banner de publicidade do google na horizontal

Preposto significado

Preposto é a pessoa que age em nome de uma empresa ou organização. Entenda seu conceito, fundamentação legal no CP, exemplos e muito mais no artigo completo.

17/06/2022 - 15:40

Botão do WhatsApp

continua depois da publicidade

O que é preposto?


Prepostos são as pessoas que agem em nome de uma empresa ou organização, podem ser vendedores, gerentes, contabilistas, o representante comercial. Nesse sentido, considera-se preposto aquela pessoa que dirige um serviço, por direito da pessoa, competente, designada por outorga de poderes.

Conceito doutrina


De acordo com os doutrinadores Plácido e Silva, preposto designa a pessoa ou o empregado, além de ser um localizador de serviços, está localizado no poder de representação de seu chefe ou patrão, praticando atos concernentes à locadora, sob direção e autoridade do preponente nosso proprietário

Fundamentação legal de preposto


Sobretudo, encontra a fundamentação legal do termo no artigo art. 1.172, do Código Civil .

Arte. 1.172 . Considere-se gerente ou preposto permanente no exercício da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agência.

Origem etimológica


A princípio, a origem etimológica da palavra preposto vem do latim praepositus.a.um. Assim, significa um responsável pelo responsável para gerir uma empresa.

Classificação morfossinática


Preposto: adjetivo e substantivo masculino.

Palavras relacionadas


Em resumo, as palavras relacionadas a esse termo são: comerciante, empregado, mandatário, representação, representante .

Exemplo de preposto


Portanto, um exemplo é aquela pessoa que dirige ou administra uma indústria ou um negócio por conta do proprietário. Bem como, também pode ser empresa designada para representar o preponente de uma diante de um processo judicial .

Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico .

Referência Bibliográfica


Theodoro Júnior, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Teoria geral do direito processual civil , processo de conhecimento e procedimento comum, vol. I. 56. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

Ademais, o Curso de direito processual civil pode ser encontrado para compra na Amazon.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Camilla Viriato

Mineira, empreendedora e fundadora do Eu Tenho Direito. Camilla acredita que enquanto houver alguém querendo explicar de um jeito simples, haverá alguém capaz de entender. E é pela harmonia entre informação, inclusão e algoritmos que pauta seus trabalhos.

Veja também


>
Success message!
Warning message!
Error message!