banner de publicidade do google na horizontal

Mediador significado

Mediador é aquela pessoa que realiza um audiência de mediação, conduzindo as partes para um acordo. Saiba seu conceito, fundamentação legal, exemplos e muito mais no artigo completo.

18/06/2022 - 11:18

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é mediador?


Mediador é o termo utilizado para designar a pessoa que conduz a audiência de mediação. Nesse sentido, é a pessoa que irá presidir a audiência e ajudar as partes a chegar a um acordo, conduzindo a conversa. Assim, de acordo com a Lei de Mediação, para atuar como mediador você precisa ser graduado em qualquer curso superior há pelo menos dois anos. Além disso, é necessário fazer uma capacitação de mediador judicial, para isso são oferecidos cursos nos tribunais.

A saber, confira na íntegra a lei de mediação (Lei 13.140/2015).

Conceito doutrina


O conceito doutrinário do termo elaborado pelo Professor Elpídio Donizetti em seu livro “Curso de Direito Processual” da seguinte forma:

“Um terceiro (mediador), munido de técnicas adequadas, ouvirá as partes e oferecerá diferentes abordagens e enfoques para o problema, aproximando os litigantes e facilitando a composição do litígio. A decisão caberá às partes, jamais ao mediador.”

Fundamentação legal de Mediador


O mediador é listado como um dos auxiliares da justiça, conforme a fundamentação legal do Art. 149 do Código de Processo Civil:

Art. 149. São auxiliares da Justiça, além de outros cujas atribuições sejam determinadas pelas normas de organização judiciária, o escrivão, o chefe de secretaria, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o tradutor, o mediador, o conciliador judicial, o partidor, o distribuidor, o contabilista e o regulador de avarias.

Assim, é importante ressaltar que o Código de Processo Civil está disponível na internet, desse modo não deixe de conferir os incisos.

Origem etimológica


A princípio, a origem etimológica da palavra vem do latim “mediator” e significa “intervir”, “colocar-se no meio”. Dessa forma, o mediador é aquele que irá se colocar no meio de um conflito para intervir e ajudá-las a chegar a um acordo.

Classificação morfossintática


Mediador: Substantivo masculino; termo jurídico.

Sinônimos


Conciliador.

Palavras relacionadas


Em resumo, as palavras e termos relacionados são: mediação; audiência; acordo; processo; CPC.

Mediador exemplo


Portanto, um exemplo para melhor entendimento é o seguinte: Ana abre um processo contra João, e eles optam por fazer um audiência de mediação para tentar resolver o conflito. Desse modo, quem presidirá a audiência é o mediador, ele irá conduzir a conversa entre as partes para tentar chegar a um acordo.

continua depois da publicidade

Referência bibliográfica


DONIZETTI, Elpídio. Curso de Direito Processual Civil – Editora Atlas, 2022.

Ademais, o livro Curso de Direito Processual Civil está disponível para compra na Amazon.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!