Copywriting x Copyright: Qual a diferença?

Apesar de serem palavras parecidas, tanto pela grafia, como pelo som, Copywriting e Copyright são coisas diferentes.

15/07/2022 - 18:34

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Apesar da semelhança, Copywriting e Copyright são coisas diferentes. Como as palavras são parecidas, seja no som ou na escrita, é comum existir essa confusão… Afinal, o que é copywirting? Quanto ganha um bom copywriter? Continue lendo para saber a diferença de Copyright e Copywriting.

A palavra copyright tem a ver com direitos autorais. Ela é usada para dizer que o criador de um trabalho, seja ele artístico, literário ou científico, tem o direito exclusivo de uso da sua criação. Ou seja, o copyright impede que uma obra seja usada sem a autorização prévia do responsável por ela. Por isso, a lei de direitos autorais protege por 50 a 100 anos após a morte do criador, desde que a autenticidade do conteúdo tenha sido provada.

Podem ser protegidos por copyright:

  • Músicas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Transmissões televisivas
  • Teses científicas
  • Pinturas
  • Esculturas
  • Desenhos
  • Poemas
  • Livros de ficção e não-ficção
  • Fotografias
  • Design gráfico
  • Web design
  • Dança etc.

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Significado de Copywriting

Copywriting é a produção de textos focados em conversão. A palavra “copywriting” pode ser traduzida como a técnica de “redação de marketing”. Um bom copywriting deve ser feito com compromisso e coerência e, cada vez mais, deve conseguir chamar a atenção das pessoas. Em outras palavras, é a técnica utilizada para “influenciar” o leitor à uma tomada de decisão, para que, ao final da ação, ele faça a compra de algum produto ou serviço. O profissional de copywriting é chamado de copywriter. O copywriter é responsável por todas as tarefas de escrita em um projeto.

Em geral, são responsabilidades de um copywriter:

  • Copy para landing pages
  • Copy para anúncios
  • Copy para e-mails
  • Eoda a produção de conteúdo que esteja voltada para vendas.

Além disso, o copywriter utiliza as técnicas de copywriting – como gatilhos mentais – para criar conteúdos para diferentes públicos nas redes sociais. E tudo isso é feito com o objetivo de convencer o público a tomar uma determinada ação: seja baixar um e-book ou se cadastrar em uma lista, por exemplo. Em outras palavras, copy é a arte de escrever textos que convertem.

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A confusão entre essas palavras acontece por causa da pronúncia dos dois termos que é muito parecida. E também porque as pessoas não conhecem a maneira como essas palavras são escritas.

Como atuar na área de copywriting?

O profissional que atua tecnicamente na área de copywriting é chamado de copywriter. Para ser um copywriter é preciso investir em cursos de copywriting e estudar muito. Uma das principais habilidades do copywriting é justamente a escrita. Por isso, é recomendado que o copywriter tenha afinidade com leitura e goste de escrever. Vale lembrar que estamos falando de uma técnica, ou seja, é totalmente possível se desenvolver como copywriter, mesmo sem ser uma pessoa criativa, por exemplo.

Quanto ganha um Copywriter?

Apesar do esforço, é uma profissão muito satisfatória e recompensadora. Sendo possível trabalhar em múltiplos projetos e no formato home office. Um profissional de copywriter pode ganhar de R$2 mil a R$50 mil por mês, dependendo do seu nível de formação, experiência e capacidade de gerar resultados para o projeto.

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Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

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