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Tráfego pago – Google Ads: o que é e como fazer?

Também conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de publicidade onde você anuncia o seu produto/serviço.

15/04/2022 - 10:45

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O que é o Google Ads?

Google Ads ou Google Adwords é a ferramenta de anúncios por links patrocinados do Google.

É uma plataforma de publicidade onde você anuncia o seu produto/serviço.

Dentro da sua estratégia de SEO, o Google Ads pode ser um importante aliado.

Isso acontece porque os anúncios também aparecem a partir das pesquisas de palavras-chaves, assim como nos resultados orgânicos.

Portanto, é essencial ter um planejamento bem definido de utilização de palavras-chaves para ter resultado através do Google Ads.

Continue lendo para saber como utilizar essa plataforma em sua estratégia online.

Por que eu devo fazer anúncios no Google Ads?

Porque é uma das melhores opções para promover o seu produto ou serviço de forma analítica e segmentada.

O Adwords oferece uma grande gama de possibilidades para mensurar os resultados dos seus anúncios e direcioná-los minuciosamente para o público certo.

Você também pode gostar: Checklist básico para construir o seu blog do zero

Vantagens de estar no Google Ads

Avaliação do ROI (Retorno por Investimento)

ROI é a sigla para Retorno Por Investimento.

Isso quer dizer que, com as informações fornecidas pelo Adwords é possível contabilizar as ações do público.

Você também consegue identificar quais anúncios tiveram boa performance e o melhor custo-benefício.

Controle de Investimento

É exatamente o que o nome quer dizer. Você tem todo o controle sobre os valores que aplica nos anúncios.

A plataforma permite o ajuste dos gastos por mês, por dia e por campanhas.

Custo

Comparada às mídias tradicionais e outros sites com espaço para publicidade, o Google Ads possui um valor mais acessível.

Você pode começar com um gasto mais baixo e avaliar o desempenho para aumentar o investimento aos poucos.

Poder de Segmentação

A eficiência no controle e distribuição do seu anúncio para o público correto.

A ferramenta disponibiliza formas diferentes de fazer a segmentação.

Veja também: Copywriting x Copyright: Qual a diferença?

Quais são as opções de segmentação do público?

Palavras-chave

O direcionamento é feito de acordo com as palavras utilizadas pelos usuários nas pesquisas, tendo relação com o seu produto ou serviço ofertado.

Local de exibição do anúncio

Você pode escolher se os seus anúncios serão exibidos em sites comerciais, mecanismos de pesquisa ou em blogs e sites pessoais em geral.

Tópicos e Canais

É possível anunciar nos sites mais acessados pelo seu público e escolher sites sobre tópicos específicos que condizem com quem você quer impactar.

Público-alvo

Apesar de ser uma segmentação tradicional, o Google Ads oferece uma grande variedade de informações para fazer essa seleção, exibindo o seu anúncio em vários canais do público.

Idade, local e idioma

Especificação de informações sobre o público pela idade, localização geográfica e o idioma.

Programação

Você pode determinar os dias, horários e frequência que os anúncios serão divulgados para o público.

Como eu posso anunciar no Google Ads?

A ferramenta possui diferentes métodos de aplicação do seu anúncio na internet. Separamos algumas para você que quer começar agora. Veja:

Rede de pesquisa

Os anúncios são exibidos em posição de destaque na página de pesquisa do Google e de sites parceiros.

Com a rede de pesquisa, o seu anúncio é visualizado para pessoas interessadas no assunto que condiz com o seu produto/serviço.

Exemplo de anúncio:

Rede de display

São diferentes formatos de exibição do seu anúncio em sites de diversos segmentos. O anúncio pode ser em forma de texto, vídeo, gráfico e Rich Media.

A rede de display aumenta o alcance do público em diferentes etapas da jornada de compra.

É possível também selecionar os assuntos das páginas e sites em que os anúncios serão exibidos.

Medidas banners Google Ads

  • Cabeçalho: 728×90
  • Banner: 468×60
  • Quadrado Pequeno: 200×200
  • Quadrado: 250×250
  • Retângulo médio: 300×250
  • Retângulo grande: 336×280
  • Arranha-céu: 120×600
  • Arranha-céu largo: 160×600

Google Shopping e Youtube ADS

O Adwords também disponibiliza a divulgação dos seus anúncios no Youtube, que pertence ao Google.

Você pode escolher vários formatos, onde e quando o anúncio será divulgado na plataforma.

Com o Google Shopping, você consegue criar anúncios para divulgar diversos produtos de um e-commerce, por exemplo.

Assim, é possível intensificar o tráfego no seu site e adquirir leads qualificados.

Veja também: Como fazer cadastro no MEI pela internet – passo a passo

Como começar uma campanha no Google Ads?

Selecione o objetivo

  • Tráfego do site: fazer com que o público acesse o seu site ao visualizar o anúncio.
  • Leads: Converter o usuário em um lead através do anúncio para trabalhar outras estratégias posteriormente.
  • Alcance e Reconhecimento de Marca: Alcançar o maior número de pessoas possível dentro do seu público.
  • Promoção de App: Foco no download de algum aplicativo do seu interesse. Opção exclusiva para dispositivos móveis.
  • Consideração de produto e marca: Intenção de fixar o seu produto/serviço na mente do público, sem a necessidade direta de venda.
  • Vendas: Realizar vendas diretas através do seu site, entregando o melhor ROI possível.

Defina seu público

O Google Ads é muito mais eficiente quando você “cria” o seu público na ferramenta, especificando detalhes que fazem toda a diferença para identificá-lo.

Ao escolher as características que definem quem você quer que visualize o anúncio, a performance será mais assertiva, otimizando o custo-benefício do seu investimento.

Decida onde vai anunciar

Onde você vai encontrar o seu público? Escolha os locais de exibição do seu anúncio e, consequentemente, o formato ideal.

Lembre-se de excluir os lugares que não são interessantes para a estratégia e de usar os relatórios de termos de pesquisa e localização do público.

Crie sua mensagem

É a etapa em que você conversa com o seu público. Afinal, a mensagem criada será o que o usuário vai ler.

Utilize as palavras-chave de forma estratégica com uma comunicação clara e coerente com a estratégia.

É aconselhável também fazer testes para identificar qual tipo de mensagem é mais eficiente.

Definir o orçamento

Além de inserir o valor que será investido, o Adwords permite a definição do prazo de duração do anúncio, os dias que serão publicados e quanto será gasto por dia.

Publicar o anúncio

É a hora de colocar o seu trabalho em jogo. Ao publicar, o seu anúncio passará por uma análise da plataforma para validar os procedimentos.

Com tudo dentro dos conformes, ele estará disponível de acordo com a estratégia definida.

Como o Google define o posicionamento e valores dos anúncios?

Sempre que uma pesquisa é feita no Google, o Adwords faz uma espécie de “leilão” das palavras-chave utilizadas.

O seu anúncio e os concorrentes são avaliados a partir de uma classificação (Ad Rank), considerando o seu lance máximo de CPC (Custo por Clique) e o Índice de Qualidade.

Mas não pense que é um leilão tradicional: quem paga mais, pode não levar a melhor.

O Google Ads leva muito em consideração a qualidade do anúncio.

Ou seja, o seu anúncio pode aparecer em uma posição melhor do que um concorrente que fez um lance maior de CPC.

Os anúncios com as classificações mais altas serão exibidos em uma posição privilegiada no resultado de busca do usuário.

Porém, o processo de leilão é repetido a cada pesquisa, ocasionando em uma oscilação dos resultados e na ordem dos anúncios.

O Índice de Qualidade faz com que o Google Ads seja justo com quem oferece anúncios relevantes para o usuário.

Quanto mais relevante for o anúncio e a página de destino para o público impactado, melhor é o índice.

Você também pode gostar: Negócio Tradicional x Negócio Digital: por que migrar?

Como o Google define o valor do CPC?

CPC é a sigla para Custo Por Clique.

Como você define um valor de lance máximo para o CPC, o Adwords precisa calcular o CPC real que será cobrado pelo anúncio após a avaliação dos concorrentes.

O valor do CPC real será sempre o mínimo necessário para você manter a posição do anúncio.

Ou seja, você pagará o necessário para ficar na frente do concorrente que possui uma classificação abaixo da sua.

Geralmente, o CPC real é mais barato do que o CPC máximo.

Quer entrar em detalhes mais específicos?

Acesse a Central de Ajuda do Google Ads. Você encontrará um conteúdo muito rico sobre a plataforma e o seu uso no dia a dia.

Agora é hora de colocar o seu conhecimento em prática e impulsionar o seu negócio.

Se o conteúdo foi útil para você, considere compartilhar em suas redes sociais.

Veja também: Como utilizar as métricas de SEO a seu favor?

Camilla Viriato
Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e bacharel em direito, fundou o etd em 2016 por acreditar que toda pessoa tem o direito e a liberdade de saber. Através da internet, leva informação simples e organizada para milhões de pessoas.

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