O que é retórica?
Retórica é um substantivo que se refere à arte da boa comunicação, à habilidade de se comunicar e transmitir ideias de forma clara. Assim, se refere a uma boa argumentação, capaz de persuadir aqueles que ouvem.
A princípio, ela foi disseminada pelos sofistas na Grécia Antiga, com o objetivo de persuadir o outro em uma discussão. Assim, antigamente os oradores aprendiam a técnica da retórica em várias escolas e era uma das bases da educação dos jovens, junto com a lógica e a gramática.
No mundo jurídico, é muito importante dominar a habilidade da retórica, pois a palavra é a base de todo o direito. Por isso, o profissional de direito deve ser persuasivo, saber argumentar e colocar as palavras de forma correta.
Conceito doutrina
Desse modo, o autor Rizzato Nunes discorre sobre o tema no direito, em seu livro “Manual de introdução ao estudo de direito”. Segundo ele, a jurisprudência funciona como argumento retórico, ou seja, uma forma de convencimento, de persuasão:
“A jurisprudência é, também, usada nesse sentido de argumento e até a própria norma jurídica vai aparecer aí no e como argumento para a tomada de decisão. Na verdade, são argumentos retóricos, que no caso do uso da doutrina repousam sua sustentação no poder de autoridade (prestígio) de que ela goza.”
Fundamentação legal de retórica
Por ser uma habilidade, uma técnica, não é possível encontrar uma previsão legal para a retórica no Direito brasileiro. Entretanto ela está intrínseca em todas as funções, no legislativo, judiciário e executivo, pois a retórica é um dos principais pontos da política.
Origem etimológica
A saber, a origem etimológica do termo “retórica” vem do grego “rhetorike”, e significa “arte de falar bem”. Dessa forma, é a técnica de saber argumentar, discutir e debater.
Classificação morfossintática
Retórica: substantivo feminino.
Sinônimos
Oratória; eloquência; veemência; expressividade; conversa.
Palavras relacionadas
Oratória; orador; comunicador; discurso; persuasão; arte; habilidade.
Retórica exemplo
Portanto, pessoas que têm uma boa retórica são aquelas que falam com clareza, sabem organizar seus pensamentos na hora de falar, conseguem falar de uma maneira persuasiva, são boas com argumentação e transmitem suas ideias com convicção.
Referência bibliográfica
NUNES, Rizzato. Manual de introdução ao estudo de direito. 1. ed. São Paulo : Saraiva, 2017.
Ademais, o livro Manual de introdução ao estudo de direito pode ser encontrado para compra na Amazon.
Veja mais significados no nosso Dicionário Jurídico.