O que é a República Federativa do Brasil?
A República Federativa do Brasil é a forma de governo do nosso país. O Brasil é uma república, onde o chefe de Estado (presidente) é decidido pelo pela população por meio de voto secreto a cada 4 anos. Além disso, o Brasil é uma federação, onde o país é dividido em estados que possuem uma certa autonomia e são unidos pela Constituição.
Desse modo, a República Federativa do Brasil é a denominação da forma de governo do Brasil. Em outras palavras, o país é um Estado soberano e tem um só presidente e ao mesmo tempo, é dividido em estados que têm certa autonomia de governo.
Fundamentação legal
A Fundamentação legal do termo “república federativa do Brasil” está no primeiro artigo da Constituição Federal. Além disso, também estão descritos os seus fundamentos:
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
A Constituição Federal está disponível de forma online e gratuita, você pode conferir o dispositivo na íntegra.
Origem etimológica
A origem etimológica da palavra “república” vem da expressão em latim “res publica” e significa “estado” ou “administração pública”. Além disso, a palavra “federativa” é derivada de “federação”. Federação é a forma com que o Brasil é organizado: existe o Estado (Brasil) soberano que é dividido em estados autônomos unidos pela Constituição.
Classificação morfossintática
República Federativa do Brasil: Substantivo feminino.
Palavras relacionadas
Estado; poder; autonomia; constituição; federalismo; federação; Brasil; soberania.
República Federativa do Brasil exemplo
Além do Brasil, são exemplos de repúblicas federativas os seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Camarões, Etiópia, Estados Unidos, Índia, Iraque, México, Estados Federados da Micronésia, Nepal, Nigéria, Paquistão, Rússia, Sudão, Sudão do Sul, Suíça e Venezuela.
Referência bibliográfica
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.