O que é preposto?
Prepostos são as pessoas que agem em nome de uma empresa ou organização, podem ser vendedores, gerentes, contabilistas, o representante comercial. Nesse sentido, considera-se preposto aquela pessoa que dirige um serviço, por direito da pessoa, competente, designada por outorga de poderes.
Conceito doutrina
De acordo com os doutrinadores Plácido e Silva, preposto designa a pessoa ou o empregado, além de ser um localizador de serviços, está localizado no poder de representação de seu chefe ou patrão, praticando atos concernentes à locadora, sob direção e autoridade do preponente nosso proprietário
Fundamentação legal de preposto
Sobretudo, encontra a fundamentação legal do termo no artigo art. 1.172, do Código Civil .
Arte. 1.172 . Considere-se gerente ou preposto permanente no exercício da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agência.
Origem etimológica
A princípio, a origem etimológica da palavra preposto vem do latim praepositus.a.um. Assim, significa um responsável pelo responsável para gerir uma empresa.
Classificação morfossinática
Preposto: adjetivo e substantivo masculino.
Palavras relacionadas
Em resumo, as palavras relacionadas a esse termo são: comerciante, empregado, mandatário, representação, representante .
Exemplo de preposto
Portanto, um exemplo é aquela pessoa que dirige ou administra uma indústria ou um negócio por conta do proprietário. Bem como, também pode ser empresa designada para representar o preponente de uma diante de um processo judicial .
Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico .
Referência Bibliográfica
Theodoro Júnior, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Teoria geral do direito processual civil , processo de conhecimento e procedimento comum, vol. I. 56. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
Ademais, o Curso de direito processual civil pode ser encontrado para compra na Amazon.