banner de publicidade do google na horizontal

Iniquidade significado

Iniquidade é um substantivo que significa algo injusto, desigual, é o oposto de equidade. Esse termo é muito utilizado no Direito, na Bíblia e na sociedade. Entenda o termo no artigo completo.

23/06/2022 - 18:11

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é iniquidade?


A iniquidade é o oposto de equidade, o termo diz respeito aquilo que é injusto, desigual, que vai contra as leis e os preceitos sociais. Nesse sentido, esse termo é utilizado para se referir às pessoas que agem de forma maldosa, com ações contra à moral, à justiça e à igualdade. Assim, iníquo é aquele que age com iniquidade.

Ademais, o termo é entendido no Direito, na Bíblia e na sociedade da seguinte forma:

No direito

No âmbito do direito, podemos relacionar o termo à realização de crimes. Dessa forma, pratica iniquidade quem transgrede as leis do ordenamento jurídico. Por isso, os iníquos são aqueles que vão contra o senso de justiça e podem ser chamados de criminosos.

Na Bíblia

O termo é comumente utilizado na Bíblia, em que se refere aos pecados, à perversão. Dessa forma, a iniquidade é aquele que permanece no pecado e não se importa com as consequências. Então, o iníquo é o pecador que não segue as leis e os mandamentos divinos

Iniquidade social

Ela diz respeito a atos que vão contra o contrato social e os preceitos morais da sociedade. Dessa forma, quem age contra o bem comum, não se importa com os direitos humanos, a moral e a ética, age com iniquidade e é iníquo.

Fundamentação legal


O termo não tem fundamentação legal, visto que se trata de um substantivo.

Origem etimológica


A princípio, a origem etimológica da palavra vem do latim “iniquitas” de “iniquus”, em que o prefixo “in” significa “não” e “aequus” significa “igual”, “justo”. Portanto, podemos definir iniquidade como desigualdade, injustiça ou desvantagem.

Classificação morfossintática de iniquidade


Substantivo feminino.

Sinônimos


Injustiça; desigualdade; maldade; pecado.

Antônimos


Equidade; igualdade; justiça.

Palavras relacionadas


Em resumo, as palavras relacionas são: Iníquo; injustiça; desigualdade; desvantagem; maldade; pecado; crime; perversidade.

Iniquidade exemplo


Portanto, um exemplo do termo no geral é uma pessoa que pratica o mal e não se importa com o próximo. Já no direito, quem pratica iniquidade são os agentes que cometem crimes. Por fim, na Bíblia, quem a pratica são os pecadores.

continua depois da publicidade

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!