banner de publicidade do google na horizontal

Dirimir significado

Dirimir significa extinguir, anular, excluir. Dessa forma, o termo é utilizado no direito comumente para excluir a punibilidade do réu. Fique por dentro do assunto no artigo completo.

23/06/2022 - 20:55

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é dirimir?


Primeiramente, o termo dirimir é um verbo que significa “extinguir”, sua aplicação está ligada ao direito penal. Dessa forma, quando o juiz extingue a culpa do réu, ele dirimiu a culpa. Por isso, chama-se dirimente aquele que exclui a pena ou a culpa do réu. Por fim, o termo significa o mesmo que eliminar, anular, excluir ou extinguir algo.

Conceito doutrina


Por certo, o doutrinador Norberto Avena explica o conceito de dirimir e traz um exemplo diferente do uso:

“Prevê o Código no art. 156, II, que o juiz poderá “determinar, no curso da instrução, ou antes de proferir sentença, a realização de diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante”. Além desta normatização, há várias outras disposições assegurando ao magistrado a iniciativa na realização de provas quando julgar necessário tal procedimento para o esclarecimento da verdade.”

Dessa forma, dirimir pode ser usado no sentido de extinguir uma dúvida e facilitar o julgamento.

Fundamentação legal de Dirimir


Continue depois da publicidade

Sobretudo, a previsão legal do termo “dirimir” é vista de forma indireta no Art. 92 do Código de Processo Penal:

Art. 92. Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem prejuízo, entretanto, da inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente.

Parágrafo único. Se for o crime de ação pública, o Ministério Público, quando necessário, promoverá a ação civil ou prosseguirá na que tiver sido iniciada, com a citação dos interessados.

A saber, o Novo CPC está disponível de forma online e gratuita no site do Planalto. Assim, não deixe de conferir na íntegra.

Origem etimológica


A princípio, a origem do termo “dirimir” vem do latim “dirimere” e significa “dissolver”, “romper” e traz ideia de oposição. Dessa forma, “dirimir” como vemos hoje é o ato de dissolver algo, extinguir, anular a coisa.

Classificação morfossintática


Dirimir: verbo; termo jurídico.

Sinônimos


Assim, são sinônimos: Extinguir; anular; eliminar; invalidar.

Palavras relacionadas


Continue depois da publicidade

Em resumo, as palavras com relação ao termo são: anular; excluir; extinguir; processo; penal; réu; culpa; culpabilidade; pena; sentença; condenação.

continua depois da publicidade

Dirimir exemplo


Por fim, um exemplo do termo para melhor entendimento é o seguinte: O Juiz, não encontrando provas suficientes para a condenação do réu, decide dirimir a culpa do mesmo, absolvendo a sua culpabilidade. Portanto, o juiz exclui a culpa do réu.

Referência bibliográfica


AVENA, Norberto. Processo penal – Editora Método, 2022. O livro Processo Penal pode ser encontrado para compra na Amazon.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!