banner de publicidade do google na horizontal

Denunciação à lide significado

Denunciação á lide ocorre quando uma das partes que originaram o processo, autor ou réu, formula demanda contra terceiro, trazendo-o para dentro do processo. Entenda agora sobre o assunto no artigo.

17/06/2022 - 18:55

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é denunciação à lide?


A denunciação à lide é uma forma de intervenção de terceiros no processo. Nesse sentido, um terceiro é uma pessoa alheia ao processo que pode ser trazida para a relação processual no intuito de contribuir e de forma eventual responder por isso. Além disso, a denunciação à lide é uma típica ação de regresso, que pode ser promovida pelo autor e pelo réu.

Conceito doutrina


De acordo com o doutrinador THEODORO JÚNIOR (2017, p. 379):

“[…] quando se exercita a denunciação, promove-se um cúmulo sucessivo de duas ações, pois ‘a denunciação da lide faz surgir uma ação secundária e conexa entre denunciante e denunciado, que impõe julgamento simultâneo com a ação principal’”.

Fundamentação legal de denunciação à lide


Sobretudo, vimos a previsão legal desta no artigo 125 do Código de Processo Civil. Assim, observe o artigo abaixo:

Art. 125. É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes:

I – ao alienante imediato, no processo relativo à coisa cujo domínio foi transferido ao denunciante, a fim de que possa exercer os direitos que da evicção lhe resultam;

II – àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo.

Ademais, o Código de Processo Civil está disponível de forma online e gratuita. Assim, não deixe de conferir os incisos do artigo.

Origem etimológica


A princípio, a origem da palavra denunciação vem do latim at denuntiatĭo. Significa uma notificação a alguém que no futuro será chamado a depor em um processo que não é seu, mas que pode envolvê-lo. Bem como, a palavra lide vem do latim lat litem e é uma questão judicial que se inicia com a contestação do pedido de uma das partes.

Classificação morfossintática


Denunciação: Substantivo feminino;

Lide: Substantivo feminino;

Denunciação à lide: Termo jurídico.

continua depois da publicidade

Palavras relacionadas


Em resumo, as palavras com relação a esse termo são: Intervenção de Terceiros, evicção, decisão judicial.

Denunciação à lide exemplo


Portanto, um exemplo de denunciação à lide é a evicção, que é a perda de uma coisa ou de um direito sobre a coisa por força de uma decisão judicial.

Referência bibliográfica


Theodoro Júnior, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Teoria geral do direito processual civil, processo de conhecimento e procedimento comum, vol. I. 56. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

A saber, o livro Curso de direito processual civil está pronto para compra na Amazon.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!