.

Tela do app CTPS Digital que mostra o botão laranja à direita 'pdf'.

Acesse sua CTPS digital

Pronto! Na nova tela você vai ver sua CTPS digital direto no aplicativo.

Print da Carteira de Trabalho Digital.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença da Carteira de Trabalho física para a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de trabalho continua a mesma, porém você sempre terá ela com no seu celular, e pode ter acesso às suas informações laborais. A principal diferença é o número, pois na Carteira Digital o número é seu próprio CPF. Dessa forma, na hora da contratação do seu novo emprego, é só informar seu número de CPF para o empregador, seus contratos de trabalho irão aparecer no aplicativo.

Como você já deve ter percebido, muitos documentos como Título de Eleitor, Carteira de Motorista e agora a Carteira de Trabalho, estão se tornando digitais. O objetivo do Governo Federal é trazer praticidade ao dia a dia e evitar a perda dos documentos.

Entretanto, você não deve jogar seu documento físico fora, visto que a Carteira de Trabalho de papel ainda é um documento pessoal e serve para comprovar tempo de trabalho anterior, porém os novos contratos serão registrados na CTPS digital.

Onde fazer carteira de trabalho

A princípio, você pode fazer a CTPS pelo aplicativo, mas caso você não tenha um celular é possível fazer a CTPS pelo site do Governo, nós iremos te ensinar o passo a passo das duas formas. 

Documentos para tirar carteira de trabalho

Para tirar a CTPS digital você vai precisar somente do seu CPF. Antigamente eram necessários vários documentos, mas hoje em dia basta o número do CPF.

Como imprimir carteira de trabalho digital?

Se você precisar ou preferir, você pode imprimir sua Carteira Digital, mas lembre-se que as atualizações serão lançadas na Carteira Digital.

Dessa forma, a impressão é somente para fins documentais, por exemplo, se você precisar apresentar sua carteira por algum motivo.

Dito isso, para imprimir carteira de trabalho digital, siga o mesmo passo a passo anterior, no lado inferior da página da Carteira terá a opção “ imprimir carteira”, conforme a imagem a seguir:

Tela no Ministério da Economia que mostra o botão 'imprimir carteira' na área Carteira de Trabalho Digital.

Agendamento carteira de trabalho

O agendamento de carteira de trabalho não existe mais! Como dissemos antes, agora você pode fazer sua CTPS online em 5 minutos.

Dessa forma, qualquer coisa que você queira resolver sobre Carteira de Trabalho, tirar 2ª via, consultar informações, contratos de trabalho, benefícios como abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego é através do aplicativo da CTPS. 

Por fim, lembre-se: para fazer Carteira de Trabalho, não é necessário agendamento, basta ter um dispositivo com conexão à internet e seguir o passo a passo que descrevemos no início do texto. 

Se esse conteúdo foi útil para você, considere compartilhar em suas redes sociais e deixar um comentário. E caso tenha alguma dúvida, use o campo abaixo para enviar uma pergunta.

Veja também: Abrir MEI gratuito: como fazer cadastro e emitir CNPJ na hora

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
Success message!
Warning message!
Error message!