banner de publicidade do google na horizontal

Ilibada significado

Ilibada é um termo jurídico que faz referência a conduta de uma pessoa, muito utilizado na escolha de membros no poder judiciário. Saiba mais no artigo completo.

23/06/2022 - 21:46

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é Ilibada?


A terminologia ilibada faz referência a conduta do indivíduo, ou seja, essa pessoa tem uma conduta íntegra que não tem elementos desabonadores a seu respeito. O termo é usado principalmente nos processos de escolha de membros do Poder Judiciário, dessa forma, identifica-se que o indivíduo não tem nada em sua vida pregressa que possa destoar da conduta esperada para quem irá ocupar determinado cargo.

Ademais, condutas que podem retirar o caráter de ilibado da conduta de um indivíduo pode ser por exemplo, a existência de processos judiciais ou condenação criminal transitada em julgado. Haja vista, caso o indivíduo tenha tal condenação em seu passado não teria uma conduta límpida e transparente.

Conceito doutrina


“Trata-se, portanto, de uma condição subjetiva, que se associa à boa fama, ao comportamento público e à respeitabilidade social e profissional do pretendente. A reputação do candidato deve demonstrar o respeito, a estima de seus pares e dos demais membros da coletividade, ante sua conduta reta, proba, compatível com a dignidade, grandeza e responsabilidades do cargo pretendido, A idoneidade e reputação ilibada, vinculam-se, principalmente, ao princípio da moralidade, o qual exige a atuação ética dos agentes públicos. Dessa forma, deve-se observar os antecedentes sociais e profissionais dos candidatos a cargos públicos, verificando se há máculas ou apontamentos negativos em sua vida pessoal e atuação profissional.”

Origem etimológica de Ilibada


A princípio, a palavra “ilibado” tem sua origem no latim “illibatus”, e faz referência a algo limpo.

Classificação morfossintática


Substantivo feminino.

Sinônimos


São sinônimos de ilibado: o puro, e imaculado, o limpo, o límpido e o incomprovado.

Antônimos


São antônimos: o acusado, o culpado, o incriminado e o indiciado.

Ilibada exemplo


Portanto, um exemplo claro quanto ao termo ilibado é justamente aquele que não tem nada que desabone sua conduta, que vive nos vislumbres da moral e da ética, sem incriminação ou imputação de conduta desonrada.

Referência bibliográfica


TURIN, Roberto. Reputação Ilibada e ficha limpa. Site Midia News, 2019.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!