Questionário dia da Terra do Google (descubra o que está por trás do teste)

O Google fez o questionário dia da Terra para conscientizar a população de forma divertida sobre a data. Descubra como o teste funciona.

20/06/2022 - 12:04

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade
Questionário dia da Terra

No dia 22 de abril comemora-se o dia da Terra e, pensando nisso, o Google fez o questionário dia da Terra para conscientizar a população de forma divertida sobre proteção ambiental e alguns animais em extinção. Aqui você vai descobrir o que está por trás do teste, sua história e como funciona.

Dia da Terra: 22 de abril

No dia 22 de abril é comemorado o dia da Terra, essa é uma data que representa a luta contra a destruição do meio ambiente e  a conscientização de como salvar o planeta Terra.

Quando surgiu o Dia da Terra

O Dia da Terra se iniciou em 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland. A iniciativa partiu do ativista e ex-senador americano Gaylord Nelson, que convocou toda a população para uma manifestação em prol do meio ambiente no dia 22 de abril de 1970.

Com efeito, a manifestação contou com milhões de pessoas, que saíram em passeatas discursando e conscientizando a população sobre temas como poluição, efeito estufa e destruição do meio ambiente no geral. Desde então, esse momento de conscientização e reflexão vem sendo celebrado por inúmeros países ao redor do mundo todos os anos no dia 22 de abril.

Assim, segue abeixo, um trecho do discurso de Gaylord Nelson em Milwaukee, no dia 21 de abril de 1970, um dia antes da manifestação pelo meio ambiente:

“Deseje por isso, trabalhe por isso, lute por isso, comprometa recursos ilimitados a isso. No entanto, a batalha, a relação entre o homem e o meio ambiente, entre homem e qualquer outra criatura viva, exigirá um longo compromisso político, moral, ético e financeiro, um comprometimento duradouro, além de qualquer compromisso já feito por qualquer sociedade na história do homem. Nós somos capazes? Sim. Nós estamos dispostos? Essa é a pergunta sem resposta.”

continua depois da publicidade

Veja o discurso completo do Dia da Terra feito por Gaylord Nelson.

Breve histórico

Como dito anteriormente, o primeiro Dia da Terra aconteceu em 1970, entretanto somente em 1990 a data se tornou global. Desde então, a missão de cuidar do meio ambiente se tornou de todos os habitantes do planeta. Além disso, todos os anos o Dia da Terra tem um tema para debate em conscientização:

  • Dia da Terra 2022: “Invista em nosso planeta”;
  • Dia da Terra 2021: “Restaurar nossa Terra”;
  • Dia da Terra 2020: “Ação climática”;
  • Dia da Terra 2019: “Proteger nossa espécie”.

Dia da Terra significado

Em 22 de abril de 1970, nascia junto com o Dia da Terra uma organização que visa estimular o movimento ambientalista em todo o mundo. A Earthday.org conta com mais de 75 mil parceiros que contribuem positivamente para a causa e mais de 1 bilhão de indivíduos engajados na causa e mobilizados para o futuro do planeta.

No Dia da Terra 2022, a Earthday.org fez uma transmissão ao vivo apresentando a Cúpula de Ação Climática do Dia da Terra. Assim, o objetivo era apresentar medidas para ajudar a diminuir o efeito estufa e o aquecimento global no planeta.

Dessa forma, um dos principais objetivos dos ambientalistas e ativistas é atingir a marca de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até o meio do século, para manter a temperatura do planeta menor que 1,5 graus celsius.

Nesse sentido, para atingir essa meta, foram pensadas diversas soluções e medidas que foram apresentadas no dia 22 de abril deste ano. Abaixo, segue o link da transmissão da Cúpula de Ação Climática do Dia da Terra, que conta com a participação dos maiores ativistas e defensores do meio ambiente para discutir as melhores soluções para diminuir a degradação ambiental do planeta Terra.

continua depois da publicidade

Veja no vídeo abaixo a Cúpula de Ação Climática do Dia da Terra:

Eventos dia da Terra 2022

Sobretudo, no Dia da Terra, em todo o mundo são realizados eventos de celebração, conscientização e ação em prol do meio ambiente. Este ano, no Brasil, foram realizados 4 eventos no dia 22 de abril para contribuir com a causa.

Assim, um desses eventos foi a plantação de 50 árvores nativas para o reflorestamento da floresta Amazônica, realizado pelo Instituto SOKA Amazônia em Manaus. Bem como, foi realizado em Manaus um evento de conscientização com uma mesa redonda com o tema “Dia da Terra: Invista em nosso planeta através de práticas de redução e reutilização”. O evento se encerrou com uma caminhada ecológica no Parque Ponte dos Bilhares e recolhimento de lixo no decorrer da estrada. 

Além disso, no mesmo dia, aconteceu em Bonito – MS um evento de observação e estudo dos pássaros e plantação de árvores aberto a todo o público. Por fim, foi promovido em Florianópolis pelo IES Educa, o “Seminário online Earth Day 2022: Diálogo Interdisciplinar Internacional”, que foi transmitido ao vivo pelo Youtube para todo o país.

O questionário do Google Dia da Terra

Em comemoração ao Dia da Terra, o Google lançou seu doodle anual com o tema mudanças climáticas e ainda, este ano, eles lançaram um jogo muito divertido para conscientizar as pessoas: o Questionário Dia da Terra.

Desse modo, o objetivo do Quiz é descobrir qual animal te representa na biosfera e chamar atenção para algumas espécies que estão ameaçadas de extinção. Assim, você pode fazer o questionário Dia da Terra, brincar e aprender sobre os animais que estão em extinção no nosso planeta.

Veja o Quiz do Google para o Dia da Terra.

Como funciona o questionário Dia da Terra

O questionário Dia da Terra consiste em algumas perguntas divertidas sobre sua personalidade e situações cotidianas. Assim, cada resposta tem um traço semelhante à personalidade do animal em extinção, no final do jogo você descobrirá qual espécie você seria no reino animal.

Quais personalidades e animais estão no questionário?

Os resultados do Questionário Dia da Terra trazem uma série de animais em extinção que precisam de uma atenção especial. Dessa forma, trouxemos alguns deles para você conhecer:

  • Dragão-de-komodo: Tem apetite pela vida, assim como a capacidade de engolir uma cabra inteira;
  • Coral: Sua beleza oculta atrai muitos pretendentes. Além disso, você sabia que era um animal?
  • Abelha-de-mel: Um trabalhador naturalmente esforçado, você ainda tem muito tempo para parar e polinizar as flores;
  • Mamute-lanoso: Tão único, você está tecnicamente extinto. No entanto, pelo lado positivo, os cientistas esperam poder clonar você algum dia;
  • Camarão mantis: Misterioso e bonito, você não tem medo de usar suas garras poderosas para atacar, atordoar e desmembrar a presa;
  • Pangolim: De estilo prático, você sabe bem quando se encaracolar como uma bola para enganar predadores;
  • Choco: Com a melhor relação cérebro/corpo, de todos os invertebrados e a habilidade de camuflar sua pele quando quiser, você é completo;
  • Lula-gigante: Você conquista tudo que coloca sua mente ou os seus tentáculos maciços.
questionário do dia da terra
Print do Questionário do dia da Terra

A Carta da Terra

A princípio, a carta da Terra é um documento que carrega a missão de promover uma vida sustentável e uma sociedade consciente e preocupada com o meio ambiente. Bem como estabelecer princípios e metas a serem seguidos por toda a população mundial.

Dessa forma, a primeira ideia do documento foi proposta na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, RIO-92 no Rio de Janeiro, e começou a ser redigida em 1995. O processo de formação da Carta da Terra demorou 5 anos, pois foram consultados povos de vários lugares do mundo para ouvir sua visão de meio ambiente. Sobretudo, a carta da Terra foi lançada no ano de 2000 e tem princípios fundamentais para um desenvolvimento sustentável.

Princípios Carta da Terra

A Carta da Terra tem 4 princípios fundamentais:

  • Respeitar e cuidar da comunidade da vida;
  • Integridade ecológica;
  • Justiça social e econômica;
  • Democracia, não violência e paz.

A saber, você pode acessar a Carta da Terra online e de forma gratuita.

Frases para o Dia da Terra 

“Quando a última árvore cair, o último rio tiver secado, o último peixe tiver sido pescado, o ser humano vai entender que dinheiro não se come” – Cacique Seattle (provérbio indígena);

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” – Art. 225 da Constituição Federal;

“A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo.” – Fernando Henrique Cardoso;

“Nunca tivemos tamanha consciência do que estamos fazendo com o planeta e jamais tivemos tanto poder para fazer algo sobre isso.” – David Attenborough;

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.” – John Kennedy.

Perguntas frequentes

O que é mudança climática?

As mudanças climáticas são transformações graves no clima do planeta, causadas por atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis como petróleo, libera um gás chamado dióxido de carbono. Esse gás prende o calor do sol na atmosfera e faz com que a temperatura do planeta aumente. Com efeito, o planeta aqueceu 1,2ºC desde o século 19.

Segundo especialistas, se nós não mudarmos nossas atitudes e diminuirmos a emissão de dióxido de carbono, o planeta pode aquecer mais de 2ºC até o final deste século. Você pode achar 1,2 ºC pouco, mas as consequências desse aquecimento já estão afetando toda vida animal e colocando muitas espécies em perigo de extinção.

Além disso, a escassez de água potável, aumento das inundações, do nível do mar e dos desertos, além da insegurança alimentar, são algumas consequências das mudanças climáticas.

Você pode gostar: Como funciona a busca do Google?

Quais os impactos da mudança climática?

Primeiramente, a questão com a mudança climática é que seus efeitos são diversos, ela pode transformar uma região em deserto, e também causar o efeito contrário, inundando outras áreas devido às chuvas constantes.

Além disso, o aquecimento dos mares está matando espécies marinhas e os incêndios estão mais frequentes nas florestas, devido ao clima cada vez mais quente e seco, destruindo a fauna do planeta. Portanto, perceba como todos esses fatores afetam o habitat natural de milhares de espécies de animais e ameaçam sua sobrevivência, provocando a extinção de diversas espécies.

Veja também: Tenho direito ao novo auxílio emergencial residual?

Qual a responsabilidade do governo em relação ao meio ambiente?

Da mesma forma que os cidadãos têm o dever de preservar o meio ambiente, o Poder Público também tem a mesma obrigação. O Estado tem o dever legal de proteger o meio ambiente, de acordo com o Art. 225 da Constituição Federal.

A Constituição Federal prevê as seguintes obrigações para o Governo:

  • Preservar processos essenciais para prover o manejo das espécies e do ecossistema;
  • Preservar a diversidade e a integridade do meio ambiente;
  • Definir territórios a serem protegidos em todo o território;
  • Controlar a produção de substâncias que prejudiquem o meio ambiente;
  • Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino;
  • Promover a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
  • Proteger a fauna e a flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.

Sendo assim, todas as atitudes fazem a diferença, seja o Estado com medidas institucionais, quanto você com pequenas mudanças no dia a dia.

Veja também: Como fazer cadastro no MEI pela internet – passo a passo

O que o cidadão pode fazer para proteger o meio ambiente?

Existem várias atitudes que você pode realizar para diminuir as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. Assim, atitudes simples do dia a dia como economizar energia fazem grande diferença e sobretudo reduzir a utilização de coisas e práticas que emitem gases poluentes. De acordo com a ONU, essa são algumas atitudes que você pode adotar no dia a dia para ajudar a preservar o meio ambiente:

  • Utilizar sacolas reutilizáveis;
  • Economizar energia;
  • Utilizar mais bicicleta ou transporte público;
  • Reduzir o consumo de carne;
  • Não desperdice comida.

Ademais, o principal instrumento jurídico que você pode usar para proteger o meio ambiente é a ação popular.

A ação popular é um mecanismo previsto na Constituição, que permite qualquer cidadão entrar com um processo para anular um ato lesivo a diversos bens, entre eles o meio ambiente. Para entrar com a ação popular você não precisa de advogado ou de representante, o próprio cidadão entra com a ação de forma totalmente gratuita.

Vejamos o seguinte exemplo: 

Uma empresa despeja resíduos tóxicos em uma lagoa há anos, ninguém nunca fez nada. Um dia, Luiz passou pela lagoa e ficou revoltado com o descaso ao meio ambiente. Desse modo, Luiz pode entrar com uma ação popular no Fórum do seu município, todo procedimento é gratuito. Importante lembrar que o intuito da ação popular não é gerar uma indenização, mas fazer com que os efeitos do ato lesivo sejam reparados, ou seja, que os donos da empresa desfaçam o dano causado ao meio ambiente.

Portanto, se você ver algum mal sendo causado ao meio ambiente por uma pessoa, empresa ou até mesmo pelo governo, você pode entrar com uma ação popular totalmente gratuita.

Resumo

Como vimos, pequenas iniciativas como a brincadeira do questionário Dia da Terra feito pelo Google podem fazer a diferença e conscientizar milhares de pessoas ao redor do mundo.

Dessa forma, é necessário repensar nossas atitudes e honrar os princípios da Carta da Terra. Assim, você pode começar a contribuir com atitudes simples, como compartilhar este artigo com outras pessoas para conscientizar seu círculo de amigos.

Se esse conteúdo foi útil, considere compartilhar em suas suas redes sociais. E em caso de dúvidas, use os comentários abaixo para nos enviar uma pergunta.

Veja também: O que o meme “não sou obrigada” e a lei brasileira tem em comum?!

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 pelo direito de saber de cada brasileiro e brasileira. Acredita que através da informação simples e organizada é possível incluir todas as pessoas na democracia, tornando-as mais livres.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
  • Home
  • /
  • Curiosidades
  • /
  • Questionário dia da Terra do Google (descubra o que está por trás do teste)
>
Success message!
Warning message!
Error message!