banner de publicidade do google na horizontal

Hereditário significado

Hereditário é um adjetivo, que no campo jurídico significa algo que é transferido de pai para filho. Saiba seu conceito doutrina, fundamentação legal no Código Civil, exemplo e muito mais no artigo.

23/06/2022 - 17:24

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é hereditário?


Pode-se dizer que hereditário é uma característica de algo que pode ser herdado, ou seja, transmitido entre gerações. Desse modo, um bem hereditário, é um bem que passa de pai para filho sucessivamente.

Conceito doutrina


Em primeiro lugar, o autor de Direito Civil Flávio Tartuce explica o termo referenciando Clóvis Beviláqua. Dessa forma, ele afirma que o direito hereditário consiste na transferência do patrimônio de alguém, seja um bem móvel, imóvel, cargo, entre outros.

“Ainda entre os clássicos, Clóvis Beviláqua utiliza ainda a expressão direito hereditário, ao definir que “direito hereditário ou das sucessões é o complexo dos princípios, segundo os quais se realizada a transmissão do patrimônio de alguém, que deixa de existir” (Direito…, 1983, p. 14).”

Fundamentação legal de hereditário


Por certo, a fundamentação legal do termo pode ser encontrada no Código Civil. Contudo, nos Art. 1.796 e 1.797 tem foco no patrimônio hereditário, inventário e herança:

Continue depois da publicidade

Art. 1.796. No prazo de trinta dias, a contar da abertura da sucessão, instaurar-se-á inventário do patrimônio hereditário, perante o juízo competente no lugar da sucessão, para fins de liquidação e, quando for o caso, de partilha da herança.

Art. 1.797. Até o compromisso do inventariante, a administração da herança caberá, sucessivamente:

I – ao cônjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abertura da sucessão;

II – ao herdeiro que estiver na posse e administração dos bens, e, se houver mais de um nessas condições, ao mais velho;

III – ao testamenteiro;

IV – a pessoa de confiança do juiz, na falta ou escusa das indicadas nos incisos antecedentes, ou quando tiverem de ser afastadas por motivo grave levado ao conhecimento do juiz.

Ademais, o Código Civil está disponível de forma online e gratuita.

Origem etimológica


Continue depois da publicidade

A princípio, a origem da palavra “hereditário” vem do latim “hereditarius” e significa “algo que passa de uma geração para outra”. Dessa forma, hereditário é aquilo que é passado dos seus pais para seus filhos, como herança.

continua depois da publicidade

Classificação morfossintática


Hereditário: Adjetivo.

Palavras relacionadas


Em resumo, as palavras e termos relacionados são: herança; herdeiro; herdar; pais; descendentes; ascendentes.

Hereditário exemplo


Portanto, um exemplo para facilitar é o seguinte: Um pai tem um negócio e quer se aposentar, dessa forma ele passa a responsabilidade para o filho. O negócio é hereditário, pois passou de pai para filho. Bem como, outro exemplo é se o pai viesse a falecer, todos os seus bens seriam herdados pelo filho, logo os bens são hereditários.

Referência bibliográfica


TARTUCE, Flávio. Direito Civil – Direito das Sucessões – Vol. 6. Editora Forense, 2022.

A saber, o livro Direito Civil – Direito das Sucessões – Vol. 6 pode ser encontrado para compra na Amazon.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!