banner de publicidade do google na horizontal

Interdição significado

25/07/2022 - 17:22

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é interdição?


Interdição é uma medida na qual as pessoas declaradas civilmente incapazes ou relativamente incapazes, então têm os poderes da vida civil transferidos para uma pessoa de confiança. Neste caso, o curador. Assim, o curador será responsável por administrar o dinheiro do curatelado, por exemplo. Dessa forma, as pessoas que podem ser interditadas são: idosos, viciados em tóxicos e pessoas que por qualquer motivo não puderem expressar sua real vontade. Portanto, a interdição é também uma ação judicial para transferir os poderes da vida do incapaz para um responsável.

Fundamentação legal


A fundamentação jurídica da interdição está expressa no Código de Processo Civil, do Art. 747 ao 758. Dessa forma, descreve o Art 747:

Art. 747. A interdição pode ser promovida:

I – pelo cônjuge ou companheiro;

II – pelos parentes ou tutores;

III – pelo representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando;

IV – pelo Ministério Público.

Parágrafo único. A legitimidade deverá ser comprovada por documentação que acompanhe a petição inicial.

O Código de Processo Civil – CPC, está no site do Planalto para consulta.

Exemplos de interdição


Desse modo, um exemplo para você compreender melhor é o seguinte: Maria é idosa, tem 90 anos e não consegue mais resolver coisas da sua vida civil sozinha. Assim, como por exemplo, tirar o dinheiro da aposentadoria, entre outras coisas. Logo, Seu filho José então, poderá abrir um processo de interdição, em que ele será o curador de Maria e terá autoridade de cuidar dos assuntos da vida civil de sua mãe.

Origem etimológica


A origem etimológica da palavra litisconsórcio vem do latim: interdictio. Dessa forma, a expressão significa “proibir”, “vetar”. Por isso, a interdição diz respeito a proibir que o incapaz tome decisões em sua vida civil e transferir esse poder para o curador.

Classificação morfossintática


Interdição é um substantivo feminino; termo jurídico.

Interdição está na categoria: Dicionário Jurídico

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!