banner de publicidade do google na horizontal

Objetivos extrínsecos significado

25/07/2022 - 14:48

Compartilhar

Botão do WhatsApp

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que são objetivos extrínsecos?


Os objetivos extrínsecos são pressupostos para o desenvolvimento válido e regular do processo, deste modo, não dizem respeito às partes em específico, mas sim ao processo.

Nesse sentido, os objetivos extrínsecos se dividem em: Coisa julgada, Litispendência, perempção, continência, conexão, transação e convenção.

Por certo, veja nosso texto sobre objetivos intrínsecos: Objetivos intrínsecos significado

Conceito doutrina


A princípio, os objetivos extrínsecos são conceituados pela doutrina como:

“Outro aspecto útil do estudo dos elementos configurativos da ação é o que se relaciona com a identificação da ação, porque, através dos elementos individuantes dos procedimentos, pelo princípio da tríplice identidade (eadem partes, eadem causa pretendi, eadem res – mesmas partes, mesma causa de pedir e mesmo pedido), pode-se verificar a existência de figuras jurídico-processuais (institutos) da litispendência (repetição de ação em curso com identidade de partes, causa de pedir e pedido), exceção de coisa julgada (repetição de ação já decidida por sentença de mérito transitada em julgado), conexão (quando comuns uma das causas de pedir ou o objeto) e a continência (identidade entre partes e causa de pedir e o objeto de uma ação abrange o da outra).”

Sinônimos


Deste modo, são sinônimos dos objetos extrínsecos: “exterior”, “externo” e “superficial”.

Palavras relacionadas


Pressupostos processuais, objetivos intrínsecos, conexão, perempção, litispendência e continência.

Objetivos extrínsecos exemplos


Em síntese, são exemplos de objetivos extrínsecos: petição apta, verificação de inexistência de coisa julgada, litispendência, perempção, confusão de partes, conexão, continência, prescrição, decadência, verificação de citação válida, presença de advogado habilitado.

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.

Referência Bibliográfica


Referência: LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo. Fórum de Conhecimento Jurídico, 14ª ed. 2018.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!